What's happening?

Vídeo 325 Views Report Error

  • Watch trailer
  • Dublado
Os Mortos Não Morrem

Os Mortos Não Morrem

May. 15, 2019USA104 Min.R
Your rating: 0
9 1 vote

Sinopse

Os Mortos Não Morrem

Em uma cidadezinha pacata, uma série de crimes começam a chamar a atenção dos policiais Cliff (Bill Murray) e Ronald (Adam Driver). Depois de investigarem, descobrem que os seus piores medos se tornaram reais: o local está sendo tomado por zumbis, que voltaram para executar as atividades que faziam diariamente quando vivos.

Crítica

Desde o princípio, este filme de zumbis se distingue da maioria das produções do gênero. Primeiro, ele anuncia com insistência que os mortos-vivos entrarão na trama e que “as coisas não vão dar certo no final”, de modo a anular voluntariamente o suspense. Segundo, o retorno dos mortos não produz qualquer senso de espetáculo ou pavor: os personagens, um tanto neutros, observam a catástrofe como se fosse apenas mais um problema em suas vidas miseráveis. Terceiro, retira-se a moralidade: os heróis não lutam contra os zumbis em nome da pátria, de suas famílias ou de seus entes amados. Ninguém possui laços afetivos duradouros com quem ser que seja. Quando reagem aos ataques, os habitantes de Centerville o fazem por inércia – não por acaso, um personagem importante se entrega de livre e espontânea vontade aos agressores.

 

É possível dizer que Os Mortos Não Morrem busca menos reproduzir os prazeres dos filmes de zumbis do que emitir um comentário bem humorado sobre a simbologia destes personagens. Comédias recentes do gênero, como Todo Mundo Quase Morto, buscavam funcionar ao mesmo tempo como paródia e homenagem, enquanto brincadeira e enquanto filme de zumbis autônomo. Jim Jarmusch se mostra menos pretensioso, produzindo humor pela indiferença em relação ao material humano e mesmo à crítica social embutida tradicionalmente nas histórias sobre mortos-vivos (vide o destino reservado aos personagens). O filme jamais se leva a sério, nem enquanto terror, nem mesmo enquanto paródia. Talvez por isso ele equilibre as quase inevitáveis referências pop com um humor clássico e datado – o prazer de ver um policial grande dentro de um carro pequeno, ou de testemunhar policiais apáticos diante de uma cena sanguinolenta. Quem são os verdadeiros zumbis?, pode-se perguntar, mas nem mesmo esta inversão simbólica seria realmente inovadora dentro deste tipo de narrativa.

Os Mortos Não Morrem

Tamanho desapego permite que o roteiro introduza algumas piadas simples, mas surpreendentemente descaradas. Os personagens conservadores usam bonés escritos “Make America White Again”, ao passo que o policial gentil afirma que “suas pessoas preferidas são os mexicanos”. Por mais que soe divertido observar zumbis adolescentes procurando por Wi-Fi em seus celulares, estes alvos não deixam de soar óbvios. Este é o desafio diante das figuras tragicômicas que se encontram no poder atualmente, tanto nos Estados Unidos quanto em outros países: é fácil demais parodiá-las, por constituírem caricaturas em si próprias. De que maneira criticar efetivamente Donald Trump e derivados sem se limitar à evidência de sua tolice? Como propor um discurso político que transcenda a retórica e perturbe o espectador, provocando uma reflexão?

 

Os Mortos Não Morrem se encontra longe de qualquer ambição do tipo. Retirando de seus atores o potencial mais imediato de suas composições – Bill Murray e Adam Driver interpretam os tipos indiferentes com uma mão nas costas, Tilda Swinton nasceu para compor figuras excêntricas como Zelda – a comédia se contenta em reincidir num caráter lúdico, sem malícia, quase infantil. É certo que o ritmo lento e a ação frustrada (os zumbis morrem com uma facilidade espantosa) subvertem as expectativas iniciais. No entanto, a narrativa tem pouco a oferecer ao espectador uma vez apresentados os seus truques. De fato, por mais bem executada e cuidadosamente produzida seja a trama – Jarmusch demonstra amplo domínio do ritmo e das brincadeiras metalinguísticas -, ela se desgasta pela falta de desenvolvimento. O cineasta sequer se preocupa em articular os diversos núcleos narrativos paralelos, abandonando a história dos hipsters de Cleveland e das crianças num reformatório.

O desgaste de significados produz seu ápice rumo ao final, quando um narrador simplesmente explica a conotação social dos zumbis e sua aplicação naquele contexto específico, de modo professoral e condescendente com o público. Mesmo assim, em suas repetições e sua inocência – a balada folk “The Dead Don’t Die” -, o resultado deve cativar o público sedento por acenos e referências, sem o caráter (literalmente) visceral que se aguardaria do gênero. Raros filmes se assumem enquanto brincadeira com tamanha transparência quanto este: basta ver os personagens admitirem que estão dentro de um filme, gerando um efeito cômico inesperado e um pouco tolo. Assim, permanecemos no domínio do faz de conta. Em outras palavras, ao invés da esperada comédia de zumbis, esta seria uma comédia sobre as comédias de zumbis, com todas as vantagens e desvantagens que o universo autorreferencial pode implicar.

 

Os Mortos Não Morrem
Os Mortos Não Morrem
Os Mortos Não Morrem
Os Mortos Não Morrem
Os Mortos Não Morrem
Os Mortos Não Morrem
Os Mortos Não Morrem
Os Mortos Não Morrem
Título original The Dead Don't Die
IMDb Rating 5.5 55,374 votes
TMDb Rating 5.5 1,077 votes

Director

Jim Jarmusch
Director

Elenco

Bill Murray isCliff Robertson
Cliff Robertson
Adam Driver isRonald Peterson
Ronald Peterson
Tilda Swinton isZelda Winston
Zelda Winston
Chloë Sevigny isMindy Morrison
Mindy Morrison
Tom Waits isHermit Bob
Hermit Bob
Steve Buscemi isFarmer Miller
Farmer Miller
Danny Glover isHank Thompson
Hank Thompson
Caleb Landry Jones isBobby Wiggins
Bobby Wiggins
Sara Driver isCoffee Zombie
Coffee Zombie
Compartilhamento1

Títulos Similares

Nosso Ex-Marido
Enviado do Céu
Perfeição Insondável
Jexi: Um Celular Sem Filtro
Ali no Queens
The Night They Knocked
The Pool
Caçadores de Trolls: A Ascensão dos Titãs
Alerta Vermelho
Mighty Oak
Atakan. The Bloody Legend
Bata Antes de Entrar

Deixe um comentário

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published