What's happening?

Vídeo 106 Views Report Error

  • DUBLADO
Uma Criança Como Jake

Uma Criança Como Jake

Jun. 01, 2018USA92 Min.R
Your rating: 0
7 1 vote

Sinopse

Uma Criança Como Jake

Alex (Claire Danes) e Greg Wheeler (Jim Parsons) têm grandes expectativas para seu filho Jake (Leo James Davis), um brilhante e precoce filho de quatro anos que prefere Cinderela à GI Joe. Na véspera do ciclo de admissão para os jardins de infância de Nova York, ciente de que os pais de Jake não poderiam pagar a taxa de matrícula da escola privada, Judy (Octavia Spencer), diretora da pré-escola do menino, encoraja-os a acentuar a expressão “variante de gênero” de Jake para que ele se destacasse e consiguisse uma bolsa de estudos.

Crítica

Alex (Claire Danes) e Greg (Jim Parsons) estão preocupados. O casal tem longos debates sobre a melhor escola para o filho pequeno, o modo de protegê-lo dos perigos do mundo, a paixão do menino por vestidos e princesas da Disney. Eles consultam educadores, amigos, seus próprios pais, cada um com uma opinião distinta a respeito do comportamento atípico de Jake, entre corrigi-lo ou aceitá-lo como é. O roteiro é inteiramente dedicado às angústias dos adultos diante da evidência de uma criança transexual.

No entanto, falta um elemento importante a esta equação, e ao filme de modo geral: Jake. O garoto em torno do qual gira toda a trama praticamente não é visto nas imagens. Talvez pelas dificuldades de produção – é difícil dirigir crianças, que podem trabalhar poucas horas por dia segundo a lei -, o diretor transexual Silas Howard prefere retirá-lo de cena na maior parte do tempo. Quando é obrigado a enquadrá-lo, mostra trechos de braços, pernas, ou então um corpo atravessando rapidamente a imagem. Os adultos reclamam da invisibilidade do garoto, ignorado por escolas e pelos coleguinhas, no entanto o filme age da mesma maneira. Jake se reduz a um arquétipo trans sem voz nem personalidade própria.

Enquanto isso, os adultos se mostram multifacetados, ainda que contraditórios: Greg não soa verossímil como terapeuta, tanto pelo comportamento dentro do consultório quanto pela inabilidade em lidar com a identidade de gênero do filho; a diretora da escola Judy (Octavia Spencer) rebate com veemência um ataque homofóbico, embora o espectador sequer soubesse de sua homossexualidade; a melhor amiga Amal (Priyanka Chopra) parece lidar muito bem com Jake, até passar a julgar o garoto durante um jantar. Howard retira de seus atores a sutileza: diante de tantos conflitos internos, o diretor força o elenco a exteriorizar cada gesto ou pensamento, levando a uma atuação exagerada de Danes e apática de Parsons.

Esteticamente, a produção se contenta com o mínimo necessário: planos e contraplanos durante as conversas, imagens bucólicas dos parques ao fundo, dedilhados de violão e pequenas melodias ao piano, além de uma repetida imagem da cidade para sinalizar cada passagem entre a manhã e a noite, ou entre uma noite e a manhã seguinte. O cineasta demonstra dificuldade para trabalhar os elementos básicos da linguagem audiovisual: o tempo e o espaço, traduzidos num ritmo lento e uma aparência impessoal na sucessão de quartos, salas e consultórios de terapeutas. Neste projeto, a imagem se limita a ilustrar o roteiro.

Uma Criança Como Jake

Pode conquistar o público pela abordagem carinhosa de um tema complexo como a identidade de gênero na infância. Os protagonistas atravessam fases distintas da percepção à dúvida, da raiva à aceitação. Além disso, alguns personagens coadjuvantes como a paciente Sandra (Amy Landecker) roubam a cena em bons e raros momentos de humor. No entanto, o projeto jamais deixa o espectador observar os indivíduos trans por si mesmo, podendo estabelecer uma necessária empatia e identificação. Jake torna-se um importantíssimo tema de discussão, mas não um garoto de carne e osso.

Uma Criança Como Jake
Uma Criança Como Jake
Título original A Kid Like Jake
IMDb Rating 5.4 3,090 votes
TMDb Rating 6.1 60 votes

Director

Silas Howard
Director

Elenco

Claire Danes isAlex Wheeler
Alex Wheeler
Ann Dowd isCatherine
Catherine
Jim Parsons isGreg Wheeler
Greg Wheeler
Julia Chan isMichelle
Michelle
Kelly Deadmon isCynthia Hedwall
Cynthia Hedwall
Olivia Bond isKimmie Hedwall
Kimmie Hedwall
Compartilhamento0

Títulos Similares

Paper Tiger
Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio (2006)
Ricos de Amor
Temblores
O Lobo de Wall Street
O Mistério da Fé
Critical Thinking
Um dia Muito Claro
Quem Quer Ser um Milionário?
Clemência
As Vezes Eu Penso em Morrer
Poder Além da Vida

Deixe um comentário

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published