What's happening?

Vídeo 742 Views

  • DUBLADO HD
  • DUBLADO
  • Principal HD
Titanic

Titanic

Nada na Terra poderia ficar entre eles.Nov. 18, 1997USA194 Min.PG-13
Your rating: 0
10 1 vote

Sinopse

Titanic

Um artista pobre e uma jovem rica se conhecem e se apaixonam na fat√≠dica jornada do Titanic, em 1912. Embora esteja noiva do arrogante herdeiro de uma sider√ļrgica, a jovem desafia sua fam√≠lia e amigos em busca do verdadeiro amor.

Crítica

Rever um filme sempre gera descobertas. O conhecimento pr√©vio da hist√≥ria permite um olhar mais apurado aos detalhes, fazendo saltar aos olhos informa√ß√Ķes que, de in√≠cio, passaram despercebidas. A experi√™ncia do espectador por vezes √© essencial, de forma que apenas com a viv√™ncia √© poss√≠vel entender melhor certas sensa√ß√Ķes. Da mesma forma, a passagem de tempo pode ser crucial, taxando um filme como datado de forma inapel√°vel. Por tudo isto, rever¬†Titanic¬†15 anos ap√≥s seu lan√ßamento √© uma experi√™ncia e tanto. De viagem no tempo, especialmente para quem p√īde assisti-lo em 1998, de an√°lise sobre a carreira dos envolvidos ap√≥s o sucesso e, principalmente, sobre o impacto desta hist√≥ria de amor em meio a um t√≠pico filme cat√°strofe.

Para compreender o porqu√™ de¬†Titanic¬†√© necess√°rio voltar um pouco no tempo, para a d√©cada de 90. Per√≠odo em que os filmes cat√°strofes voltaram √† moda em Hollywood, tendo em¬†Roland Emmerich¬†(Independence Day,¬†Godzilla) seu √≠cone maior. Com os est√ļdios dispostos a investir pesado em efeitos especiais elaborados, a f√≥rmula do g√™nero apontava para um elenco formado por atores em ascens√£o ou de segundo escal√£o.¬†Leonardo DiCaprio¬†e¬†Kate Winslet¬†se enquadravam nesta categoria. Ambos j√° tinham indica√ß√Ķes ao Oscar ‚Äď ele por¬†Gilbert Grape – Aprendiz de um Sonhador, ela por¬†Raz√£o & Sensibilidade¬†-, eram belos, jovens e com sal√°rio inferior aos das grandes estrelas da √©poca. Escolhas precisas, tanto pelo lado art√≠stico quanto pelo financeiro. No comando da dupla estava¬†James Cameron, j√° consagrado pela s√©rie¬†O Exterminador do Futuro, na √©poca com apenas dois filmes. Foi ele o grande pulo do gato da produ√ß√£o.

Extremamente perfeccionista, Cameron criou um monstro. Gastou tanto para recriar com exatid√£o o Titanic que o filme ficou mais caro que o pr√≥prio navio. Estourou prazos de produ√ß√£o, brigou com o est√ļdio para que o filme tivesse as inacredit√°veis 3 horas e 14 minutos de dura√ß√£o, foi o respons√°vel pelo longa-metragem mais caro j√° feito at√© ent√£o. Antes do lan√ßamento, poucos acreditavam no sucesso. No m√°ximo seria poss√≠vel amenizar o preju√≠zo. As bilheterias mostraram o contr√°rio. Por que?

Vários foram os fatores e estes são ainda mais nítidos após 15 anos. O primeiro, e inegável, é a qualidade técnica empregada. Quase duas décadas depois, Titanic ainda impressiona pelo espetacular trabalho na cenografia e direção de arte. Seja na recriação do verdadeiro Titanic ou quando o navio enfim naufraga, a riqueza e o requinte dos detalhes chamam a atenção. A complexidade do naufrágio, exibido quase em tempo real em relação ao evento verídico, demonstra não apenas a excelência técnica mas também a habilidade de James Cameron, no sentido de cobrir cada passo da tragédia com uma história envolvente. Para tanto, o também roteirista foi beber de uma fonte vinda de quatro séculos antes: Romeu e Julieta.

A ess√™ncia do romance entre Jack Dawson e Rose DeWitt Bukater nada mais √© do que uma vers√£o moderna do amor proibido entre Romeu e Julieta. Ele, um pobret√£o inveterado, ela, vinda da realeza e com casamento marcado. As diferen√ßas de classes deveriam mant√™-los afastados, mas o amor falou mais alto. Trata-se da mesma situa√ß√£o vivida pelos personagens criados por William Shakespeare, com a diferen√ßa de que o impedimento era a briga entre fam√≠lias rivais. Foi a partir desta cl√°ssica hist√≥ria envolvente que Cameron desenvolveu uma trama pr√≥pria que se passa em pleno Titanic, antes do naufr√°gio. √Č importante notar que a aproxima√ß√£o e a paix√£o entre Jack e Rose acontecem antes da esperada colis√£o com o iceberg; depois eles apenas lutam pela pr√≥pria vida juntos. Com direito a final tr√°gico, assim como ensinou o mestre.

Titanic

Entretanto, não é apenas o uso da fórmula a causa do sucesso do romance de Titanic. Leonardo DiCaprio e Kate Winslet são peças fundamentais nesta engrenagem, ambos com desempenhos que já indicavam os atores que se tornariam. Ela especialmente, já que sua personagem requer nuances mais sutis. Seja ao demonstrar o desespero sentido pelo vazio interior que carrega ou nos olhares de entrega absoluta à paixão, Kate Winslet brilha. Assim como Gloria Stuart, que também reflete no olhar a saudade de um grande amor perdido.

Titanic é um grande filme que merece ser revisto, sempre que possível, em tela grande. A adição do 3D segue o perfeccionismo conhecido de James Cameron, com várias cenas explorando bem a sensação de profundidade mas sem proporcionar a sensação de imersão ao que está na tela, como tão bem fizeram Avatar e A Invenção de Hugo Cabret. Pura limitação técnica de um filme que foi feito, é preciso lembrar, 15 anos atrás e, após tanto tempo, segue mantendo a magia e o impacto da época de seu lançamento.

Titanic
Titanic
Titanic
Titanic
Titanic
Titanic
Título original Titanic
IMDb Rating 7.8 1,056,677 votes
TMDb Rating 7.8 17,187 votes

Director

Elenco

Kate Winslet isRose DeWitt Bukater
Rose DeWitt Bukater
Billy Zane isCal Hockley
Cal Hockley
Kathy Bates isMolly Brown
Molly Brown
Frances Fisher isRuth Dewitt Bukater
Ruth Dewitt Bukater
Bill Paxton isBrock Lovett
Brock Lovett
Bernard Hill isEdward Smith
Edward Smith
David Warner isSpicer Lovejoy
Spicer Lovejoy
Victor Garber isThomas Andrews
Thomas Andrews
Compartilhamento3

Títulos Similares

A Princesa e o Sapo
Planeta dos Macacos: A Guerra
American Skin
Kardec: A História por Trás do Nome
Tempo de Caça
Criminosos de Novembro
Zeroville
Ad Astra Rumo às Estrelas
A Outra Família
Vitalina Varela
Ya no estoy aqui
The Father

Deixe um coment√°rio

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published