What's happening?

Vídeo 269 Views

  • Watch trailer
  • DUBLADO
  • Principal HD
Fora de Série

Fora de Série

May. 24, 2019USA102 Min.R
Your rating: 0
5 1 vote

Sinopse

Fora de Série

Duas grandes amigas conhecidas por serem os maiores prodígios da escola estão prestes a terminar o ensino médio. Faltando poucos dias para o grande momento, elas percebem que estão arrependidas por terem estudado tanto e se divertido tão pouco. Determinadas a não passarem por todo esse tempo sem nenhuma diversão, elas decidem correr atrás dos 4 anos perdidos em apenas uma noite.

Crítica

À primeira vista, esta comédia parece explorar o imaginário ultracodificado das escolas norte-americanas, com as brigas nos corredores sobre o fundo de armários metálicos, a rixa entre nerds, populares, artistas e skatistas, a preocupação em perder a virgindade na noite de formatura, a pressão para entrar numa boa universidade. Molly (Beanie Feldstein), garota gordinha, feminista convicta e presidente da turma, e sua melhor amiga Amy (Kaitlyn Dever), lésbica assumida, poderiam corresponder à representação perfeita das figuras marginalizadas neste sistema de castas que domina a competitiva estrutura de ensino no país.

 

No entanto, ao invés de aprenderem a assimilar as normas (como provavelmente aconteceria no cinema pré-anos 1990) ou ignorá-las e assumirem o orgulho de serem freaks (como aconteceria no cinema dos anos 1990 em diante), as garotas encontram um caminho mais interessante, e menos polarizado, para a entrada à vida adulta. Ao invés de modificar as garotas para se encaixarem na maioria (ou se definirem em relação a esta, por exclusão), o roteiro prefere alterar a sociedade para acomodar individualidades cada vez mais complexas. As panelinhas ainda existem, as pressões continuam presentes, porém os limites se tornam porosos: o rico Jared (Skyler Gisondo) não tem amigos por tentar agradar o tempo inteiro, Triple A (Molly Gordon) é ao mesmo tempo a garota mais desejada e uma menina esperta o suficiente para entrar nas universidades prestigiosas, George (Noah Galvin), gay assumido, provoca os colegas tanto quanto é provocado, e Nick (Mason Gooding), o garoto mais cobiçado pelas meninas, não constitui um ídolo esportivo.

Ao retirar o aspecto excludente dos círculos sociais, extingue-se a noção de vítimas e agressores: nesta sala de aula, todos caçoam uns dos outros, mas permanecem lado a lado. É possível encontrá-los nas mesmas festas, ainda que em cantos diferentes da casa. Consequentemente, Molly e Amy ocupam uma posição intermediária entre o centro da turma e a margem, como todos os outros: Molly é tida como arrogante e feia, mas os garotos dizem que transariam com ela, e ela foi eleita ao cargo de presidenta; Amy pode se sentir deslocada, até descobrir outras garotas cujas imagens, corpos e sexualidades são muito mais fluidos do que os seus. Como principal aprendizado, descobrem que estudar e festejar não são incompatíveis, e que seria possível, ou ainda desejável, explorar ambos. Fora de Série navega por uma sociedade em processo de ressignificação de aparências e valores, deixando a geração anterior um tanto confusa – vide o painel tragicômico de pais e professores bem intencionados, porém perdidos.

 

O resultado se sustenta principalmente pela qualidade do texto e dos diálogos. Além de contar com um elenco cômico excepcional, o filme traz uma série de cenas estruturadas como esquetes, com direito a tiradas hilárias sobre drogas e sexualidade. Do começo ao fim, a narrativa jamais perde ao fôlego enquanto posterga a chegada à festa através de diferentes imprevistos durante a noite. Cenas envolvendo um karaokê, um entregador de pizza, um urso panda e um cruzeiro se revelam hilárias, dotadas de impecável timing cômico. Ao mesmo tempo, o roteiro consegue apresentar satisfatoriamente cerca de vinte personagens marcantes, algo nada fácil em termos de tom e estrutura. O mosaico de jovens e adultos soa impressionantemente coeso pela velocidade das falas sarcásticas – vide a primeira e última cenas, cujos cortes abruptos da montagem contribuem a reforçar sua intensidade.

Fora de Série

No que diz respeito à construção estética, Olivia Wilde elabora a maior parte de suas imagens com uma linguagem convencional, baseada direito a muitos planos e contraplanos e close-ups no rosto das atrizes principais, algo que poderia se tornar ainda mais potente caso a cineasta demonstrasse maior ambição. Mesmo assim, alguns elementos se destacam, como o uso da luz natural e a textura um pouco granulada, além de cenas destinadas romper expectativas, a exemplo da esquete animada, do interlúdio musical e da cena dramática na piscina. A diretora propõe uma obra de aparência modesta, porém com um refinamento considerável em temos de ritmo e construção de personagens.

 

Por fim, Molly e Amy (e Gigi, e Jared, e Nick, e Theo, e Triple A, e George, e Alan) tornam-se figuras memoráveis e idiossincráticas dentro de um filme cujas qualidades de crônica de uma época e de representação da sororidade revelam-se tão verossímeis quanto ousadas. Fora de Série conquista um espaço entre as comédias definidoras de suas gerações, como 10 Coisas que Eu Odeio em Você e Meninas Malvadas. Os grandes estúdios têm muito a aprender com produções deste nível: quem diria que a união entre uma diretora mulher, quatro roteiristas mulheres e três produtoras mulheres poderia resultar num ótimo filme sobre mulheres?

Fora de Série
Fora de Série
Fora de Série
Fora de Série
Fora de Série
Fora de Série
Título original Booksmart
IMDb Rating 7.2 96,027 votes
TMDb Rating 7.2 1,063 votes
Compartilhamento0

Títulos Similares

Sete Dias Sem Fim
Manual de Caça a Monstros
A Noite do Jogo
Simplesmente Acontece
Um Brinde ao Natal
Solteiramente
Rebelión de los Godínez
Yummy
A Guerra dos Sexos
10 Coisas que Eu Odeio em Você
Perdido na Armênia
Abracadabra

Deixe um comentário

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published