Upload 1 Temporada se passa em um futuro próximo em que as pessoas podem escolher viver a vida virtual de sua preferência após morrerem na vida real. Quando o festeiro Nathan sofre um acidente de carro e acaba não resistindo, sua namorada o “carrega” na realidade virtual da romântica Nora.
Na TV norte-americana, poucos nomes inspiram tanta confiança como Greg Daniels. Com passagens por Os Simpsons e Saturday Night Live, o roteirista também é responsável pela criação de séries como O Rei do Pedaço, The Office e Parks and Recreation. Querido por fãs, críticos e estúdios, Daniels foi o grande atrativo usado pela Amazon para divulgar sua nova comédia futurista, Upload. Estrelada por Robbie Amell (The Flash) e Andy Allo (Chicago Fire), a série se passa em 2033, quando a realidade virtual e a inteligência artificial dominaram a rotina dos seres humanos. Neste cenário, cientistas desenvolveram o “upload”, tecnologia que digitaliza e transporta a consciência das pessoas para “pós-vidas” digitais paradisíacas, vendidas por gigantes da telecomunicação.
Upload segue Nathan (Amell), um jovem programador que tem seu upload feito após seu corpo sofrer um acidente suspeito em um carro dirigido por IA. Ao ser transferido para o caro paraíso Lakeview, ele começa a perceber que essa pós-vida não é tão perfeita quanto o que é anunciado. Embora traga um cenário futurista, é difícil não comparar, logo de cara, a premissa de Upload com a de The Good Place. Portanto criada por Michael Schur, parceiro de Daniels em The Office e Parks and Recreation. Muitos personagens da comédia filosófica de Schur, aliás, parecem se repetir na série da Amazon. Das figuras excêntricas que moram em Lakeview aos atendentes cujo propósito é facilitar a “vida” de seus clientes, são poucos os elementos apresentados no primeiro episódio de Upload que não passam a sensação de prato requentado.
Diferentemente de The Good Place, no entanto, Upload fraqueja com frequência no desenvolvimento de seus personagens e tramas. Ao longo de seus 10 episódios, a primeira temporada aborda diferentes histórias, mas não se aprofunda em quase nenhuma, abandonando completamente situações com potencial para fazer a série se sobressair dos milhares de novas produções no streaming. A única trama que escapa dessa superficialidade é a relação entre Nathan e Nora (Allo), enfim humana viva que trabalha no atendimento ao cliente de Lakeview.