What's happening?

VĂ­deo 1874 Views

  • Watch trailer
  • Principal HD
Harry Potter e a Câmara Secreta

Harry Potter e a Câmara Secreta

A Câmara Secreta foi aberta. Inimigos do herdeiro... cuidado!Nov. 13, 2002UK161 Min.PG
Your rating: 0
10 2 votes

Sinopse

Harry Potter e a Câmara Secreta

De férias na casa de seus tios Dursley, Harry Potter recebe a inesperada visita de Dobby, um elfo doméstico, que veio avisá-lo para não retornar à Escola de Magia de Hogwarts, pois lá correrá um grande perigo. Harry não lhe dá ouvidos e decide retornar aos estudos, enfrentando um 2º ano recheado de novidades. Uma delas é a contratação do novo Professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, Gilderoy Lockhart, que é considerado um grande galã e não perde uma oportunidade de fazer marketing pessoal. Porém, o aviso de Dobby se confirma e logo toda Hogwarts está envolvida em um mistério que resulta no aparecimento de alunos petrificados.

CrĂ­tica

Missão ingrata essa de resenhar criticamente um filme de Harry Potter. Falar mal do bruxinho equivale a execrar o Ronaldo depois da final da última Copa ou xingar o Papa. Falar mais sobre os recordes de bilheteria ou as especulações de um novo livro seria redundante e pouco produtivo. Já se disse muito sobre Harry Potter e a Câmara Secreta (Harry Potter and the Chamber of Secrets, 2002), então aceito o fardo: por que não, para que os erros não se repitam, destacar as imperfeições do filme?

Que fique claro: a adaptação do segundo livro da sĂ©rie supera em todos os aspectos – trilha sonora, atuações, narrativa, acabamento – a pelĂ­cula original. Para os fĂŁs, e para aqueles que buscam apenas se divertir, o novo filme de Chris Columbus é bem recomendável. Aliás, merece palmas. Manter a atenção do pĂşblico por duas horas e quarenta minutos de projeção nĂŁo Ă© uma tarefa ordinária. SĂŁo dez minutos a mais do que em Harry Potter e a Pedra Filosofal (Harry Potter and the Sorcerers Stone, de Columbus, 2001). Antes de mais nada, isso mostra que A Câmara Secreta é altamente fluente.

 

Mas deve-se atentar para os deslizes da adaptação e, por que não, para as limitações do texto de Joanne K. Rowling. Não se trata de discutir as atuações do trio protagonista. Um garoto de doze anos que precisa decorar diálogos e ainda contracenar com marcações cênicas (objetos que serão substituídos por personagens virtuais) não merece ser criticado, por mais que o resultado beire a canastrice. Mesmo porque atores como Maggie Smith, Richard Harris (1930-2002) e Alan Rickman salvam a lavoura, assim como a bem-vinda presença de Kenneth Branagh.

O que desequilibra o saldo final é a salada detetivesca da trama. Afinal, até os casos da turma de Scooby-Doo possuem desfechos mais plausíveis do que as soluções dos mistérios de Câmara Secreta. No livro, as pontas soltas ficavam menos soltas, e os indícios dos crimes eram melhor amarrados, apesar de forçados. No filme, o esforço de condensar o maior número possível de informações, em tempo mínimo, apenas ressalta as deficiências do texto.

Além disso, foram feitas algumas escolhas no mínimo questionáveis. Nesta adaptação, eliminaram os momentos de maior peso dramático, como a presença de Lúcio Malfoy (Jason Isaacs) na Travessa do Tranco, ou o desaniversário de Nick-Quase-Sem-Cabeça (John Cleese). Não se trata de purismo, uma adaptação deve pressupor cortes e releituras. Mas se havia alguma sugestão mais profunda sobre racismo, tudo ficou de lado na hora da edição. E se o texto trabalhava melhor o fato de Harry ser confundido com o vingativo herdeiro de Sonserina, isso fica perdido na correria do filme.

Câmara Secreta se concentra nos efeitos especiais, nas árvores briguentas, nas aranhas, nos carros voadores e nos basiliscos. Nada contra. Graças às fantásticas cenas de ação, o filme se torna empolgante. O quadribol, que já era legal, ficou ainda mais animado. Mas seria possível conciliar o pique com a dramaticidade. Fica a impressão que Columbus descuidou do desenvolvimento das personagens, uma vez que não precisou introduzir prólogos ou apresentar a maioria das figuras principais.

Harry Potter e a Câmara Secreta

Aliás, eu disse que seria pouco produtivo especular sobre futuras realizações. Mas faço uma única ressalva. Já que Alfonso Cuarón foi contratado para dirigir o terceiro filme, talvez ele se aprofunde mais na psicologia dos personagens, numa época crucial do amadurecimento dos bruxinhos, e deixe as parafernálias para os técnicos. Seria promissor.

PS: VocĂŞ acabou de ler uma resenha preocupada com a imparcialidade. E preocupada com reações iradas. Por isso, o tom solene e sĂ©rio. Mas agora vĂŞm o lado sombrio e as picuinhas. Na verdade, atĂ© Dobby atua melhor que Daniel Radcliffe. Ron Weasley nĂŁo poderia ser um personagem mais inĂştil. Emma Watson deve ter aprendido a “chorar” em cena durante as filmagens, pois abusa do recurso em todas as passagens emotivas. Murta que Geme Ă© mais chata do que a chorona Chiquinha, do Chaves. NĂŁo fosse o Basilisco, o clĂ­max seria fraco. Tom Riddle Ă© fraco. E aquele close na fĂŞnix derramando lágrimas nĂŁo poderia ser mais clichĂŞ de SessĂŁo da Tarde. Pronto, falei o que realmente penso. Que venham os detratores!!!

Harry Potter e a Câmara Secreta
Harry Potter e a Câmara Secreta
Harry Potter e a Câmara Secreta
Harry Potter e a Câmara Secreta
Harry Potter e a Câmara Secreta
Harry Potter e a Câmara Secreta
Harry Potter e a Câmara Secreta
Harry Potter e a Câmara Secreta
Harry Potter e a Câmara Secreta
Harry Potter e a Câmara Secreta
TĂ­tulo original Harry Potter and the Chamber of Secrets
IMDb Rating 7.4 560,737 votes
TMDb Rating 7.7 13,997 votes

Director

Elenco

Daniel Radcliffe isHarry Potter
Harry Potter
Rupert Grint isRon Weasley
Ron Weasley
Emma Watson isHermione Granger
Hermione Granger
Richard Harris isAlbus Dumbledore
Albus Dumbledore
Alan Rickman isSeverus Snape
Severus Snape
Tom Felton isDraco Malfoy
Draco Malfoy
Kenneth Branagh isGilderoy Lockhart
Gilderoy Lockhart
Robbie Coltrane isRubeus Hagrid
Rubeus Hagrid
Maggie Smith isMinerva McGonagall
Minerva McGonagall
David Bradley isArgus Filch
Argus Filch
Compartilhamento16

TĂ­tulos Similares

CapitĂŁo Coragem
Lego Batman: O Filme
Barbie – Escola de Princesas
Os Mercenários 2
InuYasha 1: Sentimentos que Transcendem o Tempo
Death Note: Iluminando um Novo Mundo
Um EspiĂŁo Animal
Demon Slayer: O Trem Infinito
O Homem de Aço
O Destino de JĂşpiter
Percy Jackson e o Mar de Monstros
Godzilla: Planeta dos Monstros

Deixe um comentário

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published