What's happening?

Vídeo 215 Views Report Error

  • Watch trailer
  • DUBLADO
Vidas à Deriva

Vidas à Deriva

May. 31, 2018Hong Kong96 Min.PG-13
Your rating: 0
6 1 vote

Sinopse

Vidas à Deriva

Apaixonados, os noivos Tami Oldham (Shailene Woodley) e Richard Sharp (Sam Claflin) velejam em mar aberto quando são atingidos por uma terrível tempestade. Passada a tormenta, ela se vê sozinha na embarcação em ruínas e tenta encontrar uma maneira de salvar a própria vida e a do parceiro debilitado.

Crítica

O cineasta islandês Baltasar Kormákur fez seu nome internacionalmente com a comédia dramática 101 Reykjavík, um achado gelado estrelado pela excelente Victoria Abril, mas posteriormente construiu carreira especializada em suspenses e trágicas histórias reais. Depois de Evereste e Sobrevivente, ele volta a investigar o instinto de sobrevivência em situação extrema neste Vidas à Deriva.

 

N√£o espere testemunhar intensa agonia mar√≠tima no longa-metragem, que privilegia a hist√≥ria de amor entre os protagonistas Tami Oldham e Richard Sharp, vividos por bem escalados¬†Shailene Woodley¬†e¬†Sam Claflin. Carism√°ticos como nunca, com bronzeados de veleiro bastante cr√≠veis e confort√°veis nos personagens, os dois s√£o o que o filme tem de melhor, navegando apropriadamente entre sequ√™ncias que exigem emo√ß√Ķes frequentemente opostas. √Č √≥bvio √† primeira vista que o viajante brit√Ęnico trint√£o e a aventureira sem destino estadunidense viver√£o uma grande paix√£o nos minutos subsequentes, por√©m toda a previsibilidade do relacionamento dos sonhos e at√© os clich√™s de personalidade inversa (ele cauteloso e sens√≠vel, ela maconheira e corajosa) n√£o jogam contra o casal. Pelo contr√°rio, refor√ßam o tom de irrealidade que tem tudo a ver com o drama.

S√£o √≥timas as cenas de amorzinho de Tami e Richard, uma delas tocante especialmente aos brasileiros por ser embalada pelo cl√°ssico “Manh√£ de Carnaval”, no entanto a forma como Korm√°kur e o montador¬†John Gilbert¬†(vencedor do Oscar por¬†At√© o √öltimo Homem) estruturam a trama, num vaiv√©m entre passado e presente, felicidade e desgra√ßa, acaba por enfraquecer o aspecto tr√°gico. Ador√°vel no in√≠cio, a representa√ß√£o da rela√ß√£o dos dois se aproxima perigosamente da repeti√ß√£o conforme a narrativa n√£o linear avan√ßa em dire√ß√£o √† ‚Äúrevela√ß√£o‚ÄĚ de como se deu o fat√≠dico acidente, mas a maior v√≠tima da edi√ß√£o √© mesmo a tens√£o do estar √† deriva, que jamais tem tempo de se estabelecer o bastante para atingir o espectador.

 

Gauguin, Bob Ross e debates sobre cores conectam o filme √† pintura e a sensa√ß√£o de assistir sem grande afli√ß√£o aos eventos retratados (e paisagens dignas de cat√°logo de viagem) √© semelhante √† posi√ß√£o de observa√ß√£o passiva diante de uma obra art√≠stica pouco perturbadora pendurada na parede. Mesmo com a abertura sendo totalmente imersiva e a abund√Ęncia de imagens subaqu√°ticas fazendo o p√ļblico se sentir molhado como um marinheiro,¬†Vidas √† Deriva¬†desperdi√ßa parte do seu potencial de ‚Äúdrama de sobreviv√™ncia‚ÄĚ por n√£o conter riscos iminentes e n√£o transmitir com efic√°cia o horror de permanecer sem rumo no mar por semanas ‚Äď culpa da quebra de ritmo constante para situa√ß√Ķes anteriores.

Vidas à Deriva

Tudo bem que o interesse legítimo do cineasta é o poder do amor e a força gerada por uma admirável relação saudável, mas se ocorreu a decisão pelo mistério em torno do quase naufrágio, que ao menos a cena tivesse melhores efeitos (a parte do passarinho é ainda pior), sem apelar para o velho truque da pouca iluminação. Há um plot twist que certamente não pegará de surpresa os mais atentos e ainda assim tudo é explicado e reexplicado nos mínimos detalhes. Baltasar Kormákur faz duas exigências: que os espectadores entendam que o amor é importante e que saiam da sessão chorando. Sim, há um clipe dedicado inteiramente a isso na reta final, ao som de Tom Waits para ninguém escapar, e a missão concluída com sucesso.

Vidas à Deriva
Vidas à Deriva
Vidas à Deriva
Vidas à Deriva
Vidas à Deriva
Vidas à Deriva
Vidas à Deriva
Vidas à Deriva
Vidas à Deriva
Vidas à Deriva
Título original Adrift
IMDb Rating 6.6 48,552 votes
TMDb Rating 6.8 1,615 votes

Director

Elenco

Compartilhamento0

Títulos Similares

Terremoto
A Primeira Vez
O Chamado do Mal
A Dama e o Vagabundo
Let It Snow
Um Amor a Cada Esquina
Halloweentown: O Portal
Apocalypto
Death Note 2: O √öltimo Nome
assistir-filme-O Maior Amor do Mundo-online
14 L√Ęminas
Altamente Imperfeitos

Deixe um coment√°rio

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published