What's happening?

Vídeo 216 Views Report Error

  • LEGENDADO
Quarto 212

Quarto 212

Oct. 09, 2019France90 Min.Not Rated
Your rating: 0
6 1 vote

Sinopse

Quarto 212

Depois de uma briga com o marido, Catherine resolve dar um tempo e sai de casa. Ela se muda para o quarto 212 de um hotel do outro lado da rua, com vista privilegiada para seu antigo apartamento, para o marido que acaba de deixar e, de certa forma, para a vida que dividia com ele. Enquanto pensa se tomou a decisão certa, muitos personagens de sua trajetória opinam sobre o assunto. Todos a confrontam, ela gostando disso ou não, ao longo de uma noite que se revela transformadora.

Crítica

Rosebud está para o cinema como a esfinge para o Egito: um ícone atemporal rodeado por mistério e desafio. Criado por Orson Welles para o eterno Cidadão Kane (1941), já foi tema de inúmeras discussões sobre qual seria seu real significado, sem jamais se chegar a uma conclusão; esta é uma das belezas do filme. Em Quarto 212, o diretor Christophe Honoré pega emprestado não só o ícone mas toda a magia que o cerca, para usá-lo como a cereja do bolo em uma história pra lá de inusitada e bem-humorada.

 

Bebendo da fonte de inúmeros filmes franceses, Quarto 212 disseca um relacionamento amoroso, mais exatamente o desgaste que sofre no decorrer de algumas décadas de convívio. Entretanto, há aqui algumas características peculiares. A primeira delas surge logo na primeira cena, a caminhada decidida de uma Chiara Mastroianni logo desvendada como uma mulher sexualmente ativa, e com uma predisposição especial aos novinhos. Mais ainda: ela é uma mulher de atitude, capaz de desprezar um amante pela tolerância dele com uma rival que comete a insólita mescla de ditadura e amor – sim, isso acontece, e é hilário o modo como ela reage! Com uma verborragia alucinada, os minutos iniciais de Quarto 212 são essenciais para não só apresentar como também se afeiçoar a esta personagem tão cheia de si, independente de erros e acertos cometidos, que ficarão mais escancarados logo a seguir.

É ao ter sua infidelidade desmascarada na consequente briga com o marido que Quarto 212 assume aquela que será sua vertente decisiva: o fantástico. Ao migrar para o quarto que dá título ao filme – o número não é por acaso, mas sem spoilers! -, ela passa a receber visitas de pessoas que passaram por sua vida, em uma abrangente reflexão sobre seu passado. Isto sem deixar o bom humor de lado nem abandonar a vertente sexual, tão importante em sua personalidade. Em um desenrolar cada vez mais surpreendente, Quarto 212 se revela espirituoso e de um frescor contagiante, impulsionado não só pela bela atuação de Mastroianni como, também, pela riqueza de um roteiro sem medo de arriscar. Trata-se de Honoré na melhor forma.

Infelizmente, o filme não consegue manter o mesmo ritmo até o fim. Ao propor o encontro dos personagens fora do local do título, perde-se bastante de sua vivacidade e a narrativa tende a situações um tanto quanto preguiçosas. Há um considerável desnível do terço final em relação ao restante do filme, por mais que nele o diretor insira algumas alegorias visuais acerca do ambiente ali estabelecido: o cinema e suas marquises reluzentes, sempre palco de fantasias de todo tipo, e, na cena final, a citação a Rosebud. No fim das contas, Quarto 212 tem por objetivo vivenciar tal enigma a ser decifrado, sem o compromisso de explicações. Assim é a vida, assim é o cinema.

Quarto 212

Divertido e cativante, Quarto 212 surpreende pela ousadia em arriscar sem, no entanto, abrir mão de reflexões até profundas acerca do relacionamento humano a dois. Honoré mais uma vez demonstra habilidade em brincar com a narrativa, de forma a torná-la lúdica mas com um pé na realidade. Destaque também para o elenco em torno de Chiara Mastroianni, talvez na melhor atuação de sua carreira, competente e no mesmo timing cômico/fantástico tão essencial ao filme

Quarto 212
Quarto 212
Quarto 212
Quarto 212
Quarto 212
Quarto 212
Título original Chambre 212
IMDb Rating 6.0 1,612 votes
TMDb Rating 6.6 94 votes

Director

Elenco

Compartilhamento0

Títulos Similares

Corações Batendo Alto
Hannah Montana: O Filme
Diário de um Banana 2: Rodrick é o Cara
Gatos,Fios Dentais e Amassos
3 Turcos e um Bebê
Magic Mike
Até que a Gente te Separe
Doce Veneno
Scooby-Doo! e a Máscara do Falcão Azul
Jovem Mulher
Stage Mother
As Aventuras de Paddington 2

Deixe um comentário

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published