What's happening?

O Guardião Invisível

O Guardião Invisível

Mar. 03, 2017Spain129 Min.PG
Your rating: 0
10 1 vote

Sinopse

O Guardião Invisível

A Inspetora Amaia Salazar lidera uma investigação que vai levá-la de volta para Elizondo, a aldeia das chuvas no coração do País Basco, onde ela nasceu e para a qual ela esperava nunca mais voltar.

Crítica

É interessante notar como, ao se falar em cinema europeu, de imediato vem em mente realizadores autorais, como TruffautAlmodóvarLars von Trier, os irmãos Dardenne e tantos outros. No imaginário cinéfilo coletivo, a produção do Velho Continente quase sempre é associada ao circuito de arte, por mais que, lá como cá, também se produza filmes de perfil claramente comercial. É o caso de O Guardião Invisível, primeira adaptação da trilogia Baztán para o cinema, numa jogada tão comum à indústria hollywoodiana.

 

Nesta competente abertura, o diretor Fernando González Molina dá especial atenção a estabelecer as bases do que virá a seguir. Uma delas é a cidade de Elizondo, situada ao norte da Espanha, que se torna personagem ao emprestar sua arquitetura tão peculiar (e bela) ao lado da cultura e mitologia basca, que surgem de relance nesta típica história de investigação. Aqui a tarefa de elucidar o(s) crime(s) está a cargo de Amaia Salazar, cria natal que há muito deixou a cidade para estudar fora. O pulo do gato da trilogia escrita por Dolores Redondo é justamente este: mesclar investigações com a vida pessoal de sua protagonista. Ao menos neste filme, funciona.

Funciona porque a narrativa flui sem pressa, dando o tempo necessário para se estabelecer a devida ambientação, tanto em relação aos crimes quanto ao próprio núcleo familiar. A fotografia, sempre soturna e em tons azulados, traz ao filme o clima gélido representado também na recepção que Amaia tem de sua própria família. A transição entre tais subtramas surge sem sobressaltos e de forma orgânica, por mais que vez ou outra surjam inserções que remetam não ao que acontece neste filme, mas ao próximo, Legado nos Ossos (2019). Este é o custo de uma produção intercalada como esta, apenas ao se completar o trio de filmes se terá acesso à história completa. Faz parte da proposta.

O Guardião Invisível

Ainda assim, tais inserções não chegam a atrapalhar o filme, por mais que indiquem questões que, intencionalmente, ficam sem resposta. Em parte porque o desmembramento pessoal desta narrativa auxilia a própria resolução dos assassinatos cometidos, em uma junção bem conduzida. Justamente o oposto do que será visto na sequência, quando acontecimentos e reviravoltas são empilhadas a esmo, sem muito capricho em seu desenvolvimento. Ao menos aqui Molina fez o dever de casa a contento, auxiliado também pelo roteiro de Luiso Berdejo, que soube evitar excessos.

Soma-se ainda a interpretação convincente de Marta Etura como a inspetora Amaia, ao mesmo tempo séria mas sem descambar para o brilhantismo histriônico de um novo Sherlock Holmes. Chama a atenção o fato de que as pessoas ao redor estão mais incomodadas com o retorno de Amaia do que propriamente ela em estar de volta à sua cidade-natal, característica que explica muito sobre a personagem. Apenas quando a subtrama de sua mãe é desvendada é que pode-se notar algum descontrole, bem justificado a partir das tensas cenas em flashback.

 

Com uma produção cuidadosa, O Guardião Invisível é um suspense que conecta com propriedade ambientação com uma pitada de misticismo, bem dosado de forma a dar um molho sombrio em torno da história. Como curiosidade, há a breve participação de dois integrantes da trupe de La Casa de Papel, Miguel Herrán e Paco Tous, para sempre eternizados como seus personagens na série.

O Guardião Invisível
O Guardião Invisível
O Guardião Invisível
O Guardião Invisível
O Guardião Invisível
Título original El guardián invisible
IMDb Rating 6.4 13,493 votes
TMDb Rating 6.3 291 votes
Compartilhamento0

Títulos Similares

O Gêmeo
Jogos Mortais 5
7500
O Imperador de Paris
Puro-Sangue
Minha Namorada é uma Vampira
Stuber – A Corrida Maluca
The Pool
Halloween Kills: O Terror Continua
A Cura
O Terceiro Olho
Operação Avalanche

Deixe um comentário

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published