What's happening?

Vídeo 245 Views Report Error

  • DUBLADO
Terra Formars: Missão em Marte

Terra Formars: Missão em Marte

Missão em MarteApr. 29, 2016Japan109 Min.Not Rated
Your rating: 0
9 1 vote

Sinopse

Terra Formars: Missão em Marte

Em 2599, a Terra está em um grave estado de superpopulação. Felizmente, os cientistas enviaram quantidades extraordinárias de musgo e baratas a Marte há 500 anos, a fim de torná-lo apto para a vida humana.Embora os resultados tenham sido relativamente positivos, a primeira tentativa de colonização falhou dramaticamente.O governo está agora preparando uma segunda missão ultra-secreta liderada pelo instável Ko Honda, cuja equipe escolhida a dedo é composta de criminosos atraídos pela promessa de liberdade e uma recompensa em dinheiro em seu retorno.Eles permitiram algumas modificações genéticas, concedendo-lhes as características de vários insetos.

Crítica

Takashii Miike regressa ao grande ecrã com mais uma obra repleta de acção e estranheza. Terra Formars baseia-se no manga homônimo de Yu Sasuga e foca-se num mundo afetado pela sobrelotação da espécie humana. Na tentativa de resolver o problema e melhorar as condições de vida da população, é criado o projeto Terraforming no qual algas e baratas são enviadas para Marte de forma a purificar a sua atmosfera.

 

 

500 anos após a primeira fase da operação, Ko Honda (Shun Oguri) envia para Marte uma nave cujos tripulantes incluem todo o tipo de criminosos desde mafiosos e terroristas, a lutadores e imigrantes ilegais. A sua missão envolve a aniquilação da população de baratas para que os humanos possam mudar-se para o planeta. Contudo, a missão mostra-se mais complexa do que pensavam.

 

Infelizmente, a narrativa e o guião de Kazuki Nakashima estão repletos de incongruências, provavelmente fruto do desejo de juntar num filme várias partes da história original.

O enredo desenrola-se rapidamente e falha em explicar corretamente questões como: porque é que os astronautas apenas sabem sobre a capacidade de se transformarem em insectos depois da morte de vários dos seus colegas ou porque é que eles puderam escolher o seu insecto quando nem sabiam da existência das vacinas.

De igual modo, a caracterização dos personagens sofre de inúmeros problemas, começando na tentativa de trazer ao ecrã dois personagens estrangeiros (interpretados por Tomohisa Yamashita e Rina Ohta) sem que estes transpirem veracidade, e terminando na inexistência de uma apresentação e contextualização prévia dos quinze astronautas.

O filme começa com uma breve cena entre Nanao Akita (Emi Takei) e Shokichi Komachi (Hideaki Ito). Sabemos que se conhecem, não como ou porquê. O momento serve somente para introduzir Ko e o seu projeto, não para revelar o passado ou relação das duas personagens.

Do restante, a maioria morre nos primeiro momentos que sucedem a sua chegada a Marte. Sem a existência de uma apresentação ou aprofundamento, é impossível sentir qualquer empatia ou interesse por alguma das personagens. A única característica que chega ao espectador é que se tratam de personagens descartáveis e cuja única função é a de morrer – um erro crasso em qualquer argumento.

 

Curiosamente, a falta de interesse não vem apenas de mim mas aparentemente das próprias personagens.

Quando Nanao e Asuka Moriki (Rinko Kikuchi) morrem, o pouco – quase inexistente – luto é feito apenas por Shokichi. Pior, Asuka é essencialmente esquecida por todas as personagens. Sim, a ideia é de que os astronautas não se conhecem, mas estes passaram algum tempo juntos no espaço, e a morte de um colega nunca passaria despercebido. Pode-se dizer que existe uma justificação para este comportamento, contudo esta parte do princípio que o espectador (e as personagens) conhecem o futuro da história, o que não é minimamente convincente.

A excepção é Ko Honda. O filme passa algum tempo com o vilão e é possível compreender os seus motivos e o que deseja alcançar. Porém, ainda que se comporte como um génio, o seu plano tem uma reduzida probabilidade de sucesso, facto que é incongruente com a caracterização de Ko – ele é um génio calculista que desenha um plano repleto de falhas?

Acrescentando ao problema, a personagens desinteressantes juntam-se atores que apesar de profissionais de grande talento, passam interpretações sem grande emoção ou ênfase – tornando-se rapidamente monótonas e aborrecidas.

 

No entanto, nem tudo é negativo, este é afinal de contas um filme realizado por Takashi Miike, cineasta que já habituou o público a, entre outras coisas, visuais excêntricos e interessantes.

Terra Formars: Missão em Marte

Como referido anteriormente, os astronautas possuem a capacidade de se transformar e adoptar para si algumas das suas principais características de determinados insectos como a formiga, o louva-a-deus, o besouro, entre outros.

O visual e a estética destas transformações estão relativamente fieis à obra original e são de longe a melhor parte de Terra Formars.

Terra Formars: Missão em Marte
Terra Formars: Missão em Marte
Título original テラフォーマーズ
IMDb Rating 4.7 2,418 votes
TMDb Rating 4.9 52 votes

Director

Elenco

Hideaki Ito isShokichi Komachi
Shokichi Komachi
Emi Takei isNanao Akita
Nanao Akita
Takayuki Yamada isIchiro Hiruma
Ichiro Hiruma
Shun Oguri isKo Honda
Ko Honda
Rinko Kikuchi isAsuka Moriki
Asuka Moriki
Masaya Kato isKeisuke Dojima
Keisuke Dojima
Mariko Shinoda isSorae Osako
Sorae Osako
Kenichi Takitoh isShunji Tezuka
Shunji Tezuka
Compartilhamento0

Títulos Similares

O Massacre
Convenção das Bruxas
A Hospedeira
O Grande Tiro
Are You Scared?
Black Butler
Madrugada dos Mortos
O Escorpião Rei
Spawn: O Soldado do Inferno
StarBeam – Aventura de Ano Novo
The Day of Destruction
Jonah Hex РCa̤ador de Recompensas

Deixe um comentário

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published