What's happening?

Vídeo 149 Views Report Error

  • Watch trailer
  • DUBLADO
Jo√£o, O Maestro

Jo√£o, O Maestro

Aug. 17, 2017BrazilPG
Your rating: 0
7 1 vote

Sinopse

Jo√£o, O Maestro

Quando crian√ßa, Jo√£o Carlos Martins era considerado um prod√≠gio do piano, conquistando a fama internacional. Um dia, no entanto, sofre uma paralisia que o impede de tocar. Ele insiste, mas √© obrigado a abandonar a m√ļsica. Jo√£o Carlos Martins lan√ßa-se na pol√≠tica, carreira que traz problemas quando √© acusado de fraudes. Ele retorna √† vida de pianista, mesmo quando um problema m√©dico retira parte de seus movimentos. Usando apenas uma das m√£os, o m√ļsico realiza concertos e depois torna-se maestro.

Crítica

Se o cinema brasileiro tem um especialista em biografias, este √©¬†Mauro Lima. Veterano de¬†Meu Nome N√£o √© Johnny¬†e¬†Tim Maia, o diretor brasileiro retorna √† vertente ao trazer para as telonas a vida e obra de¬†Jo√£o Carlos Martins, pianista prod√≠gio da m√ļsica brasileira que, apesar de atingir o estrelato muito cedo, enfrentou problemas de sa√ļde que abreviaram sua carreira. Entretanto, mais do que a realiza√ß√£o de uma nova cinebiografia, o que realmente chama a aten√ß√£o √© o quanto¬†Jo√£o, o Maestro¬†√© diferente de seus trabalhos anteriores.

Se Meu Nome N√£o √© Johnny¬†tinha o sarcasmo e a vida desregrada como pre√Ęmbulos b√°sicos, tais caracter√≠sticas tamb√©m surgiam com for√ßa em¬†Tim Maia. J√° a cinebio de Jo√£o Carlos Martins vai no caminho inverso: solene, um tanto quanto sisuda, at√© mesmo careta. Em parte gra√ßas ao universo em torno do personagem-t√≠tulo, com o requinte t√≠pico da m√ļsica cl√°ssica refletido da postura √† entona√ß√£o de voz, passando ainda pelas cores neutras e ambientes “comportados”. Consciente de tal proposta, o diretor provoca uma certa quebra em tamanha rigidez visual quando Jo√£o perde o controle, seja no aflorar de seu lado mulherengo ou quando ultrapassa seus pr√≥prios limites f√≠sicos. √Č quando o filme, enfim, atinge seu maior impacto visual, especialmente nas cenas em que o esfor√ßo cont√≠nuo em superar a doen√ßa resulta em consequ√™ncias sangrentas.

Por outro lado, a linguagem visual √© tamb√©m extremamente did√°tica, seja ao repetir em close situa√ß√Ķes ditas pelos personagens ou pelo mero uso do tradicional plano/contraplano em cenas at√© mesmo simples – aten√ß√£o √† conversa entre as crian√ßas, envolvendo o poss√≠vel cancelamento das aulas de piano. Al√©m disto, o longa possui problemas na condu√ß√£o das tr√™s fases da vida de Jo√£o. Por mais que seus respectivos int√©rpretes at√© sejam competentes (Davi Campolongo,¬†Rodrigo Pandolfo¬†e¬†Alexandre Nero), a edi√ß√£o confusa gera d√ļvidas acerca da inf√Ęncia do personagem-t√≠tulo, especialmente em rela√ß√£o ao onipresente curativo no pesco√ßo. Por mais que seja um elemento que traga fidelidade √† vida do verdadeiro Jo√£o Carlos Martins, sua utiliza√ß√£o √© n√£o s√≥ mal aproveitada como prejudicial ao filme como um todo, justamente por gerar uma certa desconfian√ßa acerca da hist√≥ria contada. O mesmo vale para as cruciais sequ√™ncias da Portuguesa em Nova York e do acidente na Bulg√°ria, t√£o bruscas quanto artificiais.

Jo√£o, O Maestro

Diante destes problemas pontuais, que ganham relev√Ęncia por serem em momentos-chave da hist√≥ria, um acerto de¬†Jo√£o, o Maestro¬†√© a op√ß√£o em focar no lado obsessivo de seu personagem-t√≠tulo. Da inf√Ęncia incentivada pelo pai (Giulio Lopes, extremamente carism√°tico) ao lado sisudo de Padolfo e Nero, a dedica√ß√£o √† m√ļsica e o confronto entre corpo e alma norteiam o longa-metragem, superando cada adversidade imposta pela vida. Apesar disto, chama tamb√©m a aten√ß√£o a aus√™ncia de paix√£o vinda dos tr√™s int√©rpretes; √© como se o sucesso pela m√ļsica fosse algo a ser atingido como meta, deixando de lado a paix√£o inerente por tamanha procura. Da√≠ vem a tal busca diab√≥lica, mencionada no pr√≥prio filme e antecipada pelo pre√Ęmbulo.

Dentre os v√°rios problemas conceituais em torno da narrativa, alguns provocados pela pr√≥pria dire√ß√£o,¬†Jo√£o, o Maestro¬†se sustenta nas boas atua√ß√Ķes dos protagonistas – Alexandre Nero, especialmente – e de coadjuvantes bem trabalhados, como Giulio Lopes e o professor interpretado por¬†Caco Ciocler, al√©m da pr√≥pria hist√≥ria de vida de Jo√£o Carlos Martins, repleta de tombos e reinven√ß√Ķes.

Jo√£o, O Maestro
Título original João, O Maestro
IMDb Rating 7.1 268 votes
TMDb Rating 8.4 12 votes

Director

Mauro Lima
Director

Elenco

Alexandre Nero isJo√£o Adulto
Jo√£o Adulto
Rodrigo Pandolfo isJo√£o Jovem
Jo√£o Jovem
Caco Ciocler isJosé Kliass
José Kliass
Alinne Moraes isCarmem Valio
Carmem Valio
Davi Campolongo isJoão Criança
João Criança
Jo√£o Pedro Germano isJo√£o Adolescente
Jo√£o Adolescente
Jo√£o Carlos Martins isJo√£o Carlos Martins
Jo√£o Carlos Martins
Giulio Lopes isJosé Martins
José Martins
Compartilhamento0

Títulos Similares

Ch√£o
Burning Ojai: Our Fire Story
Console Wars
As Mortes de Dick Johnson
Secreto e Proibido
Summer of Soul (…ou, Quando a Revolu√ß√£o N√£o Pode Ser Televisionada)
Natalie Wood – Aquilo que persiste
O Que Sophia Loren Faria?
Framing Britney Spears
Jackass Para Sempre
Nos Bastidores de O Gambito da Rainha
Fake Famous

Deixe um coment√°rio

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published