What's happening?

Vídeo 1075 Views Report Error

  • Watch trailer
  • DUBLADO
Me Chame Pelo Seu Nome

Me Chame Pelo Seu Nome

Sep. 01, 2017Italy130 Min.R
Your rating: 0
8.2 6 votes

Sinopse

Me Chame Pelo Seu Nome

O sensível e único filho da família americana com ascendência italiana e francesa Perlman, Elio está enfrentando outro verão preguiçoso na casa de seus pais na bela e lânguida paisagem italiana quando Oliver, um acadêmico que veio ajudar a pesquisa de seu pai, chega.

Crítica

A beleza é um tema caro a Me Chame Pelo Seu Nome, filme do diretor Luca Guadagnino (100 Escovadas Antes de Dormir). Da paisagem campestre das locações no interior da Itália à fotografia solar de Sayombhu Mukdeeprom (As Mil e uma Noites), passando pela escalação de Armie Hammer (tido mais como um “rostinho bonito” do que exatamente um “talento”), a experiência do prazer estético ocupa, com sucesso, um lugar central nesta produção, que, no entanto, tropeça no ritmo.

Baseado no romance homônimo escrito pelo egípcio André Aciman, o filme narra os acontecimentos de uma temporada de férias na vida do adolescente Elio (Timothée Chalamet) na casa de campo da família intelectualizada em 1983 – um ambiente multicultural, onde se fala italiano, inglês e francês, por exemplo, sem nenhum titubeio. Lá, o pai dele (vivido por Michael Stuhlbarg), especialista em cultura grego-romana, recebe o acadêmico Oliver (Hammer), que viaja para ajudá-lo em sua pesquisa. Aos poucos, Elio e Oliver vão se aproximando um do outro.

Dizer que se trata de um “drama gay” é reduzir o filme a um tamanho injusto. Ao mesmo tempo em que ambos os personagens estabelecem, com sinceridade, uma relação própria, nada impede que eles dêem vazão a outras experiências, sobretudo no caso de Elio, que está descobrindo o mundo, por assim dizer (sim, trata-se de um “coming of age”). E, embora não estejamos falando aqui de grandes performances, ambos conseguem imprimir segurança aos papéis. Para além da “beleza estética”, esse é um dos maiores valores do longa, ou seja, evitar o lugar-comum.

Daí, depreende-se outra armadilha comum a este tipo de produção, da qual, mais uma vez, o filme consegue escapar: o tom do dramalhão. Afinal, não se trata de um cenário social favorável à repressão. Não o precisa ser. O propósito de Call Me By Your Name (no original) é retratar uma história de amadurecimento. É como se o “conflito” (destaque para as aspas) descansasse na sombra, à espera de uma mudança natural na posição do sol. E o que é revelado, no fim, é uma opção narrativa elegante e, acima de tudo, madura. Nesse ambiente, a sexualidade não é uma questão. Interessa mais a Guadagnino e cia. a exploração do desejo a partir de uma história pontual, do que o estudo moral de um grupo social. É assim que ele evita (obrigado!) o julgamento.

Me Chame Pelo Seu Nome

As belas imagens têm sua força prejudicada na medida em que não são acompanhadas de uma narrativa de potência equivalente. O roteiro de James Ivory (diretor de Vestígios do Dia, três vezes indicado ao Oscar nesta função) não traz elementos suficiente para segurar as mais de duas horas de projeção. O filme demora a engrenar, o que prejudica o ritmo da experiência.

No entanto, se beleza não põe mesa, como atesta o ditado, no caso de Me Chame Pelo Seu Nome ela abre o apetite, subvertendo o clichê.

Me Chame Pelo Seu Nome
Me Chame Pelo Seu Nome
Me Chame Pelo Seu Nome
Me Chame Pelo Seu Nome
Me Chame Pelo Seu Nome
Me Chame Pelo Seu Nome
Me Chame Pelo Seu Nome
Me Chame Pelo Seu Nome
Me Chame Pelo Seu Nome
Me Chame Pelo Seu Nome
Título original Call Me by Your Name
IMDb Rating 7.9 218,292 votes
TMDb Rating 8.3 6,912 votes
Compartilhamento2

Títulos Similares

Another Mother’s Son
Xtremo
Genesis Code
Na Balada do Amor
Brooklyn РSem Pai Nem Ṃe
Josie & Jack
Dogs Don’t Wear Pants
O Rebanho
O Afogamento
Orgulho, Preconceito e Azevinho
Madrugada dos Mortos
Crshd

Deixe um comentário

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published