What's happening?

Vídeo 178 Views Report Error

  • Watch trailer
  • DUBLADO
Sérgio

Sérgio

Num mundo em conflito, ele arriscou tudo pela paz.Jan. 28, 2020USA118 Min.R
Your rating: 0
9 1 vote

Sinopse

Sérgio

Paixões, ideais e uma terrível realidade ameaçam a vida do diplomata Sergio Vieira de Mello em sua missão no Iraque pela ONU.

Crítica

Sergio Vieira de Mello foi uma figura extremamente importante para a ONU (Organização das Nações Unidas). Ao longo de 34 anos dedicados à organização, Mello esteve em missões em diversos países, foi o responsável por implementar uma nova Constituição em Timor Leste após décadas de invasão indonésia e, posteriormente, pouco antes de sua morte, esteve no Iraque para promover assistência aos civis durante a chamada Guerra ao Terror, provocada pelos EUA após o atentado às Torres Gêmeas.

Sua história certamente entra no mesmo patamar de outras pessoas que marcaram época no sentido social e político da palavra. Assim como Paul Rusesabagina, por exemplo, que teve sua história contada no filme Hotel Ruanda, Mello defendia o trabalho em campo e atuava, sempre que possível, na linha de frente. Tal característica de sua personalidade está muito bem demarcada no personagem interpretado por Wagner Moura em Sergio. Dirigido por Greg Barker (que, por sua vez, já havia produzido um documentário sobre o diplomata em 2009), o longa mantém o foco no protagonista o tempo todo, mesclando tons de romance para encontrar um fio condutor que ande pelos pontos mais marcantes de sua trajetória profissional.

Salvo algumas passagens distintas que procuram humanizar ainda mais a figura de Mello, como quando ele conversa com uma civil em Timor Leste que apenas deseja “ser ouvida”, o longa demarca bem a determinação de seu protagonista e o constrói dando ênfase em suas qualidades e defeitos na mesma medida. Algumas cenas, como a da conversa com a civil e outros diálogos um tanto expositivos que reforçam sua posição contrária a dos EUA no caso de Bagdá, possuem um tom documental que condiz com a linguagem do diretor (especialmente pelo fato de Mello já ter sido um personagem em si no documentário de 2009). O estilo da direção no geral também se assemelha com o estilo de documentário – a oscilação da câmera na mão, os planos mais próximos ao rosto do protagonista, etc.

O já citado fio condutor de Sergio é o relacionamento amoroso de Mello com Carolina Larriera (Ana de Armas) e, além disso, a ferramenta de idas e vindas no tempo gerada pela montagem. O intuito claro desta escolha é tornar a história do diplomata ainda mais marcada por seus ideais e sua vontade de mudar o mundo, o que o faz deixar sua própria vida pessoal para trás. Porém, esse instrumento narrativo não funciona a todo o momento, pois há muitas voltas no tempo e isso pode provocar até certa confusão ao espectador. Contando a história de trás para frente – iniciando-a com os momentos finais de sua vida – o filme perde sua força dramática ao tentar inserir um quebra-cabeças quando, na verdade, isso não era essencial. Inclusive, o foco principal, que de início parece ser o da presença de Mello no Iraque, se perde após o primeiro terço da narrativa.

Sérgio

Fora a inclinação por contar a história de coragem deste homem que esteve diante de divergências políticas no mundo através de recursos triviais, Sergio executa com sucesso a missão de contar quem era aquela figura um tanto solitária, mas muito focada em suas incumbências (algumas que ele próprio se obrigava a fazer). A dramatização do personagem é bem feita a partir do romance com Carolina – e ambos os atores, Moura e de Armas, trazem momentos poderosos ao dividirem a tela, especialmente quando discutem a dificuldade de se dizer “não” às próprias vontades.

Promessas e sonhos permeiam a relação e resultam em cenas que dão ênfase no peso das escolhas sem exagerar no melodrama. O vai e volta do tempo também transparece o que há de mais sensível na trajetória de Mello, deixando explícito o que ele mais queria enquanto pai e homem, não como diplomata. Contudo, uma narrativa mais simplificada e direta ainda assim seria capaz de contar essa história da forma que ela verdadeiramente é: marcante e poderosa.

Sérgio
Sérgio
Sérgio
Sérgio
Sérgio
Título original Sergio
IMDb Rating 6.1 8,487 votes
TMDb Rating 7 107 votes

Director

Greg Barker
Director

Elenco

Wagner Moura isSérgio Vieira de Mello
Sérgio Vieira de Mello
Ana de Armas isCarolina
Carolina
Garret Dillahunt isBill von Zehle
Bill von Zehle
Will Dalton isAndre Valentine
Andre Valentine
Bradley Whitford isPaul Bremer
Paul Bremer
Clarisse Abujamra isGilda Vieira de Mello
Gilda Vieira de Mello
Pedro Hossi isGeneral Xanana Gusmão
General Xanana Gusmão
Compartilhamento0

Títulos Similares

The Artist’s Wife
Mãe
O Príncipe Nigeriano
Serena
Laços de Afeto
Belle (2013)
Cinderela
Turma da Mônica: Lições
Dancing Queens
My Happy Family
Megan Leavey
Bergmál

Deixe um comentário

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published