What's happening?

Vídeo 161 Views Report Error

  • DUBLADO
Velvet Buzzshaw

Velvet Buzzshaw

Toda Arte é PerigosaFeb. 01, 2019USA113 Min.R
Your rating: 0
8 1 vote

Sinopse

Velvet Buzzshaw

Após uma série de pinturas de um autor desconhecido serem encontradas, uma força sobrenatural começa a pôr em prática um plano de vingança naqueles que permitiram que a ganância viesse antes da arte.

Crítica

Após uma estreia marcante na direção com seu poderoso thriller O Abutre, o diretor e roteirista Dan Gilroy agora foca em outro tipo de demonstração da luta por influência, poder e a imagem perfeita. Através do consumismo incessante e do comércio cravado em quadros, artefatos e exposições de grande escala, ele impulsiona uma história de horror ao mesmo tempo em que a narra como sátira. A partir da arte que seus personagens vendem e falam sobre, Gilroy intercala questões sobre este mercado que vão além de “o que é arte?” até chegar em “até quanto (e quando) elas realmente valem a pena?”.

Velvet buzzshaw

Não é apenas um filme sobre o meio artístico. É um filme sobre ego, vaidade e a monotonia dentre essas figuras que, em teoria, trabalham para entregar conteúdo às pessoas. Temos Morf (Jake Gyllenhaal), um crítico de arte, Rhodora (Rene Russo), a dona de uma galeria, e Gretchen (Toni Collette), uma consultora, além de clientes e empregados do meio. Todos acabam girando em torno de um novo pintor chamado Ventril Dease – que, apesar de já estar morto, acaba por fazer mais sucesso que qualquer outro gênio do meio. O modo como o trabalho de Dease vem à tona (por mérito de Josephina, interpretada por Zawe Ashton) é extremamente controverso e, sobretudo, composto pela principal mensagem que o diretor quer passar.

Gilroy desenvolve o enredo por meio dos questionamentos e decisões de todos esses personagens, cujos diálogos expõem bem suas visões e intenções perante o mundo artístico, e aproveita a aura esquisita que vaga por todas as cenas para entregar um resultado sólido, mesmo que carente de twists mais marcantes. Talvez esta tenha sido uma decisão do diretor e é por isso que o filme não se torna exaustivo: com uma fórmula que valoriza o que há de mais supérfluo na arte, o foco em Velvet Buzzsaw não é exatamente apreciar o que há de mais belo e instigante nas telas, mas sim conhecer o vazio que habita aquelas mentes interessadas em dinheiro e autoridade.

Morf é o personagem com mais identidade dentre todos, seguido pelo pintor Piers (John Malkovich, sempre preciso e estranho nas mesmas medidas). Ambos têm a intenção de seguir firmes com o trabalho que exercem, especialmente pelo fato de Morf ser a ponte entre a arte e seu público. A anormalidade na obra de Dease, que parece incompleta, acaba influenciando Morf a correr atrás de mais informações sobre sua trajetória, e este é o espaço que o roteiro encontra para inserir mistério e horror. Enquanto existe essa pequena investigação, o filme transita entre o trágico e o cômico diante dos demais personagens. Pequenas participações dos atores Natalia Dyer, como a assistente Coco, e Daveed Diggs, como o artista de rua Damrish, dão certa dinâmica que só salienta esta condução inusitada e provocadora. O elenco como um todo funciona extremamente bem, especialmente Jake Gyllenhaal, cujos trejeitos e expressões conversam com o estilo debochado do diretor.

Velvet Buzzshaw

Mas se Velvet Buzzsaw é afiado nas questões sociais e de integridade em um ambiente clean e minimalista, ele fraqueja por não se encontrar exatamente em nenhum gênero. Não é uma comédia, mas uma comédia carregada e cheia de ironia. Não é um terror, mas um terror que encontra pontos cômicos dentro de cada cena trágica. Essa não é uma observação completamente negativa, mas certamente é bem diferente do que Gilroy criou em O Abutre – uma trama densa, cheia de horror e que não dá espaço para risadas. De qualquer forma, seu novo filme é criativo o suficiente para ser visto como mais uma evidência de que este é um diretor com ideias que causam impacto, assim como algumas obras de arte que precisam ser analisadas mais de uma vez.

Em determinados momentos vemos consultores que não sabem identificar o que é arte ou não, pintores preocupados em satisfazer mais o que há externamente do que internamente e a excessiva busca por aceitação de diversos os lados. Há perigo na arte quando a mesma é vista pura e simplesmente como mercado, e esta é a maior reflexão contida em Velvet Buzzsaw. O vazio e o conteúdo lutam entre si, ao mesmo tempo em que alguns personagens também lutam para entender o que eles mesmos estão tentando vender ou ser. Ego ou essência? Eis a questão.
Velvet Buzzshaw
Velvet Buzzshaw
Velvet Buzzshaw
Velvet Buzzshaw
Velvet Buzzshaw
Velvet Buzzshaw
Velvet Buzzshaw
Título original Velvet Buzzsaw
IMDb Rating 5.7 55,000 votes
TMDb Rating 5.3 1,190 votes

Director

Dan Gilroy
Director

Elenco

Compartilhamento0

Títulos Similares

A Experiência 3
Premonição 3
A Entidade 2
O Chamado 3
A Feral World
Revelação do Agente
A Rosa Venenosa
Errementari: O Ferreiro e o Diabo
Stratton РFor̤as Especiais
O Juramento – Pledge
Perigo em Bangkok
Mudo

Deixe um comentário

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published