What's happening?

Vídeo 254 Views Report Error

  • DUBLADO
Influência

Influência

A morte é somente uma ilusão.Jun. 21, 2019Spain99 Min.TV-MA
Your rating: 0
9 1 vote

Sinopse

Influência

Para ajudar a irmã a cuidar da mãe que está em coma, Alicia volta à casa onde cresceu e tem de enfrentar uma força sombria do passado que agora ameaça sua filha.

Crítica

√Č interessante que a¬†Netflix¬†disponha de uma diversidade de diretores para a produ√ß√£o de suas obras originais. Dessa forma, cada filme distribu√≠do pela empresa √© taxado como ‚Äúdiferente de todos que ela j√° produziu‚Äú. E alguns desses filmes conseguem at√© inovar, quando comparados a outros do mesmo g√™nero, a exemplo de¬†Cam¬†e¬†Black Mirror: Bandersnatch. Entretanto¬†Influ√™ncia¬†(2019), n√£o segue o mesmo caminho.¬†√Č t√£o costumeiro que a¬†Netflix¬†produza obras que visam ser inovadoras, com exce√ß√£o dos clich√™s adolescentes, que quando nos deparamos com um filme banal de terror vindo dela, ficamos com sensa√ß√£o de estranheza.

Influ√™ncia¬†conta a hist√≥ria de Al√≠cia (Manuela Vell√©s), que volta √† casa em que nasceu a pedido de sua irm√£ Sara (Maggie Civantos). Acompanhada da filha Nora (Claudia Placer) e do marido Mikel (Alain Hern√°ndez), Al√≠cia lembra do seu passado sombrio, ao passo que descobre liga√ß√Ķes demon√≠acas com sua m√£e Victoria (Emma Su√°rez).

O diretor e roteirista espanhol¬†Denis Rovira van Boekholt¬†parece querer se manter no tradicional, ao inv√©s de ousar, em um filme experimental. O longa segue a tradicional linha do terror clich√™: casa r√ļstica, fam√≠lia unida, s√≠mbolos demon√≠acos e idosos sombrios. Isso tudo alinhado √† fotografia pesada, voltada ao preto ‚ÄĒ o que atrapalha a vis√£o do espectador em certas cenas. O √ļnico ponto que foge do tradicional √© na trilha sonora, pois o √°udio √© guiado pela respira√ß√£o lenta de Victoria, que passa quase o filme todo deitada na cama e respirando por aparelhos.¬†Isso n√£o √© algo negativo, de imediato. O problema se encontra quando esse padr√£o tira a identidade do filme.

√Č comum que em obras do g√™nero apare√ßa alguma esp√©cie de dem√īnio, com fisionomia assustadora. Por√©m, essas criaturas tem uma hist√≥ria por tr√°s; um sentido para estarem ali. Isso n√£o acontece em¬†Influ√™ncia. Na tentativa desesperada de lembrar os cl√°ssicos, o diretor se disp√Ķe de uma fei√ß√£o demon√≠aca para representar o pai morto de Al√≠cia, o que n√£o faz sentido algum para a hist√≥ria, muito menos acrescenta em algo a ela.¬†Outro ponto que o diretor erra √© na linearidade. Os¬†flashbacks¬†n√£o tem qualquer liga√ß√£o entre si e os personagens n√£o seguem um ritmo linear de sentimentos. Em uma cena, por exemplo, Al√≠cia diz desesperada que quer sair daquela casa. Na cena seguinte, ela est√° fazendo faxina na casa, com um olhar calmo.

Influência

SPOILERS!

Ademais, a sensação é de que temos três filmes em uma 1h40. No primeiro ato, a obra não cativa. O telespectador fica perdido na história, pois os personagens são introduzidos de forma repentina: é muita informação para pouco tempo. Já no segundo ato, o filme constrói reviravoltas e arcos interessantes que serão aproveitados no terceiro ato. Os flashbacks, embora não tenham linearidade, constroem cenas dignas de serem vistas. Um exemplo é quando Sara e seu irmão são obrigados por Victoria a se olharem no espelho e seus corpos começam a entrar em decomposição. 

Em rela√ß√£o ao terceiro ato, o filme atinge seu √°pice: parece que gastaram todo o or√ßamento aqui. Todas as alegorias do filme s√£o explicadas eficientemente, assim como a presen√ßa de maquiagens magn√≠ficas, se n√£o perfeitas, e de cenas de tirar o f√īlego. Uma das cenas mais comoventes √© a da explica√ß√£o da morte do pai de Alicia, fator citado no in√≠cio do longa, mas n√£o especificado. √Č uma pena que neste ato tamb√©m haja a presen√ßa da in√ļtil volta ao clich√™: √© aqui que a personifica√ß√£o do dem√īnio aparece.

No quesito atua√ß√£o, n√£o d√° para passar batido a p√©ssima performance da protagonista, Manuela Vell√©s. Ela passa o filme todo com os olhos e bocas abertos. Em certo aspecto, √© poss√≠vel associar sua atua√ß√£o √†s de novelas mexicanas, por exemplo. Em outro ponto, a mirim Claudia Placer, que j√° teve seu papel de destaque em¬†Ver√īnica, volta com mais for√ßa ainda. A atriz consegue passar o sentimento da personagem em todas as cenas, ainda mais que temos uma transi√ß√£o da Nora boazinha para a Nora mal√©fica.¬†

Enfim,¬†A Influ√™ncia¬†√© no m√°ximo um filme med√≠ocre, que se sustenta no segundo e no terceiro atos. Para quem busca um terror sem inova√ß√Ķes e que esteja disposto a aguentar um primeiro ato desgastante, o filme pode servir como um breve passatempo.

Influência
Influência
Título original La influencia
IMDb Rating 4.5 3,133 votes
TMDb Rating 4.7 102 votes
Compartilhamento0

Títulos Similares

assistir-filme-C√£es Assassinos-online
Binding Souls
Atividade Paranormal: Dimens√£o Fantasma
Bata Antes de Entrar
Mulheres Perigosas
Vem com o Papai
Unlock – The Haunted App
Heredit√°rio
Driven
Celebrity Crush
The Heiress
Pequeno Dem√īnio

Deixe um coment√°rio

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published