What's happening?

VĂ­deo 118 Views Report Error

  • DUBLADO
Mecânica das Sombras

Mecânica das Sombras

Oct. 19, 2016Belgium88 Min.PG
Your rating: 0
6 1 vote

Sinopse

Mecânica das Sombras

Um empresário enigmático em nome de uma misteriosa organização entra em contato com Duval para oferecer-lhe um trabalho simples e bem remunerado: transcrever escutas interceptadas. Duval, desempregado e em difícil situação econômica, aceita sem perguntar sobre o propósito da empresa que o contrata. De repente, envolvido em um enredo político, deve enfrentar os mecanismos do mundo oculto dos serviços secretos

CrĂ­tica

Duval é um homem de meia idade depressivo devido aos dois anos desempregado e que está sóbrio a um ano. Passando por dificuldades financeiras consegue um emprego para transcrever escutas telefônicas, o trabalho é simples porém cercado de mistérios e mantido em uma rotina rigorosa. Em uma das escutas testemunha um possível crime, o que acaba por lhe envolver em uma trama política e ainda colocar sua vida em risco.

É impossível ver “Mecânica das Sombras” e não relembrar dos clássicos “A Conversação” (1974), de Francis Ford Coppola e “Um Tiro na Noite” (1981), de Brian de Palma. O longa francês possui o mesmo clima conspiratório porém não conseguiu criar um ambiente de paranoia equivalente aos filmes citados.

A trama acompanha Duval (François Cluzet), desempregado e em depressão, sua única característica positiva é o fato de estar sóbrio a um ano, mas o que deveria ser algo para comemorar para ele não era nada de mais. Passando por problemas financeiras, graças a indicação de um amigo, consegue um emprego transcrevendo escutas telefônicas, o trabalho possui uma rotina rigorosa que é o suficiente para fazer Duval sair da depressão e ainda paga muito bem. No entanto as coisas começam a desandar quando ele testemunha o que aparenta ser um crime em uma das escutas, o que mais tarde se confirma um homicídio disfarçado em suicídio. Transtornado, ele tenta pedir demissão mas acaba por se envolver mais ainda na trama e ainda colocando sua vida em risco.

O longa trás a lembrança de filmes do passado, desse modo alguns momentos acabam por tornar-se previsíveis. Duval possui uma personalidade semelhante aos personagens de Gene Hackman e John Travolta em “A Conversação” e “Um Tiro na Noite”, a única diferença é que ele não adquire a mesma paranoia. Um diferencial quanto a ele e os outros é o fato de que ele tenta se afastar a todo momento do que está acontecendo, enquanto os outros tentam se aproximar cada vez mais.

Mecânica das Sombras

Um dos pontos positivos da história é o fato do enredo seguir de maneira simples mesmo com o pano de fundo político, fazendo com que o espectador dificilmente fique perdido no meio da história. No entanto, a relação de amizade criada com Sara (Alba Rohrwacher), alcoólatra que começou a frequentar as reuniões do AA recentemente, pareceu ser forçada demais. Não houve um motivo realmente convincente para sua entrada na história, então ela é simplesmente jogada no meio, some e aparece novamente de graça.

No mais a direção de Thomas Kruithof ficou satisfatória, mesmo com as limitações da história conseguiu entregar um thriller interessante. O modo como foi mostrado a rotina de Duval e ainda a importância que deu para a máquina de escrever e o toca fita, mostrando meticulosamente cada detalhe do maquinário, relembrou bastante o mesmo que Coppola fez em “A Conversação”. O mesmo pode-se dizer da trilha sonora de Gregory Auger, se o enredo se mostra previsível a trilha sonora recria um novo sentimento de medo e suspense.

“Mecânica das Sombras” é um bom thriller para aqueles que gostam da clássica espionagem. Os mais ortodoxos vão fazer comparações do começo ao fim quanto a outros filmes, mas ainda assim vão sair satisfeitos com o resultado.

Mecânica das Sombras
Mecânica das Sombras
Mecânica das Sombras
Mecânica das Sombras
TĂ­tulo original La MĂ©canique de l'ombre
IMDb Rating 6.2 2,140 votes
TMDb Rating 6 73 votes
Compartilhamento0

TĂ­tulos Similares

Super Murali
Caveat
Paciente 11
Santuário
Gintama
NĂŁo Desligue
O Ăšltimo Rei
Bright: Alma de Samurai
Vingança ao Anoitecer
Dead Ringer
O Ăšltimo Apito
A Morte Pede Carona

Deixe um comentário

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published