What's happening?

Vídeo 250 Views

  • Watch trailer
  • DUBLADO
  • Principal HD
Green Book: O Guia

Green Book: O Guia

O GuiaNov. 16, 2018USA131 Min.PG-13
Your rating: 0
5 1 vote

Sinopse

Green Book: O Guia

Quando Tony Lip (Mortensen), um segurança ítalo-americano, é contratado como motorista do Dr. Don Shirley (Ali), um pianista negro de classe alta, durante uma turnê pelo sul dos Estados Unidos, eles devem seguir o “O Guia” para leva-los aos poucos estabelecimentos que eram seguros para os afro-americanos. Confrontados com o racismo, o perigo, assim como pela humanidade e o humor inesperados, eles são forçados a deixar de lado as diferenças para sobreviver e prosperar nessa jornada.

Crítica

Lançado em 1989, Conduzindo Miss Daisy recebeu o Oscar de Melhor Filme e se tornou um feel good movie para muita gente. Carregado por grandes atuações, tinha a premissa simples sobre uma senhora branca conservadora que era obrigada a se adaptar com um motorista negro. O filme gerava discussões sobre racismo e desigualdade, mas o fazia ainda diante de uma relação de trabalho “tradicional”, em que o negro é a pessoa hierarquicamente subordinada.

Agora, quase trinta anos depois, Green Book chega com premissa parecida, mas com dinâmica pessoal e profissional invertida, em que um negro contrata um sujeito branco e racista para trabalhar como seu motorista e assistente. A troca de papéis parece pequeno detalhe, mas é fundamental para criar uma obra ainda mais complexa.

Tony Lip (Viggo Mortensen) é o tradicional brucutu ítalo-americano que leva a vida com pequenos serviços. Em um deles, trabalha como segurança de casas noturnas. Num período sem emprego, ele fica sabendo de uma vaga de motorista de um tradicional músico. É quando conhece Don Shirley (Mahershala Ali), um conceituado pianista. O artista precisa de um motorista, mas também de um assistente e segurança, uma vez que tem uma turnê marcada pelo sul dos Estados Unidos, no início dos anos 60.

Green Book: O Guia

O filme é um road movie divertido, mas que também faz pensar. A transformação de Tony de um conservador racista em alguém mais tolerante é um dos caminhos percorridos, mas não o único. Shirley também muda ao embarcar na jornada ao lado do motorista.

Em um período em que os Estados Unidos veem marchas de confederados, o longa tem a coragem de expor o quão insano era o preconceito racial em determinada parte do país antigamente (e nem tão antigamente assim, infelizmente).

O elenco conta ainda com as presenças de Linda Cardellini, que vive Dolores, esposa de Tony. Ela se sai bem em cena, mas o foco do filme é sim em Viggo e Mahershala.

Conhecido pela direção de comédias de sucesso como Debi & Lóide – Dois Idiotas em Apuros, Quem Vai Ficar Com Mary? e Eu, Eu Mesmo & Irene, sempre na companhia do irmão Bobby, Peter Farrelly faz sua estreia como diretor-solo. E que estreia.

Farrelly entrega um resultado que valoriza o riso – algo presente em todos os seus trabalhos anteriores -, mas que também faz pensar. E emociona. Fruto de um roteiro escrito por ele, Nick Vallelonga (filho de Tony Lip na vida real) e Brian Hayes Currie.

Baseado em uma história real, Green Book tem no título uma referência a um livro que apontava os hotéis no sul dos Estados Unidos que aceitavam afrodescendentes. É uma obra repleta de charme e humor.

Green Book: O Guia
Green Book: O Guia
Green Book: O Guia
Green Book: O Guia
Green Book: O Guia
Green Book: O Guia
Green Book: O Guia
Green Book: O Guia
Green Book: O Guia
Green Book: O Guia
Título original Green Book
IMDb Rating 8.2 392,090 votes
TMDb Rating 8.3 6,034 votes

Director

Elenco

Viggo Mortensen isFrank
Frank "Tony Lip" Vallelonga
Mahershala Ali isDon Shirley
Don Shirley
Linda Cardellini isDolores Vallelonga
Dolores Vallelonga
Von Lewis isBobby Rydell
Bobby Rydell
P. J. Byrne isRecord Executive Producer
Record Executive Producer
Montrel Miller isBirmingham Hotel Waiter
Birmingham Hotel Waiter
Compartilhamento0

Títulos Similares

R.I.P.D. РAgentes do Al̩m
Enter the Fat Dragon
O Paraíso Deve Ser Aqui
Sete Minutos Depois da Meia-Noite
Sem Perdão
After Midnight
O Poder da Coragem
Diário de um Banana
Seu Nome Gravado em Mim
Emoji: O Filme
O Túnel
Como Cães e Gatos

Deixe um comentário

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published