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Na Mira do Atirador

Na Mira do Atirador

Isso não é uma guerra. Isso é um jogo.May. 12, 2017USA81 Min.R
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Sinopse

Na Mira do Atirador

Em pleno campo de batalha, dois soldados americanos descobrem que estão na mira de um atirador iraquiano. Eles não sabem onde o inimigo se esconde, nem podem se comunicar um com o outro, já que o adversário está interceptando a conversa dos americanos via rádio comunicador. Escondidos atrás de uma pequena parede de pedra, eles têm que encontrar uma maneira de sair vivos.

Crítica

A simbologia do muro como um elemento de segrega√ß√£o e potencial b√©lico nunca foi t√£o forte desde o fim da Guerra Fria, quando a queda do Muro do Berlim anunciou a extin√ß√£o da Uni√£o Sovi√©tica. O ressurgimento do tema em 2017 se deve √† ascens√£o de¬†Donald Trump¬†e¬†sua insist√™ncia¬†em construir¬†uma barreira na fronteira dos Estados Unidos com o M√©xico ‚ÄĒ uma ideia controversa que j√° vem sendo muito questionada em Hollywood. Se¬†Planeta dos Macacos: A Guerra¬†retratou um l√≠der lun√°tico empenhado nesse mesmo prop√≥sito e num conflito sem sentido,¬†Na Mira do Atirador¬†explora a representa√ß√£o f√≠sica e metaf√≥rica dessa figura como base principal do longa-metragem. N√£o √† toa, seu t√≠tulo original √©¬†The Wall.

O atirador de elite Shane Matthews (John Cena) e seu observador Allen Isaac (Aaron Taylor-Johnson) são dois sargentos do exército norte-americano encarregados de investigar uma construção de oleoduto transformada em cenário de horror depois que um atentado vitimou engenheiros e militares estadunidenses. Após 22 horas à espreita, sem sinal de presença inimiga, Matthews abandona seu posto e decide examinar o local, até ser atingido por um sniper. Traumatizado com a morte de outro colega, Isaac parte numa missão suicida para resgatá-lo, mas também é ferido. Ele ao menos consegue abrigo atrás de um muro, precário, atrás do qual será a presa vulnerável do franco-atirador iraquiano.

Essa amea√ßa ao protagonista, por√©m, n√£o ir√° se manifestar fisicamente ao longo da proje√ß√£o. Como no recente¬†Dunkirk, o inimigo nunca √© visto. Mas √© ouvido, causando um verdadeiro terror psicol√≥gico em Isaac atrav√©s de um r√°dio comunicador. Assim, Juba (um pseud√īnimo m√≠tico) se comporta como um fantasma, uma entidade que finge, manipula, com o √ļnico prop√≥sito de matar. E o argumento tanto √© corajoso por investir em algo pouco usual em filmes de guerra (di√°logos), como trabalha com intelig√™ncia a fragilidade do f√≠sico (o muro prec√°rio, o inimigo sem corpo) frente ao poder do metaf√≠sico (a voz assassina, o √≥dio). √Č poss√≠vel, por exemplo, interpretar que um pared√£o fornece uma prote√ß√£o (concreta) ilus√≥ria que, em seu prop√≥sito de segregar, se torna catalisador de perigos maiores, como a xenofobia (algo abstrato, portanto, mais forte).

Infelizmente, o roteiro¬†abandona a sugest√£o e a provoca√ß√£o se esvai. O texto que inicia o filme j√° contesta a atua√ß√£o dos Estados Unidos na Guerra do Iraque ao explicitar que o ano √© 2007, quando for√ßas militares de outros pa√≠ses retornavam para casa e George W. Bush aumentava o efetivo no Oriente M√©dio. Mas o roteirista¬†Dwain Worrell¬†(da s√©rie¬†Punho de Ferro,¬†sofr√≠vel) tem a necessidade de justificar as motiva√ß√Ķes de Juba, de mostrar que o civil iraquiano sedento por morte √© t√£o humano quanto o militar americano, tratado como her√≥i. Embora as palavras de Juba sempre soem como mentira, sua semelhan√ßa com um apelo convencional √© tamanha que o resultado √© igualmente desinteressante. Da mesma forma, retratar Isaac como um sulista burro que desconhece literatura, enquanto o algoz terrorista cita¬†Edgar Allan Poe, pode ser ir√īnico, mas esvazia a for√ßa do jogo psicol√≥gico que se impunha antes.

Na Mira do Atirador

Desse modo,¬†Na Mira do Atirador¬†√© menos bem-sucedido quando lembra¬†Por Um Fio¬†do que quando remonta a¬†Guerra ao Terror. Seu pr√≥prio ponto de partida √© uma extens√£o da melhor sequ√™ncia do vencedor do Oscar 2010, em que o franco-atirador e seu assistente/observador se mant√™m em posi√ß√£o durante horas ap√≥s abater um sniper inimigo. Embora nem tenha a possibilidade de construir essa passagem de tempo t√£o minuciosamente como¬†Kathryn Bigelow, o diretor¬†Doug Liman¬†evoca perfeitamente as condi√ß√Ķes naturais adversas do conflito no Iraque. A areia que cola no rosto suado, que ataca os olhos, a afli√ß√£o de uma ferida aberta em terreno empoeirado, a falta d’√°gua, o sol escaldante, toda a atmosfera comp√Ķe um cen√°rio terr√≠vel para Isaac, e confere bastante tens√£o ao longa-metragem.

Perfeitamente estruturado em tr√™s partes cl√°ssicas,¬†Na Mira do Atirador¬†ainda se vale de uma curta dura√ß√£o para contornar clich√™s eventuais (como o sentimentalismo do protagonista) e a atua√ß√£o apenas razo√°vel de Aaron Taylor-Johnson para evoluir rapidamente at√© um esperado desfecho. Dada a situa√ß√£o desfavor√°vel de Isaac, √© inevit√°vel aguardar ansiosamente pelo final, e Doug Liman articula com habilidade as possibilidades que lhe surgem. O cineasta comp√Ķe cenas lindas para manipular uma catarse redentora no p√ļblico e depois, se apropriando das sequ√™ncias de a√ß√£o ca√≥ticas de¬†No Limite do Amanh√£, atir√°-la no lixo¬†com um anticl√≠max desesperador ‚ÄĒ por√©m imprescind√≠vel em um drama que n√£o tem o menor prop√≥sito de glorificar a guerra, muito pelo contr√°rio.

Na Mira do Atirador
Na Mira do Atirador
Na Mira do Atirador
Na Mira do Atirador
Título original The Wall
IMDb Rating 6.2 24,450 votes
TMDb Rating 6 491 votes

Director

Doug Liman
Director

Elenco

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