What's happening?

Vídeo 206 Views Report Error

  • Watch trailer
  • DUBLADO
Clube dos Cinco

Clube dos Cinco

Cinco estranhos com nada em comum, exceto um ao outro.Feb. 15, 1985USA97 Min.R
Your rating: 0
5 1 vote

Sinopse

Clube dos Cinco

Em virtude de terem cometido pequenos delitos, cinco adolescentes são confinados no colégio em um sábado, com a tarefa de escrever uma redação de mil palavras sobre o que pensam de si mesmos. Apesar de serem pessoas completamente diferentes, enquanto o dia transcorre eles passam a aceitar uns aos outros, fazem várias confissões e tornam-se amigos.

Crítica

A década de 80 foi responsável pelo surgimento de inúmeros filmes “adolescentes” ou high school que marcariam e influenciariam o cinema e a vida de muitos, marcando boas horas da Sessão da Tarde. No entanto, entre todos esses, O Clube dos Cinco se destaca por apresentar aspectos um pouco diferenciados para a época, se tornando um dos que mais influenciou esse tipo de gênero. John Hughes, roteirista e diretor que marcou essa época com clássicos da comédia adolescente como Gatinhas e Gatões e Curtindo a Vida Adoidado, realizava uma de suas maiores obras.

Sinopse simples: cinco estudantes são mandados para a detenção, cada um representa um tipo diferente de colegial. O nerd, o esportista, o valentão, a patricinha e a garota bizarra. Passar pleno sábado dentro do colégio soa horrível, assim, tentam enganar o diretor e se divertir dentro do colégio, onde começam a compartilhar sentimentos e descobrir que, apesar de diferentes, todos eles possuem mais coisas em comum do que imaginam.

O grande marco do longa é o excelente desenvolvimento dos personagens, todos muito bem trabalhados e equilibrados. Essa é a grande cartada, onde o telespectador consegue ver carisma em todos aqueles jovens e simpatizar até mesmo com o encrenqueiro John Bender, que rouba a cena em diversos momentos com a interpretação caricata de Judd Nelson. O filme passa um clima incrivelmente despretencioso, simples e divertido. Tal simplicidade talvez venha do fato que Hughes escreveu o roteiro em apenas dois dias e uma das melhores cenas foi um completo improviso entre atores (a sequência de diálogos no chão da biblioteca). O excelente roteiro reveza muito bem de tom, colocando doses de drama que em seguida são preenchidas com inúmeras piadas. As boas tiradas de humor e os diálogos descontraídos enriquecem a obra e comprovam que o diretor John Hughes sabe trabalhar com esse tipo de gênero e público.

O Clube dos Cinco também foi uma espécie de base para comédias high school com um humor mais escrachado, como surgiriam alguns American Pies da vida. Mas o filme acerta em cheio na medida desse teor, que não é tão grande, mas que se diferencia por não ser uma abordagem tão família como as outras comédias da época. A despretensão de O Clube dos Cinco em falar de sexo, drogas e mudanças na adolescência, se divertindo com esses temas sem ser apelativo faz o grande acerto da obra.

O maior erro do longa, no entanto, é contradizer a si mesmo, principalmente em seu fim. O filme em sua maior parte passa a impressão de se tratar de um contra-clichê. Aparenta tentar desfazer estereótipos e clichês, mas seu fim só os reforça ao máximo e deixa confuso sua real intenção. A garota esquisita precisa modificar sua aparência e personalidade pra ter seu final feliz, o nerd é o único que termina sozinho, além de ter de fazer a lição para todos os demais, por exemplo. Sem contar outros vacilos, como forçar a barra para construir casais românticos aos 46 do segundo tempo. Por sorte, isso não é o suficiente pra derrubar o filme, mas serve como grandes borrões em um excelente quadro.

Clube dos Cinco

O Clube dos Cinco serviu pra lembrar uma época de filmes, não perfeitos, mas com roteiros mais inspirados, divertidos e menos prepotentes. Quando filmes para o público adolescente tinham roteiros mais originais e não buscavam incessantemente adaptar livros juvenis de fantasia. Por isso, para quem clama por bons filmes desse estilo a obra é um prato cheio e nunca será esquecida. Funciona mais ou menos como diz o sensacional tema cantado pelo Simple Minds: Don’t You Forget About Me. E no fim, pode ter certeza, você vai ficar se perguntando o que aconteceu na segunda-feira.

Clube dos Cinco
Clube dos Cinco
Clube dos Cinco
Clube dos Cinco
Clube dos Cinco
Clube dos Cinco
Clube dos Cinco
Clube dos Cinco
Clube dos Cinco
Clube dos Cinco
Título original The Breakfast Club
IMDb Rating 7.8 360,098 votes
TMDb Rating 7.8 5,430 votes

Director

John Hughes
Director

Elenco

Anthony Michael Hall isBrian Ralph Johnson
Brian Ralph Johnson
Molly Ringwald isClaire Standish
Claire Standish
Emilio Estevez isAndrew
Andrew "Andy" Clark
Judd Nelson isJohn Bender
John Bender
Ally Sheedy isAllison Reynolds
Allison Reynolds
Paul Gleason isRichard Vernon
Richard Vernon
John Kapelos isCarl Reed
Carl Reed
Ron Dean isAndy's Father
Andy's Father
Perry Crawford isAllison's Father
Allison's Father
Fran Gargano isAllison's Mom
Allison's Mom
Compartilhamento0

Títulos Similares

Boy Erased: Uma Verdade Anulada
Além da Morte
Em 97 Era Assim
Zumbis na Neve
Doce Virginia
Cinderela Pop
Meu Amigo Robô
Scooby-Doo! Música de Vampiro
2:22 – Encontro Marcado
O Ódio que Você Semeia
De quem é o Sutiã?
Queen e Slim

Deixe um comentário

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published