What's happening?

Vídeo 621 Views Report Error

  • DUBLADO
Um Olhar do Paraíso

Um Olhar do Paraíso

Feb. 19, 2009USA136 Min.PG-13
Your rating: 0
5 1 vote

Sinopse

Um Olhar do Paraíso

6 de dezembro de 1973. Norristown, Pensilvania, sub√ļrbio da Filad√©lfia. Susie Salmon (Saoirse Ronan) est√° voltando para casa quando √© abordada por George Harvey (Stanley Tucci), um vizinho que mora sozinho. George a convence a entrar em um retiro, por ele constru√≠do. L√° dentro, Susie √© assassinada. Os pais de Susie, Jack (Mark Wahlberg) e Abigail (Rachel Weisz), inicialmente se recusam a acreditar na morte da filha, mas precisam aceitar a situa√ß√£o quando seu gorro √© encontrado em meio a um milharal, junto a destro√ßos do retiro que est√£o repletos de sangue. Em meio √†s investiga√ß√Ķes, a pol√≠cia conversa com George mas n√£o o coloca entre os suspeitos. Com o tempo Jack e Lindsey (Rose McIver), a irm√£ de Susie, passam a desconfiar de George. Toda esta situa√ß√£o √© observada por Susie, que agora est√° em um local entre o para√≠so e o inferno. L√° ela precisa lidar com o sentimento de vingan√ßa que nutre em rela√ß√£o a George e a vontade de ajudar sua fam√≠lia a superar o trauma de sua morte.

Crítica

O azul e o amarelo predominam na paleta setentista de cores de Um Olhar do Paraíso. Estão em contraste tanto nas cenas pós-morte (o mar e a areia, o campo e o céu) quanto na realidade (cortina alaranjada, livro de fotos azul, papel de parede amarelo, roupas azuis). Até o cabelo descolorido e a lente de contato de Stanley Tucci seguem esse esquema.

No mais, amarela é a calça e azul é a blusa de Susie Salmon (Saoirse Ronan), a protagonista e narradora da história, menina de 14 anos que depois de assassinada passa a observar, do além, a vida das pessoas que viviam ao seu redor. Existiria na escolha de cores do diretor Peter Jackson alguma intenção?

 

Coincid√™ncia ou n√£o, azul e laranja s√£o tamb√©m as cores mais usadas em p√īsteres de filmes hollywoodianos de uns anos pra c√°. O contraste que j√° foi ferramenta de¬†eg√≠pcios,¬†impressionistas¬†e j√° serviu ao filme¬†Amor Al√©m da Vida¬†hoje est√°¬†em todos os lugares. Teoricamente, s√£o tons complementares: o azul transmite calma, o laranja, energia.

Mas o que h√° entre esses dois extremos de sensa√ß√Ķes? Essa √© a pergunta que pontua o filme inteiro.

A dualidade se estende ao roteiro. De um lado temos o espectro de Susie em paisagens bucólicas observando tudo aquilo que perdeu, é o drama e a fantasia de Um Olhar do Paraíso, a cor azul. Do outro, a trama continua a se mover. Sempre que Susie sai de cena o mistério da morte se intensifica; é o lado suspense do filme, a cor amarela. Para ligar as duas pontas há mementos no além, como a bola de borracha, a menina oriental ou as cenas submersas, servindo de pistas policialescas.

Embora sejam vistosos os efeitos visuais que Jackson saca para pontuar esses mementos de ligação, ele tem dificuldade em conciliar as duas metades do filme. Há quem diga que o diretor trata muito levemente um tema pesado Рafinal, a menina de 14 anos que agora dança fora antes estuprada e esquartejada Рmas no fundo a questão é anterior. O que pega é que Um Olhar do Paraíso parece mesmo dois filmes opostos. Quando se fundem, como na cena de amor no final, a estranheza é inevitável.

Talvez a inten√ß√£o seja essa: demarcar tudo o que diferencia a Terra do al√©m. Aqui embaixo, vivemos em simulacros de felicidade – a casa de bonecas, o mundo supostamente perfeito da¬†snowball, os barcos nas garrafas. O shopping, em particular, e o sub√ļrbio das casas id√™nticas, de modo geral, s√£o vers√Ķes ampliadas dessas redomas. N√£o por acaso um outro claustro, o cofre, √© pe√ßa-chave no filme.

J√° no al√©m tudo √© horizonte e luz infinita. C√Ęmera sempre em movimento lateral, com m√ļsica. N√£o h√° ironia quando uma outra fantasma diz para Susie:¬†“√Č claro que tudo aqui √© lindo, aqui √© o para√≠so”. Se Jackson, criado no¬†gore, desconfia da beleza e da perfei√ß√£o que nos cerca – um la√ßo vermelho gigante n√£o impedir√° uma menina de morrer de leucemia, frisa-se no come√ßo do filme -, o para√≠so √© √† prova do c√©ticos, onde cafonices como rosas gigantes, coretos e amantes latinos s√£o instantaneamente aceitos, um terreno que dispensa reflex√£o.

Um Olhar do Paraíso

N√£o h√° ironia no para√≠so, mas talvez haja na frase final de Susie, desejando¬†“uma vida longa e feliz”¬†para n√≥s. Dentro desse filme onde tudo √© bicolor, estar vivo, para Jackson, √© o verdadeiro motivo de luto.

Um Olhar do Paraíso
Um Olhar do Paraíso
Um Olhar do Paraíso
Um Olhar do Paraíso
Um Olhar do Paraíso
Um Olhar do Paraíso
Um Olhar do Paraíso
Título original The Lovely Bones
IMDb Rating 6.7 158,885 votes
TMDb Rating 6.9 2,787 votes

Director

Elenco

Saoirse Ronan isSusie Salmon
Susie Salmon
Rachel Weisz isAbigail Salmon
Abigail Salmon
Mark Wahlberg isJack Salmon
Jack Salmon
Susan Sarandon isGrandma Lynn
Grandma Lynn
Stanley Tucci isGeorge Harvey
George Harvey
Michael Imperioli isLen Fenerman
Len Fenerman
Rose McIver isLindsey Salmon
Lindsey Salmon
Carolyn Dando isRuth Connors
Ruth Connors
Reece Ritchie isRay Singh
Ray Singh
Compartilhamento3

Títulos Similares

Flora e Ulysses
Buffaloed
Interrompemos a Programação
Samurai X – O Filme
Zeroville
Pantera Negra
Errementari: O Ferreiro e o Diabo
Sibyl
The Racer
Animais Fant√°sticos: Os Segredos de Dumbledore
Ele + Ela
Imortais

Deixe um coment√°rio

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published