What's happening?

Vídeo 148 Views Report Error

  • Watch trailer
  • DUBLADO
Vida

Vida

Era melhor quando estávamos sozinhos.Mar. 22, 2017UK103 Min.R
Your rating: 0
6 1 vote

Sinopse

Vida

Um time de cientistas a bordo da Estação Espacial Internacional cuja missão de descoberta se transforma em medo puro quando eles encontram uma forma de vida em desenvolvimento que causou a extinção da vida em Marte e agora ameaça a tripulação e a vida na Terra.

Crítica

Por que as ficções científicas de Hollywood volta e meia teimam em subestimar a inteligência do espectador? Assim como aconteceu com Prometheus e Passageiros, este é o grande problema do ambicioso Vida. Maior até do que a insistência em plagiar sucessos do gênero, algo explícito em vários momentos deste novo trabalho do diretor Daniel Espinosa (Protegendo o Inimigo).

De início, o longa-metragem até é promissor. A partir do balé gerado pelos movimentos dos astronautas em ambiente sem gravidade, Espinosa extrai um belo e interessante plano-sequência através do qual os personagens e a própria estrutura da estação espacial são apresentados. Logo a seguir, uma trombada cósmica com um satélite artificial traz uma certa ação, por mais que tudo se resuma a efeitos especiais bem executados e trilha sonora que amplifique a tensão – formulaico, mas funcional. Deste impacto vem o verdadeiro protagonista do filme: um ser unicelular, vindo diretamente de Marte.

Após ser despertado a bordo, o tal ser ganha importância imensa: trata-se da prova inconteste de que há vida fora da Terra! O clima de entusiasmo logo toma conta não só da tripulação, como da própria humanidade: a muitos anos-luz de distância, todos acompanham atentamente o desenvolvimento de Calvin, o marciano – nome escolhido a partir de um concurso entre crianças. A afeição imediata está estabelecida, mesmo que pouquíssimo se saiba sobre tal organismo.

Flertando com questões existencialistas acerca da humanidade e o uso de conquistas espaciais como propaganda, Vida rapidamente abandona tais temas para assumir de vez seu lado suspense. Calvin, cada vez mais, se desenvolve – ele não é mais unicelular, mas possui características de um músculo. Ainda assim, o fascínio em torno da descoberta serve de trampolim para o desleixo e, a partir dele, o perigo. É quando Vida, de forma escancarada, assume seu lado Alien, o 8º Passageiro.

Vida

A partir de então, Espinosa deixa de lado a criatividade para investir, firme e forte, nos clichês do gênero. Mais ainda: o roteiro da dupla Rhett Reese e Paul Wernick (a mesma do sucesso Deadpool) apresenta seguidas situações absurdas, que não fazem o menor sentido dentro do ambiente em que a trama se situa e nem mesmo pelo lado narrativo. É como se a coerência não mais importasse em nome de toda e qualquer possibilidade de tensão – que sequer é bem executada, especialmente na tediosa metade final.

Diante de tantos equívocos, Vida rapidamente abandona a ambição de início e se contenta em ser um mero filme de monstro no espaço, apoiado em constantes reviravoltas mal fundamentadas. Os astronautas, estereotipados ao extremo e seguindo a proposta da diversidade internacional, pouco importam – Jake Gyllenhaal e Rebecca Ferguson estão corretos, os demais são apenas corpos flutuando pela estação. Ryan Reynolds, ao menos, é protagonista de uma certa quebra de expectativa em relação ao longa-metragem, ainda antes do roteiro se tornar uma imensa bagunça.

Com ecos de 2001 – pelas andanças na estação espacial – e Gravidade – pela caminhada no exterior da mesma -, Vida apresenta um punhado de referências a outros filmes sem que isto resulte em algo novo criado a partir deste material prévio ou, ao menos, que seja um plágio competente. Mesmo quando incorpora de vez seu lado Alien, não consegue construir um algoz tão ameaçador quanto o temido xenomorph. Mas, pior que isto, é o fato de subestimar seguidas vezes a inteligência do espectador no decorrer da narrativa, pecado mortal para um filme que, tão promissor, optou em ser apenas mais um na multidão.
 
Vida
Vida
Vida
Vida
Vida
Vida
Vida
Vida
Vida
Vida
Título original Life
IMDb Rating 6.6 209,297 votes
TMDb Rating 6.4 4,976 votes

Director

Tom Brewster
Director

Elenco

Jake Gyllenhaal isDr. David Jordan
Dr. David Jordan
Rebecca Ferguson isMiranda North
Miranda North
Ryan Reynolds isRory Adams
Rory Adams
Hiroyuki Sanada isSho Murakami
Sho Murakami
Ariyon Bakare isHugh Derry
Hugh Derry
Olga Dihovichnaya isEkaterina Golovkina
Ekaterina Golovkina
Alexandre Nguyen is1st Fisherman
1st Fisherman
Hiu Woong-Sin is2nd Fisherman
2nd Fisherman
Compartilhamento0

Títulos Similares

Don’t Leave Home
Into the Dark РA Invaṣo
Casamento Sangrento
Pegadas na Neve
Allagash
Jurassic Galaxy
A Maldição da Casa do Lago
His Deadly Affair
The Pond
Vem com o Papai
Above Suspicion
A Fire in the Cold Season

Deixe um comentário

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published