What's happening?

Vídeo 246 Views Report Error

  • Watch trailer
  • DUBLADO
Os Miseráveis

Os Miseráveis

Nov. 14, 2019France102 Min.R
Your rating: 0
5 1 vote

Sinopse

Os Miseráveis. Stéphane (Damien Bonnard) é um jovem que acaba de se mudar para Montfermeil e se junta ao esquadrão anti-crime da comuna. Colocado no mesmo time de Chris (Alexis Manenti) e Gwada (Djibril Zonga), dois homens de métodos pouco convencionais, ele logo se vê envolvido na tensão entre as diferentes gangues do local.

Crítica – Os Miseráveis

A princípio de acordo com Les Misérables, a integração social à francesa, ditada pelo sonho do multiculturalismo e da tolerância às diferenças, foi um fracasso completo. Ironicamente, o começo nos mostra uma possibilidade de comunhão, quando multidões assistem aos jogos da Copa do Mundo. Contudo vibram por uma França única, formada tanto por gauleses quanto por negros, magrebinos, filhos de imigrantes. Passado o idílio inicial, no entanto, o filme investe no que os franceses chamariam de “descida aos infernos”, ou seja, uma narrativa que se torna mais violenta e sanguinária a cada minuto.

Stéphane

O diretor Ladj Ly adapta seu próprio curta-metragem para mostrar os primeiros dias de Stéphane (Damien Bonnard) na brigada de polícia do subúrbio parisiense. Por constituir um ponto de vista externo àquele ambiente, o novato funciona como ponto de referência para o espectador médio, que se supõe igualmente chocado com esta gestão do caos nas periferias.

Ao longo de 100 minutos, o cineasta e roteirista apresenta as guerras de poder entre diferentes facções. Entre cristãos e muçulmanos, policiais e habitantes, crianças e adultos, homens e mulheres, brancos e negros. Cada microgrupo gerencia um bairro ou prédio, e qualquer conflito é encaminhado aos chefes das facções, o que implica numa evidente escalada dos enfrentamentos. Na cidade de Montfermeil não existe paz, apenas tréguas momentâneas entre o pressuposto da guerra.

A trama

Para retratar este universo de virilidade e agressividade exacerbadas, Ly opta por um estilo incrivelmente eficaz. Ainda que moralmente problemático: a estética da urgência, com a câmera posicionando-se no meio das rodas de briga. No centro dos confrontos entre gangues, pulando de um rosto ao outro, focando-se nas poucas vozes que se destacam entre a gritaria e as balas.

Em outras palavras, este é um território de imersão total que, ao invés de dar um passo atrás e analisar a situação. Buscando causas, consequências, apontando para saídas concretas ou simbólicas – prefere se concentrar no presente absoluto. Na sensação da captação ao vivo, no poder do choque que antecede o raciocínio. Este é o domínio dos sentimentos, do senso de sobrevivência, da ação e reação – ou talvez, melhor dizendo, a lei da selva, como comprova a metáfora do filhote de leão.

Assistir Os Miseráveis Online

Os Miseráveis
Os Miseráveis
Título original Les Misérables
IMDb Rating 7.6 20,525 votes
TMDb Rating 7.9 522 votes

Director

Ladj Ly
Director

Elenco

Compartilhamento0

Títulos Similares

A Vingança Está na Moda
Agente das Sombras
O Livro de Henry
Break
The Birdcatcher
Sacrifício e Coragem
Deep
Vingança
Luna: Em Busca da Verdade
Preparativos para Ficarmos Juntos por Tempo Indefinido
Memórias de Um Amor
Monos

Deixe um comentário

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published