What's happening?

Vídeo 329 Views Report Error

  • Watch trailer
  • DUBLADO
Os Aeronautas

Os Aeronautas

Inspirado por uma aventura real.Nov. 04, 2019UK100 Min.PG-13
Your rating: 0
8 1 vote

Sinopse

Os Aeronautas

Londres, 1862. O cientista James Glaisher (Eddie Redmayne) está prestes a realizar o grande sonho de sua vida, ao iniciar uma viagem de balão de forma a pesquisar formas de se prever a meteorologia. Sua companheira de viagem é Amelia Rennes (Felicity Jones), veterana do balonismo que topou o desafio após um grande trauma em sua viagem anterior, quando seu marido faleceu. Juntos, eles enfrentam uma aventura rumo ao céus na tentativa de chegar a uma altitude inédita até então a qualquer ser humano.

Crítica

A ciência sempre avançou conforme a tecnologia evolui. Entretanto, a coragem de algumas pessoas em dar um passo a mais em nome do conhecimento geral pode alcançar um progresso jamais visto. Essa é a proposta de “Os Aeronautas”, filme original do Prime Video dirigido por Tom Harper, que com George Steel, responsável pela fotografia, e Mark Eckersley, editor, trabalharam juntos na série “Peaky Blinders”.

Baseado em fatos e inspirado pelo livro “Falling Upwards: How We Took to the Air“, de Richard Holmes, a obra se passa em 1862 em Londres e conta a história de Amelia Wren (Felicity Jones), que se une ao cientista James Glaisher (Eddie Redmayne) para promover avanços no conhecimento sobre o clima e voar mais alto do que qualquer outra pessoa já voou. A dupla de protagonistas, que já trabalhou em conjunto em “A Teoria de Tudo“, mais uma vez tem a forte química como um dos principais pontos positivos do filme.

O roteiro de Jacob Thorne (“Extraordinário”) vai direto ao ponto. Inicia com a decolagem e apresenta as características da balonista, que se apresenta ao público como uma verdadeira artista enquanto James realiza leituras sobre o solo. Thorne precisou realizar adaptações para desenvolver o texto da obra: Amelia nunca existiu fora da ficção; na vida real, Glaisher voou com o cientista Henry Coxwell, que salvou a sua vida na viagem representada na obra; já a personagem principal do filme foi inspirada na balonista Sophie Blanchard, que recebeu o cargo de “Aeronauta dos Festivais Oficiais”, de Napoleão Bonaparte.

Entre a ação da subida do balão, que ocorre no presente, são apresentados rápidos flashbacks para aprofundar a história dos personagens. É por meio dessas cenas que o espectador é apresentado ao passado de Amelia, que se tornou viúva após a morte do seu marido Pierre (Vincent Perez, de “15 Minutos de Guerra”) em uma viagem de balão. Além do recorde, James também tinha noção de que, com as comprovações em pleno ar, seria possível evoluir a previsão do tempo, ajudando a tornar plantios mais produtivos, prever inundações e auxiliar contra a seca.

As melhores cenas de “Os Aeronautas” acontecem no balão. Em uma cesta pequena, os dois precisam conviver e trabalhar em conjunto para superar as adversidades do clima. A câmera perto do rosto dos protagonistas exalta uma situação claustrofóbica, com pouco espaço para se movimentar. Para o filme dar certo, era essencial que os efeitos especiais estivessem impecáveis – de fato, tudo parece crível e esteticamente irrepreensível.

Os Aeronautas

O diretor sabe exatamente os momentos de mostrar a altura como uma paisagem de contemplação e quando precisa apresentá-la como um perigo, propositalmente causando uma sensação de vertigem. Harper utiliza o balão como um tipo de personagem que reage às condições climáticas como chuva, as nuvens, a neve, o vento e o frio.

Os momentos de ação também são muito bem dirigidos e ganham emoção com a excelente a trilha sonora de Steven Price (“Gravidade”) e os efeitos de som. Tudo ajuda a criar uma imersão ainda maior em cada cena. Sabendo o momento certo para crescer a trilha, a experiência de Price no filme espacial ajudou o compositor a trabalhar também com o silêncio como um auxiliar para a contemplação.

Enquanto Redmayne tem uma atuação mais contida, Felicity Jones toma o protagonismo, com uma personagem enérgica e incansável na busca dos seus objetivos. A atriz segura com tranquilidade os momentos de drama e se entrega nas cenas de ação. Já Himesh Patel (“Yesterday”) tem pouco tempo de tela como John Trew, que atua apenas como um observador e conselheiro de James.

“Os Aeronautas” pode ser visto como um passo importante da Amazon dentro do mercado, mostrando que suas obras originais seguem em evolução com o tempo. Que a experiência de James e Amelia inspirem a empresa a seguir buscando as boas histórias e ousando nas criações.

Os Aeronautas
Os Aeronautas
Os Aeronautas
Os Aeronautas
Os Aeronautas
Os Aeronautas
Os Aeronautas
Título original The Aeronauts
IMDb Rating 6.6 28,359 votes
TMDb Rating 6.8 373 votes

Director

Tom Harper
Director

Elenco

Eddie Redmayne isJames Glaisher
James Glaisher
Felicity Jones isAmelia Rennes
Amelia Rennes
Tom Courtenay isArthur Glaisher
Arthur Glaisher
Phoebe Fox isAntonia
Antonia
Vincent Pérez isPierre Rennes
Pierre Rennes
Himesh Patel isJohn Trew
John Trew
Anne Reid isEthel Glaisher
Ethel Glaisher
Rebecca Front isAunt Frances
Aunt Frances
Robert Glenister isNed Chambers
Ned Chambers
Compartilhamento2

Títulos Similares

Um Desfile de Natal
Tora-san, Gostaria Que Estivesse Aqui
The Dawn
Persian Lessons
Logan
The World to Come
Lena and Snowball
Endless
Além da Morte
Carga Bruta
R.I.A.
O Destino de Uma Nação

Deixe um comentário

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published