What's happening?

Vídeo 259 Views Report Error

  • Watch trailer
  • DUBLADO
Deus Não Está Morto: Uma Luz na Escuridão

Deus Não Está Morto: Uma Luz na Escuridão

A fé nos une.Mar. 30, 2018USA105 Min.PG
Your rating: 0
8 1 vote

Sinopse

Deus Não Está Morto: Uma Luz na Escuridão

Em meio a um intenso debate sobre se uma universidade estadual deve ter uma igreja em seu campus, o pastor Dave (David R. White) é surpreendido com um incêndio na igreja Saint James, no qual morre seu grande amigo, o reverendo Jude (Benjamin A. Onyango). O incidente foi provocado por Adam (Mike C. Manning), que atirou um tijolo em uma janela da igreja após brigar com a namorada (Samantha Boscarino). A situação acirra o debate, ainda mais devido à proposta da universidade em comprar o terreno usado pela igreja para ali construir um centro educacional. Decidido a lutar até o fim, Dave busca ajuda com seu irmão Pearce (John Corbett), que é advogado.

Crítica

Por dois filmes, Deus Não Está Morto investiu firme na proposta de propagar a fé cristã a todo custo, mesmo que para tanto precisasse distorcer informações relevantes ou mesmo manipular descaradamente a narrativa, de forma a criar mocinhos e bandidos. Dito isso, é surpreendente constatar que, no terceiro filme, enfim a franquia encontra o equilíbrio necessário para abordar valores cristãos sem algum tipo de ofensa.

Para tanto, foi necessária uma verdadeira revolução narrativa. Sem qualquer batalha entre crentes e ateus, o holofote é desviado para um dos coadjuvantes dos filmes anteriores, o pastor Dave (David A.R. White, burocrático). Dando continuidade à subtrama proposta em Deus Não Está Morto 2, o filme inicia com o pastor deixando a prisão e logo envereda para um incidente que resulta em tragédia: o incêndio da igreja Saint James, com a morte do reverendo Jude (Benjamin A. Onyango, sempre carismático, apesar da participação curtíssima).

Fosse um dos filmes anteriores, tal situação seria um prato cheio para o vitimismo, com um clima de perseguição intrínseco. Aqui, o diretor estreante Michael Mason prefere explorar a dualidade em torno da permanência ou não da igreja em um campus universitário – e suas correntes pró e contra – para abordar o contemporâneo e constante embate existente nas redes sociais, onde todos gritam e ninguém ouve. Mais do que apontar o certo e o errado, o interesse maior é em criar uma conjuntura que replique a difícil e intolerante convivência nos dias atuais para, a partir daí, aplicar valores cristãos.

Deus Não Está Morto: Uma Luz na Escuridão

Soma-se a tal proposta a existência de um personagem crucial para tamanha transformação: Pearce, irmão do pastor Dave, convocado para ajudá-lo no duelo judicial em torno da permanência da igreja. Interpretado pelo cativante John Corbett, ele é desenvolvido com extrema habilidade ao propôr uma dinâmica entre irmãos até então afastados sem jamais cair em facilitadores buscando a reconciliação. Por mais que o ajude, Pearce também o questiona acerca de seus valores e decisões, levantando perguntas pertinentes ao cristão que, nos longas anteriores, ou eram ignoradas ou ridicularizadas pelo estereótipo adotado. Aqui não: há uma clara construção de personagem de forma a torná-lo agradável e ao mesmo tempo provocador, sem jamais perder a razão – mesmo que isto custe a louvação a uma crença.

No fim das contas, a grande novidade trazida por este Deus Não Está Morto é uma bem-vinda maturidade ao abordar a religião, sem necessariamente agredir aquele que não comunga sua fé. É claro que nem tudo são flores: há no filme vários excessos envolvendo símbolos religiosos, e até mesmo a desnecessária participação dos Newsboys, que facilmente seriam limados por uma edição mais rigorosa. O próprio desfecho, com um bizarro clipe gravado no Brasil, é bem estranho. Ainda assim, pela forma como prega sua narrativa e a boa dinâmica existente entre Dave e Pearce, trata-se de um filme não só muito superior aos anteriores mas também com uma mensagem bem fundamentada, que congrega os valores cristãos aos problemas dos conectados dias atuais.
 
Deus Não Está Morto: Uma Luz na Escuridão
Título original God's Not Dead: A Light in Darkness
IMDb Rating 4.5 3,418 votes
TMDb Rating 6.7 68 votes

Director

Elenco

David A.R. White isPastor Dave
Pastor Dave
Jennifer Taylor isMeg Harvey
Meg Harvey
Tatum O'Neal isBarbara Solomon
Barbara Solomon
Ted McGinley isThomas Ellsworth
Thomas Ellsworth
Shane Harper isJosh Wheaton
Josh Wheaton
Anne Leighton isAngela Ellsworth
Angela Ellsworth
Jude S. Walko isHomeless Father
Homeless Father
Compartilhamento1

Títulos Similares

O Quarto de Jack
15 Killings
Música Para Morrer de Amor
O que arde
Se a Rua Beale Falasse
Nunca Deixe de Lembrar
Sintonizada em Você
Cinquenta Tons Mais Escuros
Savage
Genius Loci
Eternal Winter
Sleight: O Truque Perfeito

Deixe um comentário

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published