What's happening?

Vídeo 490 Views Report Error

  • Watch trailer
  • DUBLADO
Carros 3

Carros 3

A partir de agora, nada ser√° como antes.Jun. 15, 2017USA90 Min.G
Your rating: 0
10 2 votes

Sinopse

Carros 3

O lend√°rio Rel√Ęmpago McQueen tenta provar a uma nova gera√ß√£o de pilotos que ele ainda √© o melhor carro de corrida do mundo.

Crítica

Se √© ineg√°vel que a Pixar revolucionou a anima√ß√£o nas telonas, seja pelo lado est√©tico ou mesmo gra√ßas √† criatividade de suas hist√≥rias, fato √© que, desde que foi adquirida pela Disney, a empresa tem investido mais e mais em sequ√™ncias que, apesar de renderem muito dinheiro e at√© divertirem, pouco trouxeram de novo –¬†Universidade Monstros¬†e¬†Procurando Dory¬†est√£o a√≠ como prova.¬†Carros 3¬†√© o mais recente exemplar desta linha, com o agravante de ter como antecessor um dos filmes mais contestados da Pixar, seja pela infantiliza√ß√£o exagerada ou pela devo√ß√£o impl√≠cita √† ind√ļstria petrol√≠fera. Entretanto, como a franquia se tornou um carro-chefe de vendas, produzir um novo longa-metragem tornou-se um caminho l√≥gico, comercialmente falando. Esta √© a √ļnica justificativa plaus√≠vel para que mais esta sequ√™ncia exista.


N√£o que¬†Carros 3¬†seja ruim, mas √© t√£o gen√©rico que chega a surpreender que traga a assinatura Pixar. H√° no filme um cansa√ßo que afeta n√£o s√≥ a narrativa em torno de Rel√Ęmpago McQueen, agora amea√ßado de aposentadoria precoce, mas todos os coadjuvantes √† sua volta: nenhum deles tem um m√≠nimo destaque, sendo que muitos poderiam simplesmente ser cortados da trama – se est√£o l√°, √© por mera nostalgia/conex√£o com os longas anteriores. √Č o caso de praticamente toda a popula√ß√£o de Radiator Springs, inclusive o amigo para toda hora Mate. Tudo que gira em torno da buc√≥lica cidade serve, apenas, como ref√ļgio seguro para o protagonista, em suas d√ļvidas decorrentes da √Ęnsia constante por superar os oponentes.

Este, inclusive, √© outro ponto contest√°vel do longa-metragem. Por mais que pregue a import√Ęncia de competir em detrimento do (alto) faturamento financeiro, McQueen est√° sempre obcecado em vencer – e n√£o aceita sequer ficar em segundo lugar. Tamanha competitividade (e vaidade) vai de encontro √† ess√™ncia do esporte, por mais que tal quest√£o seja maquiada pelo tom amig√°vel do protagonista e o ambiente af√°vel em que se encontra – completamente diferente do lado arrogante e depreciativo do rival Jackson Storm, apresentado logo em sua apresenta√ß√£o. Breves truques de roteiro, de forma a estabelecer de imediato quem √© o her√≥i e quem √© o vil√£o, sem deixar qualquer d√ļvida ou possibilidade de reviravolta.

Dito isso,¬†Carros 3¬†tem sua base narrativa calcada no confronto entre o natural e o artificial, tendo por base quest√Ķes de idade. Se McQueen representa o velho e aquele cujo dom foi lapidado atrav√©s de treinos “√† moda antiga”, Storm √© o novo criado em laborat√≥rio, a partir de equipamentos que aprimorem seus reflexos nas pistas – de certa forma, a competi√ß√£o entre eles lembra o duelo exibido em¬†Rocky 4. A inevit√°vel decad√™ncia f√≠sica trazida pela idade tamb√©m √© considerada, assim como reflexos que a falta de confian√ßa traz – isto tudo dentro de um universo povoado por carros de todo tipo, √© sempre bom lembrar. Dentro deste contexto, o filme traz ainda um sem-n√ļmero de termos automotivos adaptados para este cotidiano que, por mais que sejam curiosos aos aficcionados por carros, quase sempre soam gratuitos para a hist√≥ria como um todo.

Carros 3

Bastante didático e esquemático, Carros 3 apenas obtém algum destaque quando, já em seu terço final e de forma inusitada, aborda o preconceito de gênero através da novata Cruz Ramirez Рnão por acaso, de minoria latina. Até lá, o filme se sustenta apenas na sempre competente animação produzida pela Pixar em uma trama que aborda a difícil decisão da aposentadoria para um esportista, sem jamais conseguir provocar qualquer emoção. O que se vê na telona é tão trivial, tão genérico, que é inevitável a sensação de mais do mesmo, em relação aos filmes anteriores da franquia.

Pode até ser que Carros 3 atinja seus objetivos comerciais, mas está muito longe da excelência narrativa que consagrou a Pixar. O que se vê aqui é um filme preguiçoso, se aproveitando de personagens conhecidos para oferecer uma continuidade sem muita inspiração. Apenas razoável, muito pela abordagem final e o lado técnico da animação.

Carros 3
Carros 3
Carros 3
Carros 3
Carros 3
Carros 3
Carros 3
Carros 3
Carros 3
Carros 3
Título original Cars 3
IMDb Rating 6.7 78,382 votes
TMDb Rating 6.7 3,248 votes

Director

Adam Habib
Director

Elenco

Owen Wilson isLightning McQueen (voice)
Lightning McQueen (voice)
Cristela Alonzo isCruz Ramirez (voice)
Cruz Ramirez (voice)
Chris Cooper isSmokey Yunick (voice)
Smokey Yunick (voice)
Nathan Fillion isSterling (voice)
Sterling (voice)
Larry the Cable Guy isMater (voice)
Mater (voice)
Armie Hammer isJackson Storm (voice)
Jackson Storm (voice)
Bonnie Hunt isSally Careera (Voice)
Sally Careera (Voice)
Kerry Washington isNatalie Certain (voice)
Natalie Certain (voice)
Lea DeLaria isMiss Fritter (voice)
Miss Fritter (voice)
Tony Shalhoub isLuigi (voice)
Luigi (voice)
Compartilhamento0

Títulos Similares

Dancing Queens
A Sacada
Star Wars: O Retorno de Jedi
O Presente de Natal de Angela
Outro Conto da Nova Cinderela
Christmas vs. The Walters
Os Sete Pecados Capitais: Prisioneiros dos Céus
Pai em Dobro
A Lavanderia
Você Já Viu Vagalumes?
Criaturas ao Ataque
LŠļ≠t mŠļ∑t: Nh√† c√≥ kh√°ch

Deixe um coment√°rio

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published