What's happening?

Vídeo 298 Views Report Error

  • DUBLADO
Os Bad Boys

Os Bad Boys

Qual é a de vocês?Apr. 07, 1995USA118 Min.R
Your rating: 0
8 1 vote

Sinopse

Os Bad Boys

Os policiais Burnett (Martin Lawrence) e Lowrey (Will Smith) são encarregados de encontrar um carregamento de heroína que foi roubado. Uma testemunha liga para a delegacia dizendo ser capaz de identificar o ladrão. O pacato Burnett finge ser Lowrey para não perder o caso e acaba tendo que proteger a mulher, enquanto seu parceiro mulherengo cuida de sua família.

Crítica

Goste ou não do cinema de Michael Bay, ele é o que pode ser chamado de autor. Em pleno 2020, já é não é mais debatível que estamos diante de um diretor plenamente consciente de seu próprio cinema e que segue um estilo muito próprio — o que, todavia, não é uma garantia de êxito. Os giros em 360º sobre o rosto de atores, o slow-motion em tom épico, a ação picotada. Apelidado carinhosamente de Bayhem (mistura do sobrenome Bay com a palavra mayhem, que significa caos em inglês), é curioso observar de que forma ocorreu seu nascimento em Bad Boys, em 1995.

Diferentemente do filme seguinte da franquia, onde há um fator geopolítico do pós 9/11 ordenando toda a narrativa, a estreia de Bay parece partir genuinamente da relação entre os detetives Marcus Burnett (Martin Lawrence) e Mike Lowrey (Will Smith) como sua força motriz. No melhor estilo buddy cop, Bad Boys aposta justamente nesta dinâmica entre duas personalidades opostas que precisam conviver juntas. Aliás, isso é algo que já se enuncia desde a primeira cena, na qual os dois conseguem sair de uma situação que são reféns, justamente por encenarem uma briga entre si para que os assaltantes se distraiam.

Neste sentido, esse contraste entre Marcus e Mike é mais aprofundado quando os dois precisam trocar de identidade por boa parte do filme, transformando-se em uma verdadeira comédia de encenação, ainda que nada disso faça muito sentido dentro do roteiro. Todavia, um erro que Bad Boys II viria a consertar é que Martin Lawrence e Will Smith funcionam muito mais organicamente quando contracenam, e não quando estão separados, o que acaba acontecendo por boa parte aqui. Por outro lado, faz bastante sentido colocar esses personagens para interpretar um ao outro. É a clássica situação de literalmente se colocar no lugar do outro para entender melhor sua vida e escolhas feitas.

Em contraponto com este lado mais inocente que Bay se escora nas atuações de seus protagonistas, existe um tom mais sombrio na história que marca um contraste dinâmico para a narrativa. Na trama principal, Marcus e Mike precisam investigar um carregamento de heroína roubado, no qual a única testemunha que pode solucionar o caso, Julie (Téa Leoni), possui uma ligação indireta com Mike.

Funcionando como um elemento vivo do filme, fica evidente que Bay usa um contraste visual retratar duas Miami bem diferentesque, consequentemente, geram atmosferas distintas. Primeiro, temos o laranja ensolarado dos ambientes externos, um rap tocando de fundo e o simples dia-a-dia de Marcus e Mike. A cidade parece amigável e convidativa. Posteriormente, a noite toma conta e Bay aposta num azul que, juntamente com uma iluminação esfumaçada, dita um tom bem mais sombrio para a história. Por exemplo, a morte de Max (Karen Alexander), a amiga de Julie, é o momento que o diretor mais parece beber das fontes de um maneirismo brian-de-palmiano ou hitchcockiano em sua carreira, estilizando ao máximo o suspense daquela cena através dos close-ups e do slow motion. Contudo, conforme o avançar do longa, a comédia e o suspense nunca parecem conversar em sintonia, dando a impressão que são dois filmes em um.

Os Bad Boys

Na sequência de Bad Boys, veremos que o fato de Bay abraçar sua visão absurda colabora bem mais para a unidade de sua obra. Em seu primeiro longa, o diretor se encontra ainda muito mais preso a uma emulação de referências passadas, que vão desde o buddy cop de filmes como Máquina Mortífera, passando por elementos dos maneirismo na construção do suspense, até chegar a um estilo de ação que lembra o cinema de John Woo. Há uma cena em que Will Smith, enquanto corre atrás dos vilões, esbarra em um grupo de cadeirantes que seguram uma bola de basquete. E, sim, não há nenhum motivo para eles estarem passando por aquele local naquela hora. Talvez seja aí que o espírito caótico do diretor tenha nascido.

De todos os trabalhos de Michael Bay, sua estreia em Bad Boys figura como um dos mais contidos do diretor e que mais bebe de referências — aliás, no futuro, Bay passará a sugar referências de seus próprios filmes. Sem abraçar totalmente seu caos visual, já é possível ver alguns flertes do que viria a seguir em futuros trabalhos. Fora isso, o filme se configura como uma mistura buddy cop competente dos anos 90, contando com o diferencial de Bay saber explorar a dinâmica cômica entre Martin Lawrence e Will Smith, e um thriller com traços do maneirismo.

Os Bad Boys
Os Bad Boys
Título original Bad Boys
IMDb Rating 6.9 242,302 votes
TMDb Rating 6.7 3,841 votes

Director

Michael Bay
Director

Elenco

Will Smith isDetective Mike Lowrey
Detective Mike Lowrey
Martin Lawrence isDetective Marcus Burnett
Detective Marcus Burnett
Téa Leoni isJulie Mott
Julie Mott
Joe Pantoliano isCaptain C. Howard
Captain C. Howard
Marg Helgenberger isCaptain Allison Sinclair
Captain Allison Sinclair
Theresa Randle isTheresa Burnett
Theresa Burnett
Anna Levine isFrancine Donne
Francine Donne
Nestor Serrano isDetective Sanchez
Detective Sanchez
Compartilhamento0

Títulos Similares

Ford vs Ferrari
Você Nem Imagina
Star Wars – A Vingança dos Sith
Hooking Up
Operação Corvo
Scooby-Doo! – O Misterio Começa
Power Rangers
Breaking Surface
Um Casamento a Mais
John Wick 3: Parabellum
Infamous
Line Walker 2: Espião Invisível

Deixe um comentário

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published