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Sic√°rio: Dia do Soldado

Sic√°rio: Dia do Soldado

Sem regras desta vezJun. 27, 2018USA122 Min.R
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Sinopse

Sic√°rio: Dia do Soldado

O oficial da CIA Matt Graver (Josh Brolin) volta a contactar seu sicário de confiança, Alejandro Gillick (Benicio Del Toro), desta vez para sequestrar a filha caçula (Isabella Moner) de um barão das drogas mexicano. Os famosos cartéis agora são considerados células terroristas e o objetivo da missão, orientada secretamente pelo alto escalão do governo, é fazer eclodir uma guerra entre os grupos rivais.

Crítica

Não há unanimidade de opinião acerca de Sicario: Terra de Ninguém, bastante elogiado por muitos e considerado superestimado na mesma medida. Fato é que o filme de Denis Villeneuve foi indicado a três Oscars, não se destacou nas bilheterias e termina muito bem, sem pedir qualquer sequência. Antes mesmo do lançamento comercial do filme, no entanto, a Lionsgate anunciou outra produção no mesmo universo e a surpresa foi ainda maior quando saiu a notícia de que Emily Blunt era carta fora do baralho.

 

Tr√™s anos depois, eis que chega aos cinemas¬†Sicario: Dia do Soldado, que n√£o reverte a primeira impress√£o causada pelo projeto. √Č totalmente dispens√°vel. Sem Villeneuve, quem (tenta imit√°-lo) dirige agora √© o italiano¬†Stefano Sollima, e o roteiro √© novamente assinado por¬†Taylor Sheridan, j√° √≠ntimo dos personagens Alejandro (Benicio Del Toro) e Matt Graver (Josh Brolin), sic√°rio e oficial da CIA acostumados a unir for√ßas em miss√Ķes secretas ao sul da fronteira.

Continua√ß√£o que n√£o o √© necessariamente,¬†Sicario 2¬†n√£o tem qualquer conex√£o expl√≠cita com o longa-metragem anterior para al√©m dos rostos conhecidos e dele independe. Para uma sess√£o em curva ascendente, o mais indicado seria inclusive ver primeiro esse e depois o de Villeneuve. Solima basicamente busca copiar o trabalho do diretor de¬†A Chegada, emulando os planos de isolamento humano em cen√°rio des√©rtico, o bonito c√©u do fim da madrugada e a conten√ß√£o de falas para constru√ß√£o de maci√ßa tens√£o ‚Äď exceto nos momentos envolvendo burocratas. √Äs vezes usada exageradamente, a trilha sonora √© a mesma da a√ß√£o de 2015, composta pelo finado¬†J√≥hann J√≥hannsson, a quem¬†Dia do Soldado¬†√© dedicado.

 

Se falta de estilo pr√≥prio fosse sua grande falha, o filme estaria bem. O problema √© que Sheridan perdeu totalmente a m√£o, desta vez fazendo quest√£o de deixar todas as complexas rela√ß√Ķes e motiva√ß√Ķes explicadinhas, se esfor√ßando demais para destacar que seus protagonistas t√™m cora√ß√£o e abusando de recursos inveross√≠meis, advindos principalmente de uma subtrama deslocada criada para semear o terceiro longa. O susto inicial, que em 2015 veio do sangue derramado, aqui √© ocasionado pela agressiva conex√£o entre Estado Isl√Ęmico, piratas somalis e cart√©is de drogas mexicanos. O tom do investimento nos atos terroristas √© t√£o extremo (com gloriosa contribui√ß√£o da canastrice de¬†Matthew Modine) que o come√ßo √© facilmente confund√≠vel com uma obra de¬†Clint Eastwood¬†e, apesar da mudan√ßa de foco no decorrer da trama, os ‚Äúinimigos‚ÄĚ permanecem apresentados sem qualquer sutileza, seguindo os inconfund√≠veis estere√≥tipos mexicanos.

Continua√ß√£o que n√£o o √© necessariamente,¬†Sicario 2¬†n√£o tem qualquer conex√£o expl√≠cita com o longa-metragem anterior para al√©m dos rostos conhecidos e dele independe. Para uma sess√£o em curva ascendente, o mais indicado seria inclusive ver primeiro esse e depois o de Villeneuve. Solima basicamente busca copiar o trabalho do diretor de¬†A Chegada, emulando os planos de isolamento humano em cen√°rio des√©rtico, o bonito c√©u do fim da madrugada e a conten√ß√£o de falas para constru√ß√£o de maci√ßa tens√£o ‚Äď exceto nos momentos envolvendo burocratas. √Äs vezes usada exageradamente, a trilha sonora √© a mesma da a√ß√£o de 2015, composta pelo finado¬†J√≥hann J√≥hannsson, a quem¬†Dia do Soldado¬†√© dedicado.

 

Se falta de estilo pr√≥prio fosse sua grande falha, o filme estaria bem. O problema √© que Sheridan perdeu totalmente a m√£o, desta vez fazendo quest√£o de deixar todas as complexas rela√ß√Ķes e motiva√ß√Ķes explicadinhas, se esfor√ßando demais para destacar que seus protagonistas t√™m cora√ß√£o e abusando de recursos inveross√≠meis, advindos principalmente de uma subtrama deslocada criada para semear o terceiro longa. O susto inicial, que em 2015 veio do sangue derramado, aqui √© ocasionado pela agressiva conex√£o entre Estado Isl√Ęmico, piratas somalis e cart√©is de drogas mexicanos. O tom do investimento nos atos terroristas √© t√£o extremo (com gloriosa contribui√ß√£o da canastrice de¬†Matthew Modine) que o come√ßo √© facilmente confund√≠vel com uma obra de¬†Clint Eastwood¬†e, apesar da mudan√ßa de foco no decorrer da trama, os ‚Äúinimigos‚ÄĚ permanecem apresentados sem qualquer sutileza, seguindo os inconfund√≠veis estere√≥tipos mexicanos.

Sic√°rio: Dia do Soldado

Receptor de todas as informa√ß√Ķes mastigadas, desta vez o espectador n√£o tem uma esp√©cie de representante dentro da narrativa como era a passiva e leiga Kate Macer (Blunt), mas √© imposs√≠vel n√£o se lembrar dela analisando as novas mulheres do cen√°rio, Isabel (Isabela Moner) e Cynthia (Catherine Keener), assim como ela facilmente manipuladas pelos homens ao redor. A cena de Matt incapaz de olhar nos olhos da menina parece ser uma representa√ß√£o do roteirista diante do clamor contempor√Ęneo pelo oposto do que vem fazendo.

 

O Brasil √© brevemente relacionado ao circo numa frase que deve gerar rea√ß√Ķes nas plateias nacionais, assim como o assustado coment√°rio da personagem de Moner distinguindo policial e militar. Promovido como mais brutal do que¬†Terra de Ningu√©m,¬†Dia do Soldado¬†√© an√™mico em termos de a√ß√£o e viol√™ncia, mas a afirma√ß√£o at√© faz certo sentido considerando os rumos dos menores de idade na hist√≥ria. O futuro ser√° de igual para pior, por√©m em termos ficcionais a tend√™ncia de¬†Sicario¬†√© melhorar, j√° que cogita-se o retorno da personagem de Blunt numa terceira parte. Como ela passou por ineg√°vel transforma√ß√£o, um reencontro certamente traria novidades, diferentemente dessa quase repeti√ß√£o do primeiro filme¬†piorada por ‚Äúconversas com Alejandro‚ÄĚ cada vez mais lacrimejantes¬†y otras cositas m√°s.

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Título original Sicario: Day of the Soldado
IMDb Rating 7.1 127,495 votes
TMDb Rating 6.7 1,798 votes

Director

Elenco

Benicio del Toro isAlejandro Gillick
Alejandro Gillick
Josh Brolin isMatt Graver
Matt Graver
Isabela Merced isIsabel Reyes
Isabel Reyes
Jeffrey Donovan isSteve Forsing
Steve Forsing
Catherine Keener isCynthia Foards
Cynthia Foards
Matthew Modine isJames Riley
James Riley
Shea Whigham isAndy Wheeldon
Andy Wheeldon
Elijah Rodriguez isMiguel Hernandez
Miguel Hernandez
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