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Confronto no Pavilh√£o 99

Confronto no Pavilh√£o 99

Sep. 23, 2017USA132 Min.Not Rated
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Sinopse

Confronto no Pavilh√£o 99

Um ex-boxeador (Vince Vaughn) que se tornou um contrabandista de drogas acaba sendo preso por causa de um acordo que deu errado. Dentro da cadeia, ele encontra v√°rios de seus inimigos, homens que o obrigam a cometer atos violentos e brutais.

Crítica

Anote e lembre-se do nome de S. Craig Zahler, que começou sua carreira como diretor de fotografia, depois roteirista do filme de horror Desespero, de 2011, até chegar triunfalmente à cadeira de diretor com o infelizmente pouco conhecido faroeste de horror Rastro de Maldade (Bone Tomahawk), estrelando Kurt Russell. Confronto no Pavilhão 99 pode ser apenas seu segundo longa, mas, com ele, o diretor americano já pavimenta sua promissora carreira com sua pegada autoral, visceral, violenta e chocante.

Zahler, que também escreveu o roteiro, faz algo ainda mais simples que em Rasto de Maldade: um homem, que recorre ao tráfico de drogas para reerguer sua vida, precisa enfrentar uma infernal prisão para impedir que a desgraça completa abata-se sobre sua família. Serei particularmente críptico em termos de história não porque haja reviravoltas ou surpresas, mas sim porque esse é um daqueles filmes que começam de um jeito e acabam de outro completamente diferente, em uma espiral de violência como poucas obras da memória recente e é bem melhor mergulhar em sua premissa sabendo o menos possível.

O primeiro grande acerto de Zahler √© resgatar a estrutura de cl√°ssicos filmes setentistas de a√ß√£o, no subg√™nero ‚Äúpris√£o‚ÄĚ, como¬†Papillon,¬†Alcatraz ‚Äď Fuga Imposs√≠vel¬†e¬†O Expresso da Meia-Noite, estripando-a de qualquer semblante de complexidade, adicionando, ato cont√≠nuo, uma pitada de¬†exploitation movie¬†da mesma √©poca e mixando o resultado com os filmes de brucutu dos anos 80, como¬†Comando para Matar¬†ou¬†Stallone Cobra. O que sai dessa genial mistura √© um filme angustiantemente divertido, realista at√© certo ponto, de viol√™ncia √≠mpar e com personalidade pr√≥pria, como se Zahler atualizasse os conceitos das obras citadas para o que o espectador da segunda d√©cada dos anos 2000 espera ver fora do eixo explos√Ķes/cortes r√°pidos/imbecilidades em geral que tanto h√° por a√≠.

Mas o diretor e roteirista n√£o consegue esse feito sozinho. A escolha de¬†Vince Vaughn¬†para viver o sofrido¬†Bradley Thomas foi um ato de grande inspira√ß√£o. O ator, que j√° havia conseguido desvencilhar-se de sua origem exclusivamente c√īmica com papeis como seu Frank Semyon, de¬†True Detective, ou o Sargento Howell, de¬†At√© o √öltimo Homem, alcan√ßa outro patamar aqui, convencendo-nos completamente como um anti-her√≥i humano de a√ß√£o na veia do que¬†Bruce Willis¬†conseguiu fazer em¬†Duro de Matar, mas sem os exageros (espetaculares, l√≥gico) do filme oitentista.

E¬†Confronto no Pavilh√£o 99¬†√© um exemplo pr√≥ximo do perfeito de como se aproveitar das caracter√≠sticas f√≠sicas do ator de maneira org√Ęnica dentro da estrutura visual e narrativa de um filme. Zahler posiciona suas c√Ęmeras de forma a sempre manter Vaughn em franco destaque nas sequ√™ncias, mesmo quando ele n√£o √© o centro das aten√ß√Ķes ‚Äď momentos raros, confesso, mas que existem ‚Äď e fazendo com que sua altura e corpul√™ncia sejam amplificadas ao m√°ximo, por interm√©dio de¬†closes¬†e de filmagens que mant√©m o espectador abaixo da linha do olhar de Bradley (e n√£o Brad!).

Al√©m disso, a dire√ß√£o de arte espartana ‚Äď e n√£o falo aqui apenas das pris√Ķes, naturalmente assim ‚Äď estabelece uma frieza impessoal a todos os ambientes em que vemos Bradley agir no primeiro ter√ßo do filme, em que ele ainda est√° fora, longe do confinamento. Mesmo nos ambientes caseiros, em que o protagonista interage com sua esposa Lauren (Jennifer Carpenter, a irm√£ de¬†Dexter, tamb√©m √≥tima em seu papel consideravelmente mais limitado), a l√≥gica de posicionamento de¬†props¬†e outros elementos que estabelecem o cen√°rio privilegia o gigantismo de Vaughn que, em uma¬†peformance¬†estoica, mas cheia de significados profundos, tem seu pr√≥prio c√≥digo de conduta e de honra, o que o leva √† queda e ao inferno.

Confronto no Pavilh√£o 99

Quando sua jornada ladeira abaixo finalmente começa, o espectador já viveu um bom pedaço da duração da obra de mais de duas horas ao lado de Bradley, em sequências atrás de sequências que parecem não ter significado maior do que apenas alongar o filme. No entanto, a partir do momento em que ele é encarcerado, a velocidade é vertiginosa e, ao mesmo tempo, tudo o que aprendemos sobre o personagem nos 40 minutos iniciais são devidamente explorados e trabalhados, funcionando como a lógica interna que o move, evitando quaisquer desperdícios de celuloide ou do tempo do espectador, em uma progressão lógica e fluida.

Novamente, a dire√ß√£o de arte faz o seu belo trabalho, assim como a fotografia de¬†Benji Bakshi (que trabalhou com Zahler em¬†Rastro de Maldade), retratando de forma bastante objetiva a transforma√ß√£o do personagem ao longo de seu inferno prisional, primeiro fazendo uso de cen√°rios quase hospitalares de t√£o ass√©pticos, com tonalidades azuis, passando para uma caricatura de pris√£o de seguran√ßa m√°xima, com direito a muros medievais de pedra, masmorras, instrumentos de tortura e, l√≥gico, uma colora√ß√£o avermelhada, extremamente sugestiva, de certa forma at√© expositiva, mas que, na estrutura simples da proje√ß√£o, faz absolutamente todo sentido. E, claro, a entrada de¬†Don Johnson¬†na hist√≥ria, como o mais do que arquet√≠pico ‚Äúdiretor malvado de pris√£o‚ÄĚ √© deliciosa, mesmo que o nervosismo simultaneamente se abata no espectador.

A imers√£o no filme √© alcan√ßada quase sempre ao longo de toda sua dura√ß√£o por Zahler, mas o diretor, ao procurar mostrar acontecimentos fora da pris√£o onde Bradley est√°, acaba cometendo leves pecados que quebram a narrativa principal em alguns importantes momentos. A escolha em efetivamente lidar com os problemas do protagonista por outro ponto de vista, especialmente o de sua esposa, incomoda primeiro por ser tecnicamente desnecess√°ria ‚Äď v√≠deos e telefonemas j√° resolveriam a necessidade narrativa ‚Äď e, segundo, por deslocar o eixo da hist√≥ria para fora do ambiente confinado, momentaneamente retirando o espectador da tens√£o criada. Mesmo assim, Vaughn est√° t√£o intenso aqui que √© f√°cil voltar a inserir-se na hist√≥ria e a ser capturado pela cada vez mais sem sa√≠da situa√ß√£o de Bradley.

Confronto no Pavilh√£o 99¬†√©, sem d√ļvida alguma, uma imperd√≠vel volta aos anos 70, com saud√°veis doses de anos 80 em uma roupagem simples, pr√≥pria, moderna e extremamente eficaz, que coloca Vince Vaughn como uma estrela de a√ß√£o em seu pr√≥prio direito. Filmes ditos violentos ter√£o que se esfor√ßar para ultrapassar a qualidade do que Zahler faz aqui. J√° anotou a√≠ o nome do diretor?

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Confronto no Pavilh√£o 99
Título original Brawl in Cell Block 99
IMDb Rating 7.2 59,770 votes
TMDb Rating 6.9 715 votes

Director

Elenco

Vince Vaughn isBradley Thomas
Bradley Thomas
Jennifer Carpenter isLauren Thomas
Lauren Thomas
Don Johnson isWarden Tuggs
Warden Tuggs
Udo Kier isThe Placid Man
The Placid Man
Tom Guiry isWilson
Wilson
Fred Melamed isMr Irving
Mr Irving
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