What's happening?

Vídeo 201 Views Report Error

  • Watch trailer
  • DUBLADO
Sono Mortal

Sono Mortal

Baseado na terrível aflição da paralisia do sono.May. 12, 2017USA99 Min.Not Rated
Your rating: 0
7 1 vote

Sinopse

Sono Mortal

Kate Bowman (Jocelin Donahue) é uma assistente social que está investigando uma misteriosa série de casos em que as pessoas morreram enquanto dormiam. Pouco antes das mortes, as vítimas relataram que uma força sobrenatural apareceu enquanto sofrem paralisia do sono. A medida que se aprofunda no caso, Kate abre espaço para a fúria da criatura, fazendo com ela e sua família sofram com um antigo mal.

Crítica

Quando alguma pessoa justifica suas crenças com base em misticismos da Internet ou rumores do imaginário popular, o ensinamento clássico costuma indicar que esta pessoa busque livros ou fatos para se informar. Sono Mortal faz o caminho oposto: ele parte do conhecimento científico para sugerir o abandono de qualquer forma de lógica, aconselhando a crença nos comentários de portais e vídeos do YouTube. Este é o filme da “pós-verdade”, dos “fatos alternativos”: a verdade virou questão de opinião.

 

Na história, Beth (Jocelin Donahue) sofre da paralisia do sono, fenômeno médico que leva a pessoa a acordar, mas sentir o seu corpo paralisado como se ainda estivesse dormindo. A protagonista sofre com um agravante: ela percebe uma criatura estrangulando-a durante o período de imobilidade. A cientista Dra. Sykes (Lori Petty) explica o caso por uma disfunção orgânica, relacionada à aparição de alucinações. O xamã Hassan, colecionador de objetos de magia negra, de olhos arregalados e boca sempre aberta (Jesse Borrego), prefere a interpretação de uma bruxa malvada aparecendo para estrangular as pessoas sem motivação aparente. Isso justificaria a suposta epidemia de mortes durante o sono.

Esta hipótese do xamã é um tanto absurda, mas é ela que o filme prefere. Até aí, nenhum problema: o cinema tem a possibilidade de criar universos fantásticos, incluindo seres sobrenaturais. No entanto, neste caso, seria necessário criar um universo verossímil para a existência destes fenômenos, quesito no qual Sono Mortal falha gravemente. Cena após cena, o roteiro ignora as regras criadas por ele mesmo, para supostamente aumentar o suspense. De repente, os ataques da bruxa são transmissíveis pelo pensamento, depois eles se espalham para todos que acreditem nela, em seguida a força invisível é vista por gatos, depois o xamã diz exatamente como proceder diante de casos que nunca tinha visto na vida.

 

A trama não faz muito sentido, mas o uso cinematográfico dela é pior. O projeto tem uma atmosfera de Filme B, com baixíssimo orçamento e capacidade técnica ainda mais limitada: os enquadramentos próximos no rosto são paupérrimos, a fotografia cinzenta é incapaz de criar relevos nos espaços, a montagem desconhece a noção de tensão e os atores são os mais canastrões possíveis. É difícil acreditar na cara de sofrimento de Jocelin Donahue, mas espere para vê-la atuar consigo mesma, no papel de irmãs gêmeas: as cenas se tornam um verdadeiro sofrimento para o espectador. O resultado poderia ser interessante caso o cineasta Phillip Guzman reconhecesse o aspecto tosco do conjunto e as limitações da produção. Mas o diretor conduz a obra com a seriedade de quem tem em mãos o novo Invocação do Mal. 

Sono Mortal

Portanto, o resultado é um amontoado de clichês que dificilmente assusta qualquer espectador com a mínima experiência em filmes de terror. Por que o imaginário da assombração explora sempre a mesma mulher rastejando, com o rosto deteriorado e os cabelos pretos cobrindo parte do rosto? Quem ainda acredita no clímax em que o personagem tropeça e deixa cair o antídoto no chão? Por que o diretor teria deixado as vias abertas a uma sequência? Sono Mortal não carece apenas de criatividade ou tensão: ele precisa de um mínimo de bom senso, aquele mesmo elemento que ele pede aos personagens – e ao espectador, por extensão – para abandonar.

Sono Mortal
Sono Mortal
Sono Mortal
Sono Mortal
Título original Dead Awake
IMDb Rating 4.6 3,066 votes
TMDb Rating 5.1 74 votes

Director

Elenco

Jocelin Donahue isKate Bowman / Beth Bowman
Kate Bowman / Beth Bowman
Jesse Borrego isDr. Hassan Davies
Dr. Hassan Davies
Lori Petty isDr. Sykes
Dr. Sykes
James Eckhouse isMr. Bowman
Mr. Bowman
Mona Lee Fultz isMrs. Bowman
Mrs. Bowman
Brea Grant isLinda Noble
Linda Noble
A.J. Gutierrez isDaryl Noble
Daryl Noble
Billy Blair isMr. Pang
Mr. Pang
Compartilhamento0

Títulos Similares

O Mistério do Relógio na Parede
Forças Malignas
R.I.A.
Annabelle 2: A Criação do Mal
Slaxx
Sonora
The Power
X-Men 2
400 Dias
Homewrecker
Os Estranhos: Caçada Noturna
Poltergeist РO Fen̫meno

Deixe um comentário

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published