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Vitalina Varela

Vitalina Varela

Oct. 31, 2019Portugal124 Min.PG
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Sinopse

Vitalina Varela

Uma mulher cabo-verdiana navega por Lisboa, seguindo os escassos traços físicos que seu falecido marido deixou para trás e descobrindo sua vida secreta e ilícita.

Crítica

Vitalina Varela desembarca descal√ßa em Portugal, logo tendo contato f√≠sico com um territ√≥rio de representatividade amb√≠gua. Do ponto de vista hist√≥rico, o pa√≠s europeu √© o colonizador que colocou sua terra natal, Cabo Verde, sob o jugo de uma domina√ß√£o extrativista. Quanto √† seara emocional, se trata da na√ß√£o √† qual o marido evadiu h√° alguns anos sem avisa-la previamente. Essas configura√ß√Ķes v√£o sendo apresentadas paulatinamente no decurso de¬†Vitalina Varela. A estrutura do filme √© fundamentada numa constru√ß√£o narrativa bastante rigorosa, vide os planos longu√≠ssimos e a predile√ß√£o pela orquestra√ß√£o distante do naturalismo, com a ilumina√ß√£o parcial dos espa√ßos. Ainda assim, o cineasta Pedro Costa estabelece uma ponte s√≥lida com a realidade nessa encena√ß√£o de uma tentativa de adequa√ß√£o √†s novas realidades. A protagonista √© alertada, ainda na pista de pouso, de que o entorno essencialmente masculino, a que ela est√° prestes a ter contato √≠ntimo, tende a recha√ßa-la. √Č necess√°rio aten√ß√£o para sorver a pot√™ncia as concep√ß√Ķes visuais para al√©m da mera beleza pict√≥rica. A inten√ß√£o √© abordar ancestralidade, micro e macro na mesma esfera.

 

Um dos pontos que chama a aten√ß√£o em¬†Vitalina Varela¬†√© o isolamento da estrangeira ap√≥s o passamento do marido. No que tange √†s informa√ß√Ķes da trajet√≥ria pregressa √† morte do c√īnjuge, h√° uma predile√ß√£o por di√°logos expositivos, aqui n√£o problem√°ticos em virtude do jeito como eles se combinam com a din√Ęmica cartesiana proposta pela integra√ß√£o entre som e imagens. H√° um evidente cuidado formal no delineamento dos planos do filme, sobretudo com o intuito de afirmar na telona um entorno absolutamente cr√≠vel, mas que, mesmo assim, tem os dois p√©s na estiliza√ß√£o, isso como modo f√©rtil de atingir dramaticamente o espectador. Outro elemento metaf√≥rico importante √© a casa. Vitalina compara as resid√™ncias cabo-verdianas e portuguesas, falando de alvenaria, paredes e divis√≥rias numa associa√ß√£o direta com as posturas femininas e masculinas da trama. Enquanto elas pensam em garantir a sustentabilidade do lar, eles deambulam mergulhados em bebida.

Vitalina Varela¬†pede que o espectador tenha, al√©m de paci√™ncia, a curiosidade para investigar essa no√ß√£o apresentada como uma f√°bula do cotidiano. A rela√ß√£o entre Portugal e Cabo Verde √© problematizada nas entrelinhas, como se um fosse a miragem ao qual os nascidos no outro desejam atracar em busca de uma vida melhor. Vitalina, numa interpreta√ß√£o absolutamente condizente com a concep√ß√£o est√©tico-narrativa do longa-metragem, projeta essa mulher de brios que enfrenta uma constitui√ß√£o completamente voltada √†s demandas masculinas para sobrepujar, primeiro, o luto, e, segundo, as interdi√ß√Ķes pelo fato de ser mulher. Cruza seu caminho o padre numa profunda crise decorrente da falta de fieis a quem pregar com periodicidade constante. O lugarejo no Velho Continente √© desenhado como um espa√ßo degradado, distante da terra de sonhos, cujas perspectivas s√£o vendidas como a ‚Äúsalva√ß√£o da lavoura‚ÄĚ. Mas o desalento inapelavelmente toma conta do todo.

Vitalina Varela

O momento em que Vitalina Varela compara as resid√™ncias cabo-verdiana e portuguesa coloca em xeque a suposta superioridade do estilo de vida europeu. No fim das contas, √© melhor morar bem num lugar convulsionado por toda sorte de problemas sociais ou resignar-se √† pen√ļria di√°ria, pelo simples fato de habitar um espa√ßo cosmopolita?¬†Vitalina Varela¬†trabalha notavelmente a dilata√ß√£o do tempo, algo observ√°vel na maneira como Vitalina se aclimata com uma toada peculiar √† nova realidade. Ela n√£o queria sair da √Āfrica, mas √© obrigada em fun√ß√£o do corpo sepultado que lhe deixou como heran√ßa a responsabilidade de completar na Europa o projeto pessoal do falecido amado. O padre em decl√≠nio, a mulher que entende a necessidade de impor-se para sobreviver, nada disso, no entanto, seria t√£o impactante sem a forma como Pedro Costa pinta o todo, cedendo espa√ßo ao mist√©rio, entendendo lacunas como aliadas valiosas, sendo austero e n√£o fazendo concess√Ķes, correndo riscos, como conv√©m aos artistas genu√≠nos.

Vitalina Varela
Vitalina Varela
Vitalina Varela
Vitalina Varela
Título original Vitalina Varela
IMDb Rating 6.9 1,676 votes
TMDb Rating 8 3 votes
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