What's happening?

VĂ­deo 239 Views Report Error

  • Watch trailer
  • DUBLADO
O GĂȘnio e o Louco

O GĂȘnio e o Louco

A incrĂ­vel histĂłria real que definiu nosso mundoMar. 07, 2019Ireland120 Min.Not Rated
Your rating: 0
9 1 vote

Sinopse

O GĂȘnio e o Louco

O filme conta a histĂłria real de dois homens ambiciosos que tentam concluir um dos maiores projetos do mundo: a criação do DicionĂĄrio Oxford. Um deles Ă© o Professor James Murray (Mel Gibson), que tomou a decisĂŁo de iniciar o compilado, em 1857, e o outro Ă© Doutor W.C. Minor (Sean Penn), que contribuiu com mais de 10.000 verbetes para o dicionĂĄrio estando internado em um hospĂ­cio para criminosos. Os dois tĂȘm suas vidas ligadas pela loucura, genialidade e obsessĂŁo.

CrĂ­tica

Ao primeiro olhar, Ă© atĂ© mesmo difĂ­cil imaginar como um tema tĂŁo tĂ©cnico quanto o de O GĂȘnio e o Louco poderia render um bom filme. Afinal de contas, estamos falando de um longa-metragem cujo objetivo maior Ă© a construção de um imenso dicionĂĄrio, que contenha todas as palavras jĂĄ criadas em sĂ©culos de lĂ­ngua inglesa. Por mais que haja o Ăłbvio desafio neste feito, o processo de busca inevitavelmente passa por questĂ”es pouco atraentes ao pĂșblico leigo, mas essenciais a quem lida com linguĂ­stica. Para tanto, o diretor (e tambĂ©m um dos roteiristas) Farhad Safinia encontrou um caminho bem interessante, de forma nĂŁo sĂł a trazer dinĂąmica Ă  narrativa como, tambĂ©m, levantar novos questionamentos.

O grande pulo do gato foi situar esta histĂłria com base em dois personagens centrais quase antagĂŽnicos, conectados pelo mesmo interesse na formação das palavras, que representam variaçÔes tĂŁo dĂ­spares quanto realistas da personalidade humana. De um lado, hĂĄ o dr. W.C. Minor, interpretado por Sean Penn, cuja abertura jĂĄ entrega sua prisĂŁo devido ao assassinato de um inocente, em uma consistente sequĂȘncia em tom trĂĄgico impulsionada pela trilha sonora. Do outro hĂĄ James Murray, catedrĂĄtico em vĂĄrios idiomas que, apesar do preconceito de seus pares, assume a dianteira da empreitada literĂĄria. Curiosamente, Mel Gibson foi o escolhido para este personagem mais contido, cuja paixĂŁo sobressai apenas na execução bem feita de seu trabalho, um perfil distante aos variados personagens mais emotivos de sua carreira.

Com base em Murray e Minor, o diretor pouco a pouco constrĂłi dois universos bem distintos: um baseado no tecnicismo e na polĂ­tica existente dentro do prĂłprio mundo acadĂȘmico, passando pelo preconceito inerente Ă  elite e tambĂ©m aos interesses econĂŽmicos do meio; e outro fortemente assentado na passionalidade, seja a partir da culpa ou mesmo da loucura, que a todo instante o rodeia. É na transição constante entre razĂŁo e emoção que se dĂĄ o dinamismo de O GĂȘnio e o Louco, tanto na apresentação sempre tĂŁo interessante de tais universos quanto devido Ă s boas atuaçÔes de seus protagonistas, em especial Sean Penn. Seu W.C. Minor Ă© de uma profundidade emocional riquĂ­ssima, permitindo ao ator mergulhar em um personagem desafiador.

O GĂȘnio e o Louco

Soma-se à tal dinùmica a própria estética empregada no longa-metragem, sempre soturna devido à opção pelo uso da iluminação natural ao longo de toda a narrativa. Direção de arte e figurino também acompanham tal proposta, sem esconder a crueza e a sujeira típicas da civilização retratada, a Londres do século XIX. O ponto negativo fica por conta do estranho salto temporal que ocorre entre o segundo e o terceiro ato do filme, um tanto quanto brusco para uma história que vinha tão fluida até então.

Auxiliado por uma proposta estĂ©tica rigorosa, Safinia conseguiu extrair de um tema erudito uma histĂłria acessĂ­vel que envolve as dualidades existentes em todo ser humano, nunca apenas razĂŁo nem sĂł emoção. É neste equilĂ­brio bem dosado que O GĂȘnio e o Louco mantĂ©m quase sempre seu interesse, trazendo variadas facetas acerca de seus dois universos prĂ©-concebidos que tambĂ©m refletem os muitos interesses da vida em sociedade, sejam eles acadĂȘmicos, econĂŽmicos, jurĂ­dicos ou mesmo pessoais. Bom filme, impulsionado tambĂ©m pelas boas atuaçÔes de seus protagonistas, por mais que eles tenham poucas cenas juntos.

O GĂȘnio e o Louco
O GĂȘnio e o Louco
O GĂȘnio e o Louco
O GĂȘnio e o Louco
O GĂȘnio e o Louco
O GĂȘnio e o Louco
TĂ­tulo original The Professor and the Madman
IMDb Rating 7.3 37,297 votes
TMDb Rating 7.2 423 votes

Director

Elenco

Mel Gibson isJames Murray
James Murray
Sean Penn isDr. William Chester Minor
Dr. William Chester Minor
Natalie Dormer isEliza Merrett
Eliza Merrett
Ioan Gruffudd isHenry Bradley
Henry Bradley
Jeremy Irvine isCharles Hall
Charles Hall
Brendan Patricks isWinston Churchill
Winston Churchill
Adam Fergus isAlfred Minor
Alfred Minor
Jennifer Ehle isAda Murray
Ada Murray
Brian Fortune isHead Board Member
Head Board Member
Aidan McArdle isDefence Attorney Clarke
Defence Attorney Clarke
Compartilhamento0

TĂ­tulos Similares

Uma Guerra Pessoal
Quando Hitler Roubou o Coelho Cor de Rosa
Tick tick… BOOM!
Milagre Azul
A AutĂłpsia
Summer: Descobrindo O Meu Lugar
Olhos da Justiça
2 Dias em Nova York
O Seco
Vingança em Bangkok
Super Murali
A Pantera Cor de Rosa 2

Deixe um comentĂĄrio

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published