What's happening?

Vídeo 204 Views Report Error

  • DUBLADO
  • LEGENDADO
O Dia do Atentado

O Dia do Atentado

O Bem Contra o Mal. O Amor Contra o Ódio.Dec. 12, 2016Hong Kong133 Min.R
Your rating: 0
9 1 vote

Sinopse

O Dia do Atentado

O sargento de polícia Tommy Saunders, o agente especial do FBI Richard DesLauriers e o comissário Ed Davis buscam os responsáveis pelo atentado da Maratona de Boston, em 2013.

Crítica

No original, O Dia do Atentado se chama Patriots Day, o que, em tradução livre, significa o Dia do Patriota (e também tradicional feriado nos Estados Unidos). A partir de uma tragédia real (mais uma vez), protagonizada por Mark Wahlberg (novamente), a produção de Peter Berg (Horizonte Profundo) cumpre o que o título sugere: é um retrato panfletário do orgulho dos norte-americanos (ferido em tempo de ataques terroristas). Mas tem seu valor.

Aqui, diretor e ator repetem a parceria (também firmada em O Grande Herói) tendo como pano de fundo os eventos terroristas que ocorreram durante a Maratona de Boston em 2013. Para remontar o clima de horror, Berg divide seus personagens em grupos, que são o foco da apresentação do filme.


As explosões são o ponto de virada na vida dos profissionais da polícia diretamente envolvidos no caso: o sargento Tommy Saunders (um somatório de pessoas reais, interpretado por Wahlberg) e sua esposa, Carol (Michelle Monaghan, sem função); o chefe dele, Ed Davis (John Goodman); o também sargento Jeffrey Pugliese (J.K. Simmons); o agente do FBI Richard Deslauries (Kevin Bacon); e mais uma série de profissionais “de apoio”. Mas não só. Nas horas que antecederam o atentado, também conhecemos a rotina dos responsáveis por detonar as bombas; o dia a dia de um jovem casal jovem; um pai dedicado ao filho pequeno.

A regra é clara. Com a estrutura, Berg (coautor do roteiro) tem a intenção de humanizar o aspecto trágico do ocorrido – tarefa na qual é bem-sucedido, apesar do excesso de personagens (o que resulta em uma produção de mais de duas horas de duração). É um exemplo de como o cineasta segue a cartilha “clássica” hollywoodiana por excelência de contar uma história linear, em três atos – o que faz muito bem, aliás.


Assim como no “honesto” Horizonte Profundo, Berg evita a pirotecnia pura e simples e procura remontar o “objeto de seu estudo” com precisão, usando de imagens hiper realistas (o senão, aqui, é a falta de moderação no uso da câmera tremida). Por outro lado, constrói uma trama parcial e pouco crítica, que descamba para uma opção ingênua e apelativa como solução para combater o terrorismo. Pode-se dizer que Peter Berg é um meio termo entre Kathryn Bigelow (A Hora Mais Escura) e Michael Bay (13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi).

Ele intercala momentos de lucidez (há uma cena muito simbólica de interrogatório entre duas personagens femininas) com o “mais do mesmo” da indústria do cinema americano (há frases de efeito pontuadas aqui e ali). Mas, para uma obra que pretende discutir um ato terrorista (real), independente da abordagem, não oferecer perspectivas é um erro grave.

O Dia do Atentado

Sim, é sabido que os responsáveis pela desgraça eram uma dupla de irmãos muçulmanos (é fato. História). Mas O Dia do Atentado aceita a religião como única justificativa para o caráter “vilanesco” dos criminosos. Se a ganância da iniciativa privada parecia mais palpável como antagonista em Horizonte Profundo, aqui há (ou deveria haver) mais complexidade envolvida. Longe de justificar o comportamento facínora, falta contextualização ao caso, ausência que soa ainda mais grave considerando o clima de Fla-Flu que o país vive atualmente, sobretudo depois da eleição de Donald Trump.

Por mais eficaz que o filme seja em sua intenção imersiva, o resultado é uma romantização (piegas, no fim das contas), que joga para (e não provoca) a plateia. Joga para os norte-americanos, no caso.

O Dia do Atentado
O Dia do Atentado
O Dia do Atentado
O Dia do Atentado
Título original Patriots Day
IMDb Rating 7.4 93,547 votes
TMDb Rating 7 1,675 votes

Director

Peter Berg
Director

Elenco

Mark Wahlberg isSgt. Tommy Saunders
Sgt. Tommy Saunders
John Goodman isCommisioner Ed Davis
Commisioner Ed Davis
J.K. Simmons isSgt. Jeffrey Pugliese
Sgt. Jeffrey Pugliese
Kevin Bacon isRichard DesLauriers
Richard DesLauriers
Michelle Monaghan isCarol Saunders
Carol Saunders
Alex Wolff isDzhokhar Tsarnaev
Dzhokhar Tsarnaev
Themo Melikidze isTamerlan Tsarnaev
Tamerlan Tsarnaev
Michael Beach isGov. Deval Patrick
Gov. Deval Patrick
Vincent Curatola isMayor Thomas Menino
Mayor Thomas Menino
James Colby isSuperintendent Billy Evans
Superintendent Billy Evans
Compartilhamento0

Títulos Similares

Jack Reacher: O Último Tiro
Ben 10 Contra o Universo: O Filme
Elle
Wife of a Spy
Terra de Ninguém
O que arde
Revolt
O Inimigo ao Meu Redor
A Lagoa Azul
Onde Nasce a Esperança
Os Curados
Resident Evil: A Vingança

Deixe um comentário

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published