What's happening?

Vídeo 263 Views Report Error

  • Watch trailer
  • DUBLADO
Pedro Coelho

Pedro Coelho

Feb. 07, 2018USA93 Min.PG
Your rating: 0
6 1 vote

Sinopse

Pedro Coelho

Pedro Coelho é um animal rebelde que apronta todas no quintal e até dentro da casa do Mr. McGregor (Domhnall Gleeson), com quem trava uma dura batalha pelo carinho da amante de animais Bea (Rose Byrne).

Crítica

A sinopse oficial pode dar a impressão de uma obra pueril: o coelho Pedro vive sob os cuidados da gentil pintora Bea (Rose Byrne), e passa os dias tentando roubar legumes da horta ao lado, com a ajuda dos irmãos. Quando Bea se apaixona pelo vizinho, Thomas McGregor (Domhnall Gleeson), Pedro deve aprender a conviver com o maior inimigo. O espectador pode até antever os passos dessa trama, que provavelmente incluirá mensagens sobre a defesa da natureza, a convivência entre opostos, o amor superando as dificuldades etc.

 

Felizmente, Pedro Coelho foge aos ensinamentos virtuosos. O protagonista é sacana, arrogante e egocêntrico. Em diversos momentos, ele brinca com a burrice de outros animais, com o fato de estar num filme, ou por ser um animal trajando roupas. Existe um bem-vindo senso de autoparódia, ideal para o projeto não se levar muito a sério, e também para dialogar com o público adulto. Tamanha malícia contribui a tornar o personagem mais interessante: Pedro está mais próximo dos perversos Pica-Pau e dos Looney Tunes do que das doces histórias de ninar.

Assim, a narrativa surpreende pela quantidade de personagens levando choques, fugindo a explosões ou envenenamentos. Ao invés da visão inofensiva do mundo animal, o diretor Will Gluck investe numa natureza ativa e autônoma, disposta a combater os humanos de igual para igual. O roteiro investe em dezenas de gags improváveis (os pássaros cantantes, os casacos, o alce com os faróis), além de um conflito central desconcertante. No caso, o problema básico de Pedro diz respeito à superação do Complexo de Édipo – ele está apaixonado pela mãe postiça, Beatrix, e morre de inveja do pai postiço, Thomas, a quem precisa destruir.

 

Diante de tamanha ousadia, muitos pais – e alguns críticos – se revoltaram contra o projeto, acusando-o de desrespeitar a ingenuidade da obra original. Algumas acusações ecoaram na imprensa sobre uma possível defesa do bullying – algo um tanto absurdo, já que o bullying, por definição, é aplicado pelos mais fortes contra os mais fracos, ao contrário do que acontece nesta história sobre coelhos atacando um herdeiro mimado. Independente de seu valor enquanto adaptação, Pedro Coelho revela-se avesso às boas intenções normalmente associadas ao gênero infantil. Ele constrói seu discurso pós-moderno através de uma narrativa ágil, uma montagem acelerada e uma técnica de animação convincente, tanto na construção dos coelhos quanto na interação com os adultos em live action.

Pedro Coelho

Sem dúvida, o projeto efetua algumas escolhas contestáveis, seja pela função secundária das mulheres (as coelhas são excluídas das aventuras de Pedro; Beatrix se resume a uma moça bondosa e ingênua), seja pela narração redundante da primeira metade da história. Apesar de uma dublagem brasileira competente, é uma pena que todos os nomes sejam traduzidos, perdendo o aspecto de cultura estrangeira que poderia despertar a curiosidade das crianças. Se nos livros a tradução serve de referencial para identificação, no caso do filme o respaldo imagético deixa muito claro que a história não se passa no Brasil, enquanto o nome Beatrix serviria de importante menção à criadora dos personagens. Apesar dos pesares, Pedro Coelho resulta numa experiência muito mais inteligente do que a média das produções familiares. O segmento infantil não precisa ser sinônimo de ingenuidade.

Pedro Coelho
Pedro Coelho
Pedro Coelho
Pedro Coelho
Pedro Coelho
Pedro Coelho
Pedro Coelho
Pedro Coelho
Pedro Coelho
Pedro Coelho
Título original Peter Rabbit
IMDb Rating 6.6 35,904 votes
TMDb Rating 6.6 902 votes

Director

Will Gluck
Director

Elenco

James Corden isPeter Rabbit (voice)
Peter Rabbit (voice)
Rose Byrne isBeatrix 'Bea' Potter / Jemima Puddle-Duck (voice)
Beatrix 'Bea' Potter / Jemima Puddle-Duck (voice)
Margot Robbie isFlopsy Rabbit / Narrator (voice)
Flopsy Rabbit / Narrator (voice)
Sam Neill isMr. McGregor / Tommy Brock (voice)
Mr. McGregor / Tommy Brock (voice)
Domhnall Gleeson isThomas McGregor / Mr. Jeremy Fisher (voice)
Thomas McGregor / Mr. Jeremy Fisher (voice)
Daisy Ridley isCottontail Rabbit (voice)
Cottontail Rabbit (voice)
Elizabeth Debicki isMopsy Rabbit (voice)
Mopsy Rabbit (voice)
Sia isMrs. Tiggy-Winkle (voice)
Mrs. Tiggy-Winkle (voice)
Fayssal Bazzi isMr. Tod (voice)
Mr. Tod (voice)
Compartilhamento0

Títulos Similares

O Predador
Esqueceram de Mim 3
Caixa Postal 1142: O Campo Secreto para Nazistas nos EUA
Mulher-Maravilha
Os Olhos de Cabul
Scooby-Doo e os Invasores Alienígenas
Z: A Cidade Perdida
Artemis Fowl – O Mundo Secreto
Viagem ao Topo da Terra
Peter Pan
Nanny McPhee: A Babá Encantada
Feliz Halloween Scooby-Doo!

Deixe um comentário

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published