What's happening?

Vídeo 117 Views Report Error

  • Watch trailer
  • DUBLADO
  • LEGENDADO
Despedida em Grande Estilo

Despedida em Grande Estilo

Nunca é tarde para acertar as contas.Apr. 06, 2017USA96 Min.PG-13
Your rating: 0
5 1 vote

Sinopse

Despedida em Grande Estilo

Willie (Morgan Freeman), Joe (Michael Caine) e Albert (Alan Arkin) são amigos há décadas. Eles levam uma vida pacata, mas sofrem com problemas financeiros. Quando Willie testemunha o assalto milionário a um banco, decide chamar Joe e Albert para elaborarem o seu próprio assalto. É a vez de os idosos se rebelarem contra a exploração dos bancos.

Crítica

Enquanto brasileiros vão às ruas protestar contra a reforma da Previdência que estabelece 65 anos como a idade mínima para a aposentadoria de homens e mulheres e 49 anos como o tempo de contribuição para obtenção do valor integral, chega aos cinemas Despedida em Grande Estilo. Apesar do nome sugerir uma mistura de Antes de Partir com Última Viagem a Vegas (dois filmes também estrelados por Morgan Freeman), o longa dirigido por Zach Braff – ele mesmo, o rapaz de Scrubs – aborda com espirituosidade a delicada situação financeira em que muitos idosos se encontram.

 

Joe (Michael Caine) teme perder a casa em que vive com a filha e a neta por dívidas bancárias e recruta os amigos Albert (Alan Arkin) e Willie (Freeman) para um plano ousado: assaltar a instituição financeira que o sacaneou. A inspiração vem de um crime que ele presencia e os colegas são convencidos quando a empresa em que trabalharam por mais de três décadas anuncia que irá sair dos Estados Unidos para se instalar no Vietnã, deixando de pagar pensões aos antigos funcionários. Um drama nada incomum. Recipientes de uma aposentadoria merreca, sem ter o que perder e revoltados, eles abandonam as desanimadas partidas de bocha para arquitetar um roubo “justo”, pegando apenas a quantia que deveriam receber de pensão até a morte.

 

Como era de se esperar, Caine, Freeman e Arkin brincam em cena. O primeiro, desde a juventude especialista em obras do gênero, é o vovô família que vê Law & Order com a neta, usa boina e executa o papel de “cabeça” do bonde. Freeman representa o solitário, que esconde segredos debaixo de seu inseparável chapéu. Responsável mais uma vez pelo humor “peculiar”, Arkin é o rabugento de boné, pessimista e sem meias palavras, que encontra o amor mesmo sem buscar. Em comum o trio tem o machismo da geração, o gosto em rir das próprias dificuldades, algumas ideias claramente ultrapassadas e o desejo de aproveitar os últimos anos com dignidade. Braff, distante da direção desde Lições em Família, constrói de maneira consistente a transformação dos senhores comuns em assaltantes, de forma que eles se aproximam mais de Robin Hood do que de meros aproveitadores ambiciosos. É a polícia que é retratada como vilã, abaixo do sistema financeiro, o grande mal. Joe é “vítima de um sistema corrupto que não serve ao povo”, diz um dos personagens. Mérito do roteirista Theodore Melfi (Um Santo Vizinho), que aqui e ali consegue inserir na trama críticas que não são encontradas com frequência em feel good movies do cinemão hollywoodiano.

Despedida em Grande Estilo

Com montagem dinâmica, filhotes fofos, recriação de cena clássica e participações especiais que colocam sorrisos na boca de quem foi criança nas décadas de 80 e 90, o filme é bem-sucedido ao pregar peças no público e faz piada até com o nome da produtora, RatPac. O que incomoda um pouco é a forma acelerada como a preparação para o assalto é apresentada. Muito tempo é dedicado ao pré-planejamento e até mesmo aos eventos posteriores, deixando o ato criminoso em si espremido como um recheio insuficiente. Certo personagem diz aos colegas que “foi divertido planejar um assalto com vocês”. Não podemos concordar, pois não vimos quase nada.


Primeiro lançamento cinematográfico de Braff sem ele no papel principal e entre os roteiristas, Despedida em Grande Estilo tem como trunfo os veteranos afinados e bastante confortáveis em papéis que vêm repetindo ao longo dos últimos anos. A novidade é que a comédia tem a capacidade de surpreender e se comunica muito bem com os dias de hoje, tendo como frase crucial a afirmação: “É dever do país cuidar dos idosos”. O mais curioso é que se trata do remake de um filme de 1979.

Despedida em Grande Estilo
Despedida em Grande Estilo
Despedida em Grande Estilo
Despedida em Grande Estilo
Despedida em Grande Estilo
Despedida em Grande Estilo
Despedida em Grande Estilo
Despedida em Grande Estilo
Despedida em Grande Estilo
Despedida em Grande Estilo
Título original Going in Style
IMDb Rating 6.6 77,659 votes
TMDb Rating 6.6 1,770 votes

Director

Zach Braff
Director

Elenco

Morgan Freeman isWillie Davis
Willie Davis
Michael Caine isJoe Harding
Joe Harding
Alan Arkin isAlbert Garner
Albert Garner
Joey King isBrooklyn Harding
Brooklyn Harding
Matt Dillon isArlen Hamer
Arlen Hamer
Ann-Margret isAnnie Santori
Annie Santori
Maria Dizzia isRachel Harding
Rachel Harding
Christopher Lloyd isMilton Kupchak
Milton Kupchak
Compartilhamento0

Títulos Similares

Na Cama com Victoria
A Barraca do Beijo 2
Batman 2022
Query
Pup Star 3: Turnê Mundial
Perfeita é a Mãe 2
Coffee & Kareem
Pottersville
A Casa que Jack Construiu
Livre, mas impedido
Amarração do Amor
Os Simpsons: O Filme

Deixe um comentário

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published