
Burning Cane é um filme de drama americano de 2019, escrito e dirigido por Phillip Youmans em sua estréia na direção de longas-metragens. O filme é estrelado por Wendell Pierce, Karen Kaia Livers, Dominique McClellan e Braelyn Kelly.
A princípio Helen (Karen Kaia Livers) é uma preocupada mãe, que vive na área rural de Louisiana cuidando do cachorro cheio de sarna da família. Envolta por uma comunidade em decadência, ela entra em conflito com o amor por seu filho, que sofre com o alcoolismo e o desemprego, e suas crenças religiosas.
O jovem de 19 anos Phillip Youmans , ainda estudante do ensino médio, tinha apenas 17 quando escreveu o roteiro de Burning Cane, filme pelo qual levou os grandes prêmios no Festival de Cinema de Tribeca, voltado para o cinema independente.
No festival, o longa do jovem diretor foi recebido positivamente e de acordo ao site IndieWire, Phillip Youmans tem estado no radar da indústria já há algum tempo, contudo desde quando entrou em contato com Benh Zeitlin, o diretor de Indomável Sonhadora (2012) através do Instagram. Decorrente do contato inicial e da premissa do filme, Zeitlin se tornou produtor executivo de Burning Cane. Para Youmans, o maior dos empecilhos foi ter de confrontar seus divergentes sentimentos sobre a comunidade onde ele cresceu.
Em Burning Cane, na Louisiana rural, uma mãe idosa luta entre suas convicções religiosas e o amor de seu filho. Youmans se inspirou em sua vida e criação na igreja Batista, bem como a influência religiosa em sua comunidade.
Apesar de se considerar agnóstico atualmente, o diretor estava com grande receio da reação de sua mãe quanto ao seu filme. “Eu fiquei meio horrorizado”, disse o diretor ao site. “Mas o que eu espero é que todos que o verem, entendam isso. Não são meus problemas com a igreja, mas ver as histórias humanas e a natureza cíclica do comportamento destrutivo”, completou Youmans.
O filme foi muito bem recebido, sendo considerado um dos melhores do festival. Além dele, o suspense psicológico Swallow de Carlo Mirabella-Davis, também agradou ao público. No filme, Hunter (Haley Bennett), uma dona de casa recém-grávida, se vê cada vez mais em uma compulsão ao consumir objetos perigosos e inusitados. Enquanto seu marido e sua família aumentam o controle sobre sua vida, ela precisa enfrentar o segredo obscuro por trás de sua nova obsessão.