What's happening?

Vídeo 1310 Views Report Error

  • DUBLADO
O Quarto de Jack

O Quarto de Jack

Baseado no livro best-seller.Oct. 16, 2015Canada117 Min.R
Your rating: 0
10 1 vote

Sinopse

O Quarto de Jack

Joy (Brie Larson) e seu filho Jack (Jacob Tremblay) vivem isolados em um quarto. O único contato que ambos têm com o mundo exterior é a visita periódica do Velho Nick (Sean Bridgers), que os mantém em cativeiro. Joy faz o possível para tornar suportável a vida no local, mas não vê a hora de deixá-lo. Para tanto, elabora um plano em que, com a ajuda do filho, poderá enganar Nick e retornar à realidade.

Crítica

Com O Quarto de Jack, o diretor Lenny Abrahamson (Frank) tinha pela frente um projeto tido por muitos como “inadaptável”: traduzir em imagens as palavras que compõem o romance homônimo escrito por Emma Donoghue – lançado em 2010. O livro conta a história de uma mulher (Brie Larson, de United States of Tara) e seu filho, Jack (Jacob Tremblay), de apenas cinco anos, confiados em um pequeno quarto. Ela foi sequestrada há sete anos, quando tinha apenas 17 e, com a ajuda do menino, elabora um plano para tentar fugir do cativeiro.

O fator complicador? Room (no original) é narrado sob a perspectiva da criança. A solução? Convidar a própria autora para ser roteirista do filme – cuja trama, por sua vez, é levemente inspirada no caso real revelado em 2008 (e que ganhou o noticiário internacional) de uma jovem que foi mantida em cativeiro na Áustria pelo pai (e abusada sexualmente por ele) durante 24 anos, no episódio que ficou conhecido como o Caso Fritzl.

Na tela, o resultado é poético, no primeiro momento – paradoxalmente, o que dá conta do enclausuramento; e de um realismo cortante nos dois terços seguintes (aqui cabe uma longa observação: O Quarto de Jack é o tipo de filme do qual, quanto menos se sabe a respeito do enredo, melhor; por outro lado, impossível discorrer sobre a produção sem seguir adiante na trama, o que não é exatamente um spoiler, uma vez que descobrir o “como” é um ato instigado pelo longa-metragem, mas siga por sua conta), quando a dupla tem que se reposicionar (no caso da mãe) ou conhecer (o que se aplica a Jack) o mundo “lá fora”.

O filme é narrado por Jack com uma verossimilhança incrível, apoiado no ponto de vista fantasioso e inventivo dos diálogos e na atuação cativante do pequeno Tremblay – sintetizado na imagem do céu visto por ele pela primeira vez, não pela claraboia do “quarto”, mas através da trama do tapete que embrulha o garoto no momento da fuga. Ponto, também, para a delicada direção de Abrahamson.

Uma vez de volta ao seio da família, quem brilha é Larson (com uma menção honrosa para Joan Allen no papel da mãe/ avó). Ao contrário do se suporia, quem disse “seus problemas acabaram”, deu de cara na porta. A readaptação é dura e exige da personagem um esforço para o qual ela não estava preparada. Já a atriz, sim. Brie encara com uma honestidade surpreendente o buraco negro do trauma para o qual a “heroína” é tragada. 

O Quarto de Jack

Embora cada um dos momentos (cativeiro e “vida real”) seja retratado de forma sublime, a desigualdade entre eles na representação do filme é um dos poucos pontos fracos da obra. Na comparação, contraditoriamente, “perde-se” muito tempo fora do quarto, uma vez que, embora você torça fervorosamente para que mãe e filho se livrem daquela situação, o desafio cinematográfico maior se dá (e é vencido) justamente no cubículo que motiva toda a ação. Mas, aí, você já terá se apaixonado por Jack.

O Quarto de Jack
O Quarto de Jack
O Quarto de Jack
O Quarto de Jack
O Quarto de Jack
O Quarto de Jack
Título original Room
IMDb Rating 8.1 376,844 votes
TMDb Rating 8.1 6,551 votes

Director

Elenco

Brie Larson isJoy
Joy "Ma" Newsome
Jacob Tremblay isJack Newsome
Jack Newsome
Joan Allen isNancy Newsome
Nancy Newsome
William H. Macy isRobert Newsome
Robert Newsome
Amanda Brugel isOfficer Parker
Officer Parker
Joe Pingue isOfficer Grabowski
Officer Grabowski
Cas Anvar isDr. Mittal
Dr. Mittal
Wendy Crewson isTalk Show Host
Talk Show Host
Compartilhamento0

Títulos Similares

Predador Ártico
Perdi Meu Corpo
Ad Astra Rumo às Estrelas
Fração de Segundos
Vozes e Vultos
Invencível: Caminho da Redenção
Um Homem de Sorte
Mank
Prisioneiros da Terra Fantasma
Veronica Mars
A Casa do Medo: Incidente em Ghostland
The Night They Knocked

Deixe um comentário

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published