What's happening?

Vídeo 278 Views Report Error

  • Watch trailer
  • DUBLADO
Com Amor, Van Gogh

Com Amor, Van Gogh

Jun. 22, 2017Poland94 Min.PG-13
Your rating: 0
8 1 vote

Sinopse

Com Amor, Van Gogh

Um ano após o suicídio de Vincent Van Gogh, Armand Roulin (Douglas Booth) encontra uma carta por ele enviada ao irmão Theo, que jamais chegou ao seu destino. Após conversar com o pai, carteiro que era amigo pessoal de Van Gogh, Armand é incentivado a entregar ele mesmo a correspondência. Desta forma, ele parte para a cidade francesa de Arles na esperança de encontrar algum contato com a família do pintor falecido. Lá, inicia uma investigação junto às pessoas que conheceram Van Gogh, no intuito de decifrar se ele realmente se matou.

Crítica

Poucos filmes representam uma declaração de amor tão intensa a um artista quanto Com Amor, Van Gogh. A começar pela forma como foi conceituado: estreando a técnica da animação a partir de pinturas a óleo, seguindo o mesmo estilo do próprio homenageado. Ou seja, mais do que contar sua história era necessário apresentá-la sob seu ponto de vista tão particular, que fez com que o pintor se tornasse cultuado após sua morte. O resultado, visualmente falando, é deslumbrante.

Inspirada pelas mais de 400 pinturas que Van Gogh fez ao longo de oito anos, a animação revisita locais e personagens recorrentes de seu portfolio para construir uma investigação que, além de contar a história do pintor, esmiuça o mistério acerca de sua morte. Teria sido mesmo suicídio ou alguém seria o responsável? A resposta é apresentada a partir da viagem de Armand Roulin à cidade francesa de Arles, um ano após o falecimento de Van Gogh, com o objetivo de entregar à sua família uma carta perdida do pintor, endereçada ao irmão, Theo. Cada vez mais obcecado, Roulin inicia então uma investigação pessoal em torno dos conhecidos de Van Gogh para decifrar o que realmente aconteceu.

Tal narrativa, no fim das contas, serve mais para ambientar como era a vida do pintor, e suas afli√ß√Ķes, do que propriamente para desvendar qualquer mist√©rio – cuja insist√™ncia torna-se massante, em determinado momento. O grande trunfo do longa-metragem √© realmente a t√©cnica de anima√ß√£o empregada, que consegue reproduzir a textura e a beleza das pinceladas de Van Gogh, no sentido de apresentar cen√°rios e objetos cujos tra√ßos soam cont√≠nuos e permanentemente vivos. Al√©m disto, s√£o v√°rias as refer√™ncias aos seus quadros, do ic√īnico Noite Estrelada, que serviu de inspira√ß√£o para o cartaz de¬†Meia Noite Em Paris, aos marcantes corvos, t√£o presentes na fase final de sua vida. Para quem conhece o acervo deixado pelo pintor, reconhecer na telona tais obras torna-se um deleite, n√£o s√≥ visual mas tamb√©m pela forma como s√£o inseridas na narrativa.

Tamanho esfor√ßo visual foi fruto de um trabalho de anos da equipe liderada pelos diretores¬†Dorota Kobiela¬†e¬†Hugh Welchman, que precisaram adaptar a t√©cnica da pintura a √≥leo para que pudesse ser aproveitada em uma anima√ß√£o. Ao todo, 125 pintores trabalharam em cerca de 65 mil frames, sendo que os atores que d√£o voz aos personagens tamb√©m precisaram servir de modelo para os mesmos. Tal iniciativa fica expl√≠cita quando a anima√ß√£o focaliza melhor os rostos dos personagens, sendo poss√≠vel reconhecer os tra√ßos de¬†Saoirse Ronan¬†e de¬†Jerome Flynn, o Bronn da s√©rie¬†Game of Thrones. O mesmo acontece com o restante do elenco, com tal esfor√ßo sendo ressaltado pouco antes dos cr√©ditos finais, em compara√ß√Ķes entre os quadros e os atores caracterizados.

Diante de tamanho esforço em retratar a obra de Van Gogh, a história apresentada fica em segundo plano. A trajetória do pintor, que apenas vendeu uma tela em vida e sobrevivia graças à ajuda do irmão, serve de pano de fundo para a tal investigação acerca de sua morte, que soa mais como desculpa para apresentar os vários personagens que povoaram suas obras. No fim das contas, o porquê de Van Gogh ter morrido torna-se menor do que a arte por ele produzida.

 

Com Amor, Van Gogh

De imenso impacto visual, Com Amor, Van Gogh é um filme que brilha pela proposta estética implementada, seja pela beleza das imagens ou pelo capricho na técnica de animação empregada. Por mais que sua trama não seja suficiente para sustentar o interesse por 95 minutos, ainda assim é uma experiência cinematográfica que merece ser conferida, especialmente por aqueles que apreciam, e conhecem, a obra do homenageado.

Com Amor, Van Gogh
Com Amor, Van Gogh
Com Amor, Van Gogh
Com Amor, Van Gogh
Com Amor, Van Gogh
Com Amor, Van Gogh
Com Amor, Van Gogh
Com Amor, Van Gogh
Com Amor, Van Gogh
Com Amor, Van Gogh
Título original Loving Vincent
IMDb Rating 7.8 51,588 votes
TMDb Rating 8.2 1,565 votes

Director

Elenco

Douglas Booth isArmand Roulin
Armand Roulin
Eleanor Tomlinson isAdeline Ravoux
Adeline Ravoux
Robert Gulaczyk isVincent van Gogh
Vincent van Gogh
Helen McCrory isLouise Chevalier
Louise Chevalier
Saoirse Ronan isMarguerite Gachet
Marguerite Gachet
Chris O'Dowd isPostman Joseph Roulin
Postman Joseph Roulin
John Sessions isPere Tanguy
Pere Tanguy
Jerome Flynn isPaul Gachet
Paul Gachet
Holly Earl isLa Mousmé
La Mousmé
Compartilhamento0

Títulos Similares

O C√Ęntico dos Nomes
The Day of Destruction
Você Morrerá aos 20 Anos
The Post: A Guerra Secreta
The Father
Exterminador: Cavaleiros e Drag√Ķes
Meu Coração Só Irá Bater Se Você Pedir
A Noite é Delas
Snoopy Apresenta: Feliz Ano Novo, Lucy!
Titanic
De Patrick
Na Terra de Amor e √ďdio

Deixe um coment√°rio

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published