
Expresso do Amanhã (Snowpiercer). Sete anos após um acidente tecnológico afundar a Terra em um inverno profundo, o restante da humanidade sobrevive a bordo de um gigantesco trem que cruza o globo, onde uma guerra secreta entre as classes sociais – separadas entre as duas extremidades do veículo – está prestes a irromper. A Terra congelou. Os últimos sobreviventes vivem em um trem que viaja pelo mundo e se esforçam para manter uma complexa coexistência a bordo.
Lançada em 1982, a HQ francesa Le Transperceneige imaginou um futuro pós-apocalíptico em que a humanidade condenou o planeta Terra. Contudo a uma nova Era do Gelo e, como consequência, obrigou o que sobrou da população mundial a vagar em um enorme trem, sem parar. O quadrinho, que chegou ao Brasil com o nome de O Perfuraneve, foi adaptado para os cinemas em 2013 pelo cineasta Bong Joon Ho (Parasita) em Expresso do Amanhã. Assim que com um elenco estrelar ampliou tanto a trama, quanto sua veia crítica. Sete anos após o lançamento do filme, esse universo volta à vida na série que chegou à Netflix em maio. Contudo misturando elementos de todas as suas versões em uma proposta inovadora.
O seriado Expresso do Amanhã se baseia na mesma dinâmica que as obras anteriores. Contudo abordando o conflito gerado pela desigualdade no trem que abriga o que restou da humanidade. Enquanto os vagões da frente usufruem de grandes luxos como roupas novas, comida fresca e até saunas, os que vivem nos fundos lutam para sobreviver em meio a uma condição desumana cada vez mais degradante. O protagonismo da história é dividido por duas distintas pontas do veículo.
De um lado está o “fundista” Andre Layton (Daveed Diggs), um ex-detetive que invadiu os vagões traseiros da embarcação. Entretanto estava prestes a iniciar sua viagem apenas com membros da elite. Do outro, está Melanie Cavill (Jennifer Connelly), funcionária da secretaria e responsável pelo bem-estar da camada mais privilegiada de sua tripulação. Os caminhos deles se cruzam quando um inesperado assassinato acontece na Terceira Classe, enfim tirando a paz da organização do trem e seu dono, o misterioso Sr. Wilford.