What's happening?

Vídeo 328 Views Report Error

  • Watch trailer
  • DUBLADO
Operação Overlord

Operação Overlord

Nov. 01, 2018USA110 Min.R
Your rating: 0
9 1 vote

Sinopse

Operação Overlord

Uma tropa de paraquedistas americanos é lançada atrás das linhas inimigas para uma missão crucial. Mas, quando se aproximam do alvo percebem que não é só uma simples operação militar e tem mais coisas acontecendo no lugar, que está ocupado por nazistas.

Crítica

A madrugada que antecedeu o Dia D, na Normandia, compõe o cenário de Operação Overlord, terror de guerra que destaca em seu título o plano de invasão executado em 1944. Toda a base do filme se encontra na Segunda Guerra Mundial, mas a graça se encontra justamente na maneira diferenciada como a história é conduzida (especialmente por tratar de um tema já muito abordado no cinema). Aqui, o horror da realidade se mistura com um estilo mais sofisticado de filme B; e a resolução não poderia ser mais divertida.

O senso de urgência que a guerra traz é introduzido logo na sequência inicial, definindo a mensagem que o filme quer transmitir: o que importa é o que está acontecendo agora. Ao acompanharmos uma equipe de soldados americanos prestes a serem jogados (literalmente) para além das linhas inimigas, já é possível saber o que nos aguarda nos próximos minutos: ação, morte, sangue… e mais ação. Mas o que há além disso? O que torna Operação Overlord diferente de outros tantos filmes de guerra? A resposta: o nome J. J. Abrams, cujo estilo e ideias inesperadas mostram-se tão fortes aqui quanto na franquia Cloverfield.

Além da evidenciação do clima de sofrimento, pobreza e apreensão, a sensação do terror da guerra com o terror do desconhecido se unem e elevam a intensidade da história. Sabemos que há mais do que nazistas no pequeno vilarejo francês, mas o que está acontecendo exatamente? O suspense é muito bem elaborado e trabalha o horror da batalha de maneira crível; mas o espaço também é o do gore, puro e simples, que toma as rédeas sem medo de impactar. A transição é fluida e ao mesmo tempo carregada, mas nunca perde seu ritmo.

A “rotina” da Segunda Guerra Mundial (incluindo bombas plantadas em terrenos vazios e o terror que soldados nazistas instauram nos civis) logo se opõe à missão que foi incumbida aos soldados que sobreviveram. O filme aproveita mais um pedaço da realidade e transforma os estudos científicos dos nazistas em inocentes na chance de introduzir o sobrenatural e, principalmente, a carnificina. A missão de destruir uma torre nazista não é mais tão simples como parece, pois há muito mais em jogo.

Operação Overlord

Assim como em relação aos efeitos práticos e especiais, a ambientação de Operação Overlord é, sem dúvidas, um dos pontos mais altos da produção. Mesmo intercalando o lado histórico com o lado irreal, é possível ver que sua identidade ainda se mantém intacta, o que não é pouca coisa. O elenco também se destaca e não só está sintonizado como também ajuda a manter um ritmo dinâmico entre os planos secretos e as execuções dos mesmos. A aliança formada pela francesa Chloe (Mattilde Ollivier) com os soldados, incluindo Boyce (Jovan Adepo) e Ford (Wyatt Russell), entrega aquela parcela de humanização à história e se alterna com a violência, enquanto o vilão interpretado por Pilou Asbæk balanceia os dois lados da narrativa.

Operação Overlord sabe exatamente a que veio. É um prato cheio para o cinema de horror e não oscila ao reunir componentes humanos e sobrehumanos na mesma narrativa, que por sua vez é enérgica e rende momentos de ação grandiosos. Poderia ter dado muito errado, mas a presença do gore venceu a batalha de entreter em pleno Terceiro Reich.
Operação Overlord
Operação Overlord
Operação Overlord
Operação Overlord
Operação Overlord
Operação Overlord
Operação Overlord
Título original Overlord
IMDb Rating 6.6 87,495 votes
TMDb Rating 6.6 1,521 votes

Director

Julius Avery
Director

Elenco

Jovan Adepo isPrivate First Class Edward Boyce
Private First Class Edward Boyce
Wyatt Russell isCorporal Lewis Ford
Corporal Lewis Ford
John Magaro isPrivate First Class Lyle Tibbet
Private First Class Lyle Tibbet
Pilou Asbæk isCaptain Wafner
Captain Wafner
Bokeem Woodbine isSergeant Rensin
Sergeant Rensin
Iain De Caestecker isPrivate Morton Chase
Private Morton Chase
Dominic Applewhite isPrivate First Class Jacob Rosenfeld
Private First Class Jacob Rosenfeld
Jacob Anderson isPrivate First Class Charlie Dawson
Private First Class Charlie Dawson
Compartilhamento0

Títulos Similares

Nova Ordem Espacial
Sexta-Feira 13 – Parte VII: A Matança Continua
Bloodshot
Follow Me
Excursion
Desejos Ocultos
Estou Pensando em Acabar com Tudo
Verdade ou Desafio
Jogos Mortais 5
Ex_Machina: Instinto Artificial
O Jogo da Imitação
Sweet River

Deixe um comentário

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published