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WiFi Ralph: Quebrando a Internet

WiFi Ralph: Quebrando a Internet

Detonando outra vez.Nov. 20, 2018USA112 Min.PG
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Sinopse

WiFi Ralph: Quebrando a Internet

Ralph, o mais famoso vil√£o dos videogames, e Vanellope, sua companheira atrapalhada, iniciam mais uma arriscada aventura. Ap√≥s a gloriosa vit√≥ria no Fliperama Litwak, a dupla viaja para a world wide web, no universo expansivo e desconhecido da internet. Dessa vez, a miss√£o √© achar uma pe√ßa reserva para salvar o videogame Corrida Doce, de Vanellope. Para isso, eles contam com a ajuda dos “cidad√£os da Internet” e de Yess, a alma por tr√°s do “Buzzztube”, um famoso website que dita tend√™ncias.

Crítica

Caso o espectador n√£o tenha visto¬†Detona Ralph¬†(2012), n√£o h√° problema: o roteiro explica de maneira sucinta quem s√£o Ralph e Vanellope, e como nasceu a amizade entre os dois, baseada em suas posi√ß√Ķes marginais dentro da sociedade dos jogos de Arcade. Passada a breve apresenta√ß√£o, a sequ√™ncia abandona alguns elementos centrais do filme original. O jogo ‚ÄúDetona Ralph‚ÄĚ √© relegado ao segundo plano, a nostalgia dos jogos de antigamente se perde, e a mensagem sobre autoaceita√ß√£o √© substitu√≠da pelo discurso sobre a persist√™ncia das amizades apesar das diferen√ßas.

 

O roteiro não é muito sutil: vivendo um momento de idílio nos games, os personagens estão à espera de algum conflito para o filme acontecer. A chegada da Internet torna-se a óbvia porta de entrada para aventuras, e não demora para a dupla de amigos se embrenhar pelo mundo da conectividade. Eles adentram o portal proibido com uma facilidade incrível, encontram o objeto desejado (um volante para consertar o carro de Vanellope) em questão de minutos, descobrem o funcionamento deste local quase instantaneamente. WiFi Ralph РQuebrando a Internet não tem dificuldade em criar reviravoltas para seus personagens, embora elas soem fáceis ou bruscas pelo uso de recursos externos, pouco justificáveis pela própria trama. A separação entre Ralph e Vanellope no universo da Internet é o melhor exemplo dos conflitos criados apenas para permitir uma continuação da história.

Se o projeto n√£o empolga por sua destreza narrativa, ele diverte ao imaginar os aspectos f√≠sicos do mundo virtual. De que maneira algu√©m entraria literalmente na Internet? Como as informa√ß√Ķes viajam por este espa√ßo num√©rico, e como se efetua uma pesquisa de informa√ß√Ķes? As melhores inven√ß√Ķes do filme prov√™m das respostas inocentes e criativas a essas perguntas. A transforma√ß√£o do motor de busca num homem carente, e dos pop-ups em funcion√°rios mal pagos de pequenas empresas funciona como boa analogia √†s rela√ß√Ķes de trabalho, al√©m representa√ß√£o interessante das megal√≥poles. O cen√°rio de zeros e uns simboliza tanto o individualismo quanto a massifica√ß√£o da sociedade atual.

 

As redes sociais e os v√≠deos caseiros s√£o apresentados com um misto de adora√ß√£o e alerta. Por um lado, √© vis√≠vel a cr√≠tica √† futilidade dos v√≠deos de gatinhos, memes e outras bobagens despejadas pelos sites. Ralph, antes desprezado em seu pr√≥prio jogo, aceita reproduzir a estrat√©gia de humilha√ß√£o na Internet, protagonizando v√≠deos virais rid√≠culos ‚Äď at√© descobrir os perigos que isso causa √† sua imagem. Por outro lado, o filme apresenta a carreira de ‚Äúinfluenciador digital‚ÄĚ como uma aposta de sucesso garantido, acess√≠vel a qualquer pessoa. A Internet √© vista como um mundo de excessos, capaz de trazer recompensas e perigos com a mesma facilidade ‚Äď neste sentido, √© interessante a cria√ß√£o de uma atmosfera sombria ao dissecar a¬†Deep web, sugerindo pela textura das imagens um conte√ļdo que n√£o caberia a uma produ√ß√£o infantil.

 

Outro elemento que salta aos olhos no projeto √© a prolifera√ß√£o de marcas.¬†WiFi Ralph ‚Äď Quebrando a Internet¬†poderia criar um universo de empresas imagin√°rias, mas prefere inserir uma infinidade de marcas reais de lojas e redes sociais, fazendo uma propaganda extensa de algumas delas. Por mais natural que pare√ßa o¬†product placement¬†neste universo, ele confere um realismo excessivo √† fantasia. O choque se torna ainda mais forte diante da inser√ß√£o das princesas da Disney, apresentadas como funcion√°rias entediadas, presas numa sala √† espera de alguma enquete. A ambienta√ß√£o virtual √© l√ļdica a ponto de transformar usu√°rios reais em avatares de rosto quadrado, ou a ponto de retirar as princesas de seus habitats naturais, mas preserva a necessidade de dinheiro, os insultos nas caixas de coment√°rios e outros aspectos amargos do mundo real.

WiFi Ralph: Quebrando a Internet

Atrav√©s das princesas, o filme consegue extrair alguns de seus melhores momentos, ainda que soem pouco org√Ęnicos em rela√ß√£o ao resto da trama. A Disney demonstra a predisposi√ß√£o a parodiar suas narrativas, brincando com a diferen√ßa entre produ√ß√Ķes ‚Äúlocais‚ÄĚ e as da Pixar, al√©m da insist√™ncia da Disney em protagonistas √≥rf√£s. A compara√ß√£o de Vanellope com uma princesa, e o discurso sobre o anacronismo das princesas cl√°ssicas nos dias de hoje efetua uma boa ponte √† introdu√ß√£o de Shank, uma das melhores adi√ß√Ķes ao filme. A jovem personagem, independente e assertiva, tem gosto pelo automobilismo e d√° conselhos a Vanellope sem se transformar numa hero√≠na, muito menos numa vil√£. Personagens femininas t√£o complexas quanto Shank ainda fazem falta √† maioria das anima√ß√Ķes recentes.

 

O projeto termina com uma mensagem madura a respeito das amizades, al√©m de fornecer algumas cenas de ambi√ß√£o est√©tica not√°vel ‚Äď especialmente na constru√ß√£o de um grande monstro, rumo √† conclus√£o. O contraste entre os tra√ßos simples de Ralph e Vanellope e o mundo ultrarrealista dos jogos online tamb√©m produz um efeito interessante ao conjunto. Os ambientes perigosos ‚Äď seja na¬†Deep web, seja no jogo de corrida ‚Äď revelam-se os mais audaciosos e bem resolvidos esteticamente, em particular por se tratar de uma franquia infantil cuja origem se baseia em doces a√ßucarados, cen√°rios coloridos e imagens claras.

 

No entanto, o filme dirigido por¬†Rich Moore¬†e¬†Phil Johnston¬†se enfraquece ao abandonar balizas e personagens fundamentais ao original ‚Äď nem mesmo Conserta F√©lix Jr. e a Sargento Calhoun ganham uma fun√ß√£o real na sequ√™ncia ‚Äď al√©m de introduzir um vil√£o acess√≥rio no √ļltimo ter√ßo da trama, quando a narrativa se sa√≠a muito bem sem este recurso. Os di√°logos did√°ticos e o discurso amb√≠guo sobre a Internet e nossa rela√ß√£o com as marcas terminam por diluir o potencial do discurso. Mesmo assim, sobram bons momentos de aventura, uma por√ß√£o de piadas inspiradas e uma representa√ß√£o cada vez mais org√Ęnica do empoderamento feminino.

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WiFi Ralph: Quebrando a Internet
Título original Ralph Breaks the Internet
IMDb Rating 7.0 134,619 votes
TMDb Rating 7.2 4,023 votes

Director

Rich Moore
Director

Elenco

John C. Reilly isRalph (voice)
Ralph (voice)
Sarah Silverman isVanellope (voice)
Vanellope (voice)
Gal Gadot isShank (voice)
Shank (voice)
Taraji P. Henson isYesss (voice)
Yesss (voice)
Jack McBrayer isFelix (voice)
Felix (voice)
Jane Lynch isCalhoun (voice)
Calhoun (voice)
Alan Tudyk isKnowsMore (voice)
KnowsMore (voice)
Alfred Molina isDouble Dan / Little Dan (voice)
Double Dan / Little Dan (voice)
Ed O'Neill isMr. Litwak (voice)
Mr. Litwak (voice)
Bill Hader isJ.P. Spamley (uncredited voice)
J.P. Spamley (uncredited voice)
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