What's happening?

Vídeo 196 Views Report Error

  • Watch trailer
  • DUBLADO
O Que Será de Nozes 2

O Que Será de Nozes 2

Preparar! Apontar! Soltar os bichos!Aug. 11, 2017Canada91 Min.PG
Your rating: 0
7 1 vote

Sinopse

O Que Será de Nozes 2

A aventuras de Surly e seus amigos, Buddy, Andie e Precious continuam. Eles descobrem que o prefeito de Oakton está planejando construir um parque de diversões gigante no Liberty Park, o que vai acabar com o lugar onde eles moram. A turma agora precisa se unir para salvar sua casa e derrotar o prefeito.

Crítica

Parte da crítica de cinema tem descartado animações infantis como reais objetos de análise. Com certa condescendência, determinam se o filme é colorido o suficiente, se traz mensagens positivas, se as piadas agradam aos adultos ou apenas às crianças. Mas o gênero precisa ser considerado como projeto digno de considerações ideológicas, técnicas, de mise en scène etc. Por trás da fofura e das cores, toda representação fantasiosa dialoga com o mundo atual.

 

O Que Será de Nozes 2 foi rejeitado por esta parte da imprensa que o considerou “desnecessário” (The Guardian) e não “verdadeiramente divertido” (Variety). No entanto o filme possui uma série de elementos dignos de atenção. O primeiro deles diz respeito à delimitação do gênero: enquanto a história original de O Que Será de Nozes? adaptava os códigos da máfia para as crianças, a continuação discorre sobre a corrupção na política com uma frontalidade incomum. Fala-se em “lucratividade”, “especulação (imobiliária)”, e ainda sobre o personagem que “não pode ir à cadeia porque é rico”.

 

 

Esta franquia mantém o subtexto ousado, ainda mais complexo do que o original. Antes, Max, Andie e seus amigos precisavam encontrar comida. Agora, com uma loja de nozes à disposição, eles se questionam sobre viver na mordomia do consumismo ou retornar às raízes selvagens e caçar o próprio alimento. Ou seja, quando a sobrevivência não dava escolha, seus atos eram óbvios, mas o segundo filme lida com liberdades individuais, inclusive criando uma oposição saudável entre a demagogia nostálgica de Andie e a malandragem hedonista de Max. Nenhum dos dois é visto como certo ou errado: a ideia do filme é realizar uma improvável síntese entre ambos.

 

Juntos, os animais provam não apenas que a união funciona melhor do que o individualismo, mas também que a reunião dos bichos pode provocar uma verdadeira revolução social. Em tempos de vidraças quebradas chocando os defensores da propriedade privada, o espectador pode ficar surpreso ao ver o que esquilos, castores e cachorros estão dispostos a fazer com uma casa e um parque de diversão inteiros. Mesmo assim, o espírito anárquico não se traduz numa proposta coerente: apesar de criticar o prefeito corrupto e os falsos protetores dos animais, O Que Será de Nozes 2 não oferece alternativas políticas. O discurso fica no meio do caminho entre a denúncia e o conformismo do tipo “todo político é vendido”.

O Que Será de Nozes 2

Na direção, Cal Brunker desenvolve cenas de ação fluidas em termos de enquadramento e montagem, como a cena de abertura na loja, além de privilegiar o humor paródico à escatologia do primeiro filme. São particularmente bem-sucedidas as brincadeiras com a artificialidade dos musicais e a hipocrisia dos ricos. A ótima dublagem contribui à credibilidade dos personagens e ao timing das piadas. O resultado pode não atingir um grau de debate aprofundado, mas deixa pistas suficientes para as crianças questionarem as ordens impostas e duvidarem de figuras de autoridade.

 

Apesar das qualidades, O Que Será de Nozes 2 ainda se apoia em figuras desgastadas da animação globalizada, trazendo personagens parecidas demais com outras figuras marcantes, a exemplo da tirânica Darla de Procurando Nemo ou Snowball, o coelhinho gângster de Pets – A Vida Secreta dos Bichos. Algumas escolhas da tradução também incomodam, como o excesso de “show de bola” proferido pelo protagonista, ou falas conservadoras do tipo “macho que é macho…” trocadas entre amigos. O filme permanece preso à estrutura bem-sucedida de outros projetos, mas deixa transparecer a vontade de injetar, ainda que discretamente, mensagens e temáticas atípicas para debater com as crianças.

O Que Será de Nozes 2
O Que Será de Nozes 2
O Que Será de Nozes 2
O Que Será de Nozes 2
O Que Será de Nozes 2
O Que Será de Nozes 2
O Que Será de Nozes 2
O Que Será de Nozes 2
O Que Será de Nozes 2
O Que Será de Nozes 2
Título original The Nut Job 2: Nutty by Nature
IMDb Rating 5.5 5,964 votes
TMDb Rating 5.8 256 votes

Director

Elenco

Will Arnett isSurly (voice)
Surly (voice)
Katherine Heigl isAndie (voice)
Andie (voice)
Maya Rudolph isPrecious (voice)
Precious (voice)
Gabriel Iglesias isJimmy (voice)
Jimmy (voice)
Sebastian Maniscalco isJohnny (voice)
Johnny (voice)
Isabela Merced isHeather (voice)
Heather (voice)
Jackie Chan isMr. Feng (voice)
Mr. Feng (voice)
Bobby Moynihan isThe Mayor (voice)
The Mayor (voice)
Peter Stormare isGunther (voice)
Gunther (voice)
Bobby Cannavale isFrankie (voice)
Frankie (voice)
Compartilhamento0

Títulos Similares

TiMER
The Loud House: Um Natal Muito Loud
Sangue e Honra 2 – Batalha dos Clãs
Alvin e os Esquilos 2
Crônicas de Natal
Operação Mekong
Angry Birds 2: O Filme
Ali no Queens
Uma Cilada Para Meu Avô
The Paper Tigers
Max Steel
Reino do Superman

Deixe um comentário

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published