What's happening?

Vídeo 251 Views Report Error

  • Watch trailer
  • DUBLADO
Diário de um Banana 3: Dias de Cão

Diário de um Banana 3: Dias de Cão

Aug. 02, 2012USA94 Min.PG
Your rating: 0
7 1 vote

Sinopse

Diário de um Banana 3: Dias de Cão

Greg Heffley (Zachary Gordon), mesmo em férias, consegue aprontar muita confusão com suas ideias mirabolantes. Tudo por que seu pai decidiu que esta é uma boa hora para passar aqueles momentos de pai e filho. Para que nada estrague seus planos, Greg finge que trabalha em um luxuoso clube de campo, mas nem tudo sai como ele imaginou.

Crítica

Pode ser difícil embarcar neste filme se você não estiver familiarizado com a nova estética televisiva de Disney Channel, Boomerang e afins. A imagem é multicolorida, os gestos e caretas dos personagens são exagerados, a música (piano, xilofone) sublinha cada ação, a narração é explicativa. Já o cenário é um hino ao patriotismo americano, com seus colégios divididos em castas, cheios de armários metálicos no corredor, onde os nerds são maltratados e as garotas populares pensam no baile de formatura. Este mundo está distante de uma criança que não seja americana, branca, conservadora, protestante e de classe média-alta.

 

O espectador pode recusar esse mundo-bolha, mas talvez seja mais interessante interpretá-lo como uma nova forma de didatismo infantil. A linguagem cinematográfica redundante (o narrador fala “tenho que estar um passo à frente do meu pai”, e o desenho mostra um garoto literalmente um passo à frente do pai) funciona como um ensinamento sobre os recursos audiovisuais básicos, como a montagem paralela, a narração, a ironia e outros. Já o tema da inserção na sociedade mostra às crianças americanas o que se espera delas caso sejam, como já se disse acima, brancas, de classe média-alta etc. etc. etc.

 

Diário de um Banana: Dias de Cão é o terceiro filme de uma franquia adaptada dos livros de mesmo nome. A história gira em torno de Greg (Zachary Gordon), típico pré-adolescente que se sente incompreendido por todos ao redor: o pai, a mãe, as garotas, os amigos de sala e mesmo um novo cachorro. Os livros apostavam na animação simples, com poucos traços, e o filme tenta seguir a mesma linha, sem se aprofundar na psicologia de cada personagem. Estamos em uma produção repleta de estereótipos e construções superficiais, mas plenamente consciente disso.

 

No entanto, no mesmo nicho em que várias produções insistem em doutrinar as crianças (“ame sua família”, “respeite seus irmãos”), esta aqui tolera as inadequações dos jovens, dizendo tanto aos pais quanto aos filhos que a sociedade funciona assim mesmo, e que nada vai mudar. Politicamente falando, a mensagem é bastante conformista, mas o fato de não ser reacionária nem moralista já é um grande mérito. As produções independentes e os seriados de televisão já abraçam com carinho a figura dos excluídos, os “losers”, e chega a ser louvável que um recanto tradicional como a Disney comece a fazer o mesmo.

Diário de um Banana 3: Dias de Cão

Por fim, Diário de um Banana: Dias de Cão, em sua simplicidade esquemática, lembra aqueles clássicos infantis de Sessão da Tarde, como Os BatutinhasMeu Primeiro Amor e outros. Todos os traços destes filmes estão presentes: a doce desconexão com a realidade, a infância tratada de maneira séria e o cinema funcionando como artifício falsamente ingênuo, uma espécie de escapismo melancólico à geração Facebook-YouTube.

Diário de um Banana 3: Dias de Cão
Diário de um Banana 3: Dias de Cão
Título original Diary of a Wimpy Kid: Dog Days
IMDb Rating 6.3 22,446 votes
TMDb Rating 6.1 529 votes

Director

David Bowers
Director

Elenco

Zachary Gordon isGreg Heffley
Greg Heffley
Steve Zahn isFrank Heffley
Frank Heffley
Robert Capron isRowley Jefferson
Rowley Jefferson
Devon Bostick isRodrick Heffley
Rodrick Heffley
Rachael Harris isSusan Heffley
Susan Heffley
Peyton List isHolly Hills
Holly Hills
Karan Brar isChirag Gupta
Chirag Gupta
Laine MacNeil isPatty Farrell
Patty Farrell
Connor Fielding isManny Heffley
Manny Heffley
Compartilhamento0

Títulos Similares

Socorro, Virei uma Garota!
A Filha do Patrão
Long Story Short
A Família Noel
Fútil e Inútil
Gatos,Fios Dentais e Amassos
Alex Fernández: El Mejor Comediante del Mundo
O Homem Que Inventou o Natal
Miss Março: A Garota da Capa
WALL-E
Abandonado no Altar
Wolfwalkers

Deixe um comentário

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published