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Brinquedo Assassino

Brinquedo Assassino

Jun. 19, 2019Canada120 Min.R
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Sinopse

Brinquedo Assassino

Andy (Gabriel Bateman) e sua m√£e se mudam para uma nova cidade em busca de um recome√ßo. Preocupada com o desinteresse do filho em fazer novos amigos, Karen (Aubrey Plaza) decide dar a ele de presente de anivers√°rio um boneco tecnol√≥gico que, al√©m de ser o companheiro ideal para crian√ßas e propor diversas atividades l√ļdicas, executa fun√ß√Ķes da casa sob comandos de voz. Os problemas come√ßam a surgir quando o boneco Chuck se torna extremamente possessivo em rela√ß√£o a Andy e est√° disposto a fazer qualquer coisa para afastar o garoto das pessoas que o amam.

Crítica

O novo¬†Brinquedo Assassino¬†n√£o √© um filme que pretende se levar a s√©rio, mas tamb√©m n√£o assume completamente seu lado fr√≠volo. Diferente daquele de 1988, Chucky agora √© mais do que um boneco, √© uma intelig√™ncia artificial criada pela empresa Kaslan, que, numa refer√™ncia clara √†s multinacionais do ramo tecnol√≥gico, preza pela integra√ß√£o total de seus servi√ßos. Por isso, Buddi ‚ÄĒ nome comercial do produto, antes de ser batizado pelos respectivos donos ‚ÄĒ vai al√©m das fun√ß√Ķes l√ļdicas, ele √© um “companheiro para toda a fam√≠lia” e executa a√ß√Ķes b√°sicas no ambiente familiar, como apagar e acender luzes, ligar e desligar a televis√£o e at√© acionar o aplicativo de carros da empresa, semelhante ao Uber.

H√° uma inten√ß√£o √≥bvia, por√©m pouco aprofundada, de questionar a obsess√£o atual por lan√ßamentos tecnol√≥gicos e o consumo desenfreado em massa, uma caracter√≠stica que muito tem sido associada √† antologia¬†Black Mirror. Para evidenciar esse aspecto, o diretor¬†Lars Klevberg¬†adota um tom ca√≥tico em algumas cenas, fazendo um paralelo com o habitual empurra-empurra da¬†Black Friday¬†americana, com multid√Ķes se atropelando e correndo em dire√ß√£o ao brinquedo, como se da nova aquisi√ß√£o dependessem suas vidas. Fica claro, portanto, que n√£o se pretende criar um mist√©rio acerca da origem maligna do boneco, a raz√£o que o leva a se tornar um assassino √© sinalizada j√° no primeiro ato do longa, e, a partir desse ponto, o suspense √© pautado em aguardar as mortes sangrentas do ic√īnico personagem.

√Č interessante notar como, apesar do “defeito” de f√°brica, Chucky n√£o se torna cruel arbitrariamente. Ele n√£o mata apenas porque n√£o consegue se conter, h√° um processo revelador de espelhamento no comportamento humano, no qual ele baseia suas a√ß√Ķes e cataloga suas falas para se ajustar √† rotina e desejo de seus donos. Ao ver Andy gargalhando enquanto assiste a¬†O Massacre da Serra El√©trica¬†ou desejando que o padrasto o deixe em paz para sempre, Chucky banaliza a viol√™ncia sem poder recorrer a qualquer tipo de ambiguidade para decodific√°-la. Embora literal em suas interpreta√ß√Ķes do discurso proferido por aqueles ao seu redor, o brinquedo tem suas motiva√ß√Ķes muito claras: diante da crescente insatisfa√ß√£o de Andy, Chucky se convence de que √© seu papel essencial mudar a situa√ß√£o do melhor amigo. E, para fazer isso, nada mais “natural” do que um assassinato antes t√£o celebrado pelo garoto. Na l√≥gica do boneco, n√£o existe uma separa√ß√£o entre fic√ß√£o e realidade, tudo √© uma coisa s√≥. E ao tentar apresentar essa personalidade ing√™nua e, ao mesmo tempo, aterrorizante de Chucky, o filme emplaca alguns de seus momentos mais divertidos.

Talvez por conta de toda essa contextualiza√ß√£o, a figura de Chucky acabe se tornando menos aterrorizante e intimidante do que na vers√£o original. Aqui, o maior esfor√ßo √© no sentido de manter um suspense psicol√≥gico, pois, √† medida que o boneco se familiariza com as contradi√ß√Ķes humanas, ele passa a manipular as situa√ß√Ķes para atingir seu objetivo de isolar Andy de todos √† sua volta e provar que ele √© o √ļnico que se importa de verdade com o garoto. Chucky √© sutil, calculista e parece estar sempre um passo √† frente dos demais, motivo pelo qual ningu√©m sequer cogita que ele √© a mente por tr√°s dos assassinatos ‚ÄĒ potencializado, claro, pelo fato de ele ser um brinquedo.

Brinquedo Assassino

Por toda a constru√ß√£o da personalidade do boneco nos dois primeiros atos, de que ele √© mais assustador por sua intelig√™ncia do que por qualquer outro atributo, √© decepcionante ver que o roteiro de¬†Tyler Burton Smith¬†abre m√£o completamente da l√≥gica do brinquedo ao inseri-lo em um ato final que espetaculariza seu sadismo. √Č como se, de repente, Chucky quisesse apenas ferir Andy e Karen. Uma decis√£o que s√≥ n√£o se converte em um desastre total por conta da efici√™ncia de Klevberg ao conduzir a cena do supermercado, com direito a todas as caracter√≠sticas de um apocalipse zumbi e enfim explorando o seu lado¬†trash, at√© ent√£o abordado de forma t√≠mida. No fim das contas, o maior trope√ßo de¬†Brinquedo Assassino¬†√© n√£o se decidir quanto ao que quer ser.

Brinquedo Assassino
Brinquedo Assassino
Brinquedo Assassino
Brinquedo Assassino
Brinquedo Assassino
Brinquedo Assassino
Título original Child's Play
IMDb Rating 5.8 45,072 votes
TMDb Rating 5.9 870 votes

Director

Elenco

Mark Hamill isChucky (voice)
Chucky (voice)
Aubrey Plaza isKaren Barclay
Karen Barclay
Brian Tyree Henry isDetective Mike Norris
Detective Mike Norris
Gabriel Bateman isAndy Barclay
Andy Barclay
Hannah Drew isDisappointed Customer
Disappointed Customer
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