What's happening?

Vídeo 156 Views Report Error

  • Watch trailer
  • DUBLADO
Canastra Suja

Canastra Suja

Oct. 09, 2016Brazil121 Min.PG
Your rating: 0
7 1 vote

Sinopse

Canastra Suja

Batista (Marco Ricca) e Maria (Adriana Esteves) formam um casal que, aparentemente, é muito feliz em seu casamento. No entanto, a verdade é que as aparências enganam e muito; no fundo, Batista, um alcóolatra inveterado e Maria, que tem um caso com o namorado de sua filha mais velha, Emília (Bianca Bin), representam uma família que está à beira das ruínas.

Crítica

Este drama começa muito bem. Somos apresentados aos membros de uma família de classe média-baixa, cada um com um problema específico: o pai Batista (Marco Ricca) é alcoólatra, a mãe Maria (Adriana Esteves) tem um amante, a filha Emília (Bianca Bin) está se envolvendo com o chefe, o irmão Pedro (Pedro Nercessian) não quer trabalhar nem estudar, e a filha mais nova, Rita (Cacá Ottoni) sofre de autismo. Pode ser um tanto acessório definir os personagens por seus problemas, mas o roteiro consegue desenvolvê-los de modo naturalista.

Os conflitos individuais parecem verossímeis graças ao trabalho de fotografia: com longos planos-sequência em câmera na mão, cria-se uma excelente dinâmica dentro da casa, registrando cada detalhe dos corpos e dos movimentos. Os atores estão próximos de uma fluidez teatral, podendo se expressar com aparente liberdade na criação dos textos e nos gestos. Tem-se a impressão de que a câmera se acomoda à interação dos atores, e não o contrário.

O elenco se sai muito bem. São raros os filmes com atuações tão homogeneamente competentes. Em especial, os atores conseguem retirar os personagens dos estereótipos fáceis em que poderiam se inserir (o pai alcoólatra, a dona de casa entediada etc.). No início, pelo menos, existe grande afeto do diretor Caio Sóh por esta família disfuncional que, embora brigue e discorde, ainda faz o possível para manter o núcleo unido. É com prazer que se assiste à caracterização truculenta, mas terna de Marco Ricca, ou à destreza de Bianca Bin no trabalho de diálogos.

Canastra Suja

Embora a primeira metade de Canastra Suja aponte para um belo drama irônico à la Nelson Rodrigues, a segunda metade põe o projeto a perder. O roteiro se deleita em empurrar a família ladeira abaixo, complicando cada problema, acentuando as brigas e os gritos. O afeto existente no começo se dissipa: logo descobrimos personagens capazes de ações monstruosas, por perversão ou indiferença, numa estrutura em que, quanto pior ficar, melhor. O filme passa a acreditar que o excesso transmitiria uma verdade mais intensa, embora o resultado seja o oposto: a intensificação do caos transparece o questionável fetiche da destruição.

 

A montagem, até então muito hábil na articulação das histórias paralelas, dedica tempo demais ao caso do filho Pedro, numa subtrama frágil pelo escárnio com que trata a prostituição e a homofobia. O maniqueísmo se acentua de modo a surgirem vilões como o rico dono de um telefone celular e o rico cliente de prostituição. A sordidez vira uma intenção em si, uma espécie de discurso retórico sobre a família e a sociedade. Esta abordagem é coroada pela indigesta cena de conclusão, que se pretende sarcástica na subversão do final feliz, mas soa apenas inverossímil naquele contexto. Canastra Suja começa interessado em seres humanos com problemas, mas depois se interessa mais pelos problemas do que pelos seres humanos.

Canastra Suja
Canastra Suja
Título original Canastra Suja
IMDb Rating 7.4 208 votes
TMDb Rating 7.1 8 votes
Compartilhamento0

Títulos Similares

Minha Vida de Abobrinha
Choke: No Sufoco
Orgulho e Preconceito
Gutterbug
assistir-filme-O Maior Amor do Mundo-online
Crush à Altura
Murder Manual
O Loiro
O Clube dos Meninos Bilionários
O Último Desejo
O Açougueiro
Tudo e Todas as Coisas

Deixe um comentário

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published