What's happening?

Vídeo 228 Views Report Error

  • DUBLADO
Operação Final

Operação Final

Aug. 29, 2018USA124 Min.PG-13
Your rating: 0
9 1 vote

Sinopse

Operação Final

Quinze anos depois da Segunda Guerra Mundial, uma equipe de agentes secretos foram recrutados para localizar o Adolf Eichmann (Ben Kingsley), o arquiteto nazista famoso do holocausto.

Crítica

A ideologia nazista, com a prática de campos de concentração e a ideia de purificação da raça, costuma ser associada à figura de Adolf Hitler, embora vários agentes alemães e austríacos sejam responsáveis por crimes durante a Segunda Guerra Mundial. Um deles, Adolf Eichmann, conseguiu escapar e reconstruir uma vida sob pseudônimo na Argentina, até ser descoberto ao acaso por um grupo de investigadores judeus. Nasce então o plano improvável de sequestrá-lo e levá-lo a Israel, onde será julgado diante dos familiares de suas vítimas.

 

Para este projeto biográfico, o diretor Chris Weitz, acostumado aos pequenos dramas intimistas, se arrisca pelo suspense macroestrutural, envolvendo datas, países, cenários e circunstâncias reais. Ele trabalha a partir de uma estrutura semelhante à de Argo: um thriller tenso sobre a fuga de um país inimigo, tendo como eventuais momentos de descontração o humor decorrente do absurdo daquele contexto. Em Argo, a fuga envolvia o planejamento de um falso filme-dentro-do-filme. Em Operação Final, a extração de Eichmann passa pela necessidade de drogá-lo e fazer com que seja visto como um homem bêbado. A ideia de tratar o homem perigoso como um agradável senhor alcoolizado fornece uma comicidade que Weitz explora apenas em partes.

Aliás, o diretor economiza nas ferramentas do suspense. A estridente trilha sonora de Alexandre Desplat é concebida para um blockbuster de constante tensão. No entanto, a edição é lenta, e a montagem paralela, essencial para a tentativa de sequestro, é abandonada pelo projeto. Weitz se apoia em clichês convenientes, como o grupo salvo pelo gongo por causa de algum barulho na vizinhança, que dispersa a atenção dos nazistas, ou a colaboradora desconhecida, incorporada ao grupo sem investigação de seu passado, e que claramente vai trazer problemas mais tarde. O cineasta luta para criar ao mesmo tempo um estilo elegante e um ritmo visceral, como acredita ser necessário para o gênero. No meio do caminho, transforma as mulheres em figuras acessórias – elas constituem meros interesses amorosos para os heróis e vilões – e descreve a persistência do pensamento nazista sem questioná-lo.

 

O melhor aspecto de Operação Final se encontra no trabalho excepcional de Ben Kingsley. A composição de Adolf Eichmann poderia facilmente cair na caricatura do vilão perverso. No entanto, o ator cria uma sensação ambígua de responsabilidade: por um lado, o líder nazista acreditava apenas “fazer o melhor para o seu povo”, por outro lado, nunca pretendeu que as mortes se estendessem a esse ponto. Nenhum desses argumentos serve como justificativa, é claro, mas transparecem uma psicologia mais complexa do que a de um simples vilão. Eichmann é um bom avô e bom marido, além de possuir notável dom da oratória. Cada postura do personagem, cada fala ou olhar é muito bem pensada e executada por Kingsley, e ressaltada pela ótima fotografia de Javier Aguirresarobe. As trocas entre Eichmann e Peter (Oscar Isaac), no trecho central da história, elevam o filme a um intricado jogo de estratégias, como uma guerra particular entre quatro paredes.

Operação Final

Fora deste encontro, no entanto, o projeto corre o risco de soar genérico, tanto pela cena de introdução – seguindo à risca o manual do bom gosto para filmes políticos – quanto pela de conclusão, com os habituais letreiros e fotos verídicas para comparamos os personagens fictícios às pessoas reais nas quais se inspiraram. Weitz não aspira à criatividade, nem à ousadia formal. Ele acredita profundamente no interesse de seus personagens e seus atores. No caso de Eichmann, obtém sucesso. É uma pena que a galeria de médicos, policiais e agentes judeus ao redor dele seja muito menos interessante do que o líder nazista, e que o projeto perca a chance de refletir sobre as raízes plantadas por esta ideologia nociva no pensamento contemporâneo.

Operação Final
Operação Final
Operação Final
Operação Final
Operação Final
Operação Final
Operação Final
Operação Final
Operação Final
Operação Final
Título original Operation Finale
IMDb Rating 6.6 34,453 votes
TMDb Rating 6.7 422 votes

Director

Chris Weitz
Director

Elenco

Oscar Isaac isPeter Malkin
Peter Malkin
Ben Kingsley isAdolf Eichmann
Adolf Eichmann
Mélanie Laurent isHanna Elian
Hanna Elian
Peter Strauss isLothar Hermann
Lothar Hermann
Nick Kroll isRafi Eitan
Rafi Eitan
Lior Raz isIsser Harel
Isser Harel
Michael Aronov isZvi Aharoni
Zvi Aharoni
Ohad Knoller isEphraim Ilian
Ephraim Ilian
Joe Alwyn isKlaus Eichmann
Klaus Eichmann
Compartilhamento1

Títulos Similares

Appaloosa – Uma Cidade sem LeiAppaloosa – Uma Cidade sem Lei
#Alive
Pânico na Floresta
Exil
Os Mistérios de Miss Fisher
Fora do Rumo
Memórias de Um Amor
Filhas do Sol
Miss Juneteenth
Edison
Nosso Ex-Marido
Um Homem Comum

Deixe um comentário

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published