What's happening?

Vídeo 351 Views Report Error

  • Watch trailer
  • DUBLADO
Quatro Vidas de um Cachorro

Quatro Vidas de um Cachorro

Todo cachorro existe por uma razão.Jan. 19, 2017USA120 Min.PG
Your rating: 0
8 1 vote

Sinopse

Quatro Vidas de um Cachorro

Baseado no best-seller homônimo escrito por W. Bruce Cameron, “Quatro Vidas de um Cachorro” acompanha as quatro vidas de Bailey (voz de Josh Gad). Embora o cachorro encontre novas pessoas e viva muitas aventuras, ele mantém o sonho de reencontrar seu primeiro dono, que sempre foi seu maior amigo e de entender a razão de continuar voltando à Terra quando seu tempo nela acaba.

Quatro Vidas de Um Cachorro 2 : Juntos Para Sempre

Crítica

“Qual é o sentido da vida?”, pergunta-se o cãozinho na primeira fala ouvida em Quatro Vidas de um Cachorro. Ele não sabe o da dele, eu não sei o da minha, mas suspeito que a razão da existência do diretor Lasse Hallström seja inundar salas de cinema com lágrimas. Passados oito anos do desidratante Sempre ao Seu Lado, o sueco volta a usar um cachorro como protagonista e isca para choro livre. Baseado no homônimo best-seller de W. Bruce CameronA Dog’s Purpose (título original) é estrelado por um cão inquieto sobre o seu existir. Conforme o título indica, ele morre e reencarna várias vezes em busca de respostas e do reencontro com seu dono mais querido, Ethan, primeira pessoa a amá-lo.

O menino entra em cena na segunda vida do cachorro, em 1961, o batiza de Bailey e é realmente o melhor companheiro que ele poderia sonhar. Cheio de energia, carinhoso, cúmplice e paciente, Ethan tem sua imagem boa construída com tanto esmero que chega até a roubar o protagonismo durante algum tempo – o que não chega a ser ruim para a história. Bryce Gheisar, que interpreta o garoto, é puro carisma e fofura, e o adolescente K.J. Apa mantém as características quando ocorre a passagem de tempo. Já Dennis Quaid, maior nome do elenco, acaba sendo a grande decepção por adotar o método Will Smith de atuação e acreditar que boca bem fechada e cabeça torta significam “homem embrutecido pelas dores da vida”.

 

Por conta de sua importância, a relação Bailey/Ethan domina a maior parte do filme, mas existem ainda outras vidas: a intensa e a divertida. A terceira, em que Bailey é Ellie, cachorra policial, é a mais problématica e espremida, marcada por falhas de verossimilhança – que estão por toda parte, mas aqui são mais evidentes. É fato que o forte do roteiro é a parceria de Bailey com Ethan, não sua personalidade individual, e as sequências com os outros donos acabam comprovando isso, apesar das gracinhas caninas que jamais deixam de funcionar.

Quatro Vidas de um Cachorro

Narrada com inocência e leveza pelo cachorro, que na versão legendada tem a voz um tanto quanto infantil de Josh Gad (o Olaf de Frozen – Uma Aventura Congelante), a produção começa tentando “ser” o cão, com uso e abuso da câmera subjetiva. À primeira vista a opção é divertida, adotada à exaustão, incomoda, e antes do meio da trama é praticamente abandonada. Seria muito estranho um filme inteiro do ponto de vista do animal de quatro patas? Sim. Mas é igualmente esquisito – talvez até mais – iniciar assim e depois abandonar completamente a proposta. Dito isso, Hallström continua com seu estilo feijão com arroz que funciona. Ele filma bem, sabe contar histórias familiares e tem talento para fazer chorar. Sempre consegue. Na comparação com Sempre ao Seu Lado, Quatro Vidas de um Cachorro sai como inferior pela irregularidade da narrativa e incongruências do personagem principal, mas tem a vantagem de não buscar tão desesperada e escancaradamente as lágrimas dos espectadores.

 

Apostando na teoricamente infalível fórmula de sucesso “espiritismo + animal de estimação fofo”, Quatro Vidas de um Cachorro emociona e é capaz de divertir moderadamente, mesmo com toda a previsibilidade de sua história. O problema são as acusações de maus tratos animais que caíram como uma bomba pouco antes da estreia e transformaram o longa no famoso “filme do cachorro que apanhou”. Pode ser difícil seguir a recomendação de “aproveitar cada momento” quando lembramos que um cão foi submetido a tanto sofrimento para aparentar estar se divertindo. Certamente não era esse o seu propósito.

Quatro Vidas de um Cachorro
Quatro Vidas de um Cachorro
Quatro Vidas de um Cachorro
Quatro Vidas de um Cachorro
Quatro Vidas de um Cachorro
Quatro Vidas de um Cachorro
Quatro Vidas de um Cachorro
Quatro Vidas de um Cachorro
Título original A Dog's Purpose
IMDb Rating 7.2 66,256 votes
TMDb Rating 7.4 1,906 votes

Director

Elenco

Josh Gad isDogs: Bailey / Buddy / Tino / Ellie (voice)
Dogs: Bailey / Buddy / Tino / Ellie (voice)
K.J. Apa isTeen Ethan
Teen Ethan
Britt Robertson isTeen Hannah
Teen Hannah
Dennis Quaid isAdult Ethan
Adult Ethan
Peggy Lipton isAdult Hannah
Adult Hannah
Juliet Rylance isElizabeth - Ethan's Mom
Elizabeth - Ethan's Mom
Luke Kirby isJim - Ethan's Dad
Jim - Ethan's Dad
Compartilhamento3

Títulos Similares

Aquarius
Ela Disse, Ele Disse
Heart of Champions
Long Story Short
Marley & Eu
As Bruxas de Salém
Trégua
Meu Pai, Meu Herói
Sol da Meia
Bem Vindo à Selva
Amor por Metro Quadrado
Ludo

Deixe um comentário

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published