What's happening?

Vídeo 461 Views Report Error

  • Watch trailer
  • DUBLADO
Breaking Bad: El Camino

Breaking Bad: El Camino

Oct. 11, 2019USA123 Min.TV-MA
Your rating: 0
6 2 votes

Sinopse

Breaking Bad: El Camino

Após sua dramática fuga do cativeiro, Jesse precisa se reconciliar com o passado para que consiga criar algum tipo de futuro. Escrito e dirigido pelo criador de Breaking Bad, Vince Gilligan, e estrelado por Aaron Paul.

Crítica

Esta crítica pode conter spoilers.

Vince Gilligan¬†sabe como contar uma hist√≥ria. Em um cen√°rio marcado por retomadas de s√©ries e filmes de sucesso do passado, o an√ļncio de¬†El Camino: A Breaking Bad Movie¬†veio como surpresa para os f√£s da obra original, porque o dono da grande mente por tr√°s deste universo sempre nadou contra a corrente em defesa de contornos delimitados para sua aclamada trama. O¬†prequel¬†com a origem de Saul Goodman,¬†Better Call Saul, foi o primeiro teste da capacidade de Gilligan de manter a consist√™ncia demonstrada anteriormente, e embora tenha gerado d√ļvidas em um primeiro momento, o talento do criador mais uma vez tomou conta da tela. Portanto, mesmo com uma compreens√≠vel resist√™ncia acerca do filme que se disp√Ķe a dar uma continua√ß√£o a um fim perfeito, √© dif√≠cil n√£o se perguntar o que se passa na mente consagrada de um realizador que raramente erra. Pois, aqui, Gilligan acerta novamente.

El Camino, batizado a partir do carro que acompanha o desenrolar do destino de Jesse Pinkman (Aaron Paul), exibe algumas caracter√≠sticas j√° conhecidas de Gilligan, principalmente no que diz respeito √† linguagem. Para uma hist√≥ria relativamente simples, o diretor e roteirista adota aquilo que se tornou sua marca registrada: a bem-vinda complexidade na hora de pensar seus planos e quadros. Isso pode ser identificado j√° na cena inicial, quando o longa abre com uma paisagem n√≠tida em contraste com a forma desfocada do protagonista, valorizando o mundo exterior t√£o cobi√ßado por um homem que passou seus √ļltimos meses trancafiado em uma jaula. Ainda mais elegantes s√£o as transi√ß√Ķes que Gilligan emprega em toda a trama. Inicialmente, da fuga acelerada de Pinkman para uma batida de carro na tela de videogame; mais √† frente, o teto que se transforma em uma grade, ilustrando o estresse p√≥s-traum√°tico do personagem; em seguida, o plano detalhe no olho m√°gico, caracterizando a mudan√ßa de √©poca; e nos momentos finais, quando Jesse se reencontra com Jane (Krysten Ritter) dentro do carro ‚ÄĒ note a sutileza com que o corte √© feito em todas essas cenas.

At√© mesmo o que poderia facilmente ser um clich√™, como a cl√°ssica cena de chuveiro empregada frequentemente nos filmes para mostrar o estado de esgotamento de um personagem, aqui ganha mais profundidade. Ao inserir uma pistola inclinada com um formato similar √† curvatura de Pinkman, sendo que os dois elementos est√£o em lados opostos do quadro, o diretor n√£o apenas equilibra a cena esteticamente como revela a arma como uma extens√£o do pr√≥prio corpo do personagem. O fato de ele balan√ßar o objeto para retirar o excesso de √°gua, na cena seguinte, como se fosse um simples acess√≥rio, s√≥ confirma seu estado emocional e a dificuldade em se dissociar do adere√ßo. √Č tamb√©m extremamente revelador que o protagonista esteja constantemente ‚Äúcercado‚ÄĚ pelas diversas linhas empregadas na dire√ß√£o de arte, e o fato de que h√° um quadrado em evid√™ncia sempre que Jesse se sente encurralado n√£o √© mera coincid√™ncia. O car√°ter prisional se faz presente em todos os momentos para lembrar n√£o apenas de onde Jesse veio, mas para alertar quanto ao poss√≠vel destino do personagem caso ele fracasse em seus planos.

No que diz respeito √† trama, Gilligan conduz uma esp√©cie de¬†coming-of-age¬†(chegada √† maturidade) de Jesse Pinkman. Na s√©rie, o personagem, embora tivesse um arco bem desenvolvido, muitas vezes servia como obst√°culo para os planos mega elaborados de Walter White (Bryan Cranston), a mente brilhante por tr√°s do imp√©rio da metanfetamina. Pinkman era o jovem inconsequente e emotivo que colocava tudo a perder, levando o parceiro ao del√≠rio quando as consequ√™ncias se apresentavam ‚ÄĒ e o p√ļblico tamb√©m. Sem contar com o antigo professor de qu√≠mica e figura paterna para resolver seus problemas, Jesse √© elevado ao status de protagonista e ao mesmo tempo obrigado a bolar sa√≠das inteligentes por conta pr√≥pria para permanecer vivo. √Č interessante observar como¬†El Camino¬†aborda sua transforma√ß√£o em um homem mais inteligente e muito menos ing√™nuo, mas sem necessariamente eliminar a ess√™ncia bondosa do personagem. Nas cenas em que ele quase √© enganado por dois homens, no apartamento de Todd (Jesse Plemons), e a abordagem inicialmente pac√≠fica no galp√£o de soldagem para conseguir 1800 d√≥lares s√£o provas de seu car√°ter.

Breaking Bad: El Camino

Tamb√©m proveitoso √© o reencontro de Pinkman com o homem que, no final da s√©rie, daria a ele a chance de uma nova vida. Mesmo sem o tom c√īmico das primeiras temporadas, √© incrivelmente divertido acompanhar o di√°logo em que o jovem tenta descobrir se est√° certo sobre suas suspeitas, o que √© comemorado com a empolga√ß√£o que se tornou marca registrada do personagem ‚ÄĒ mesmo com a aus√™ncia do cl√°ssico ‚Äúbitch‚ÄĚ. Outro aspecto v√°lido ressaltar √© o fato de que Gilligan se mostra completamente desinteressado em uma contextualiza√ß√£o mais aprofundada dos eventos que antecederam o in√≠cio de El Camino. √Č, claramente, um filme feito para os f√£s de seu trabalho anterior, e o diretor sinaliza essa inten√ß√£o ao inserir breves refer√™ncias a acontecimentos marcantes da s√©rie, como ao acionar o personagem respons√°vel por se livrar do furg√£o de Jesse e Walter ‚ÄĒ v√™-lo exclamar ‚Äú√≠m√£s!‚ÄĚ √© um deleite √† parte.

Como n√£o poderia deixar de ser, o ‚Äúreencontro‚ÄĚ entre os dois personagens principais de¬†Breaking Bad¬†√© o maior aceno ao saudosismo dos f√£s. Em um¬†flashback¬†ambientado ainda no in√≠cio da opera√ß√£o da dupla, White aconselha Pinkman a fazer faculdade quando eles terminarem o servi√ßo. O di√°logo se torna ainda mais impactante por sabermos o rumo que a rela√ß√£o dos dois tomou, e Gilligan insere a cena consciente disso, como uma esp√©cie de reconcilia√ß√£o que nunca vir√°, tornando toda a experi√™ncia agridoce em sua ess√™ncia. √Č interessante notar tamb√©m como Jesse parece acessar os ensinamentos de White enquanto busca sa√≠das para n√£o ser pego. A maneira como ele se apropria da l√≥gica de seu inimigo (“voc√™ n√£o vai querer atirar”) para escapar com o dinheiro depois de ser enganado exige uma frieza que ele talvez n√£o tivesse se n√£o fosse por tudo que passou com White.

Digno do brilhantismo de Walter White e, especialmente, da humanidade de Jesse Pinkman,¬†El Camino: A Breaking Bad Movie¬†√© um ep√≠logo respeitoso, dedicado a celebrar um dos personagens mais queridos e aclamados da televis√£o na √ļltima d√©cada. Seu desfecho honra sua conturbada mas rica trajet√≥ria, e atesta novamente a qualidade √≠mpar de seu criador. Ousar expandir um universo intoc√°vel n√£o √© para muitos, mas Vince Gilligan sabe como contar uma hist√≥ria.
 
Breaking Bad: El Camino
Breaking Bad: El Camino
Breaking Bad: El Camino
Breaking Bad: El Camino
Breaking Bad: El Camino
Breaking Bad: El Camino
Breaking Bad: El Camino
Breaking Bad: El Camino
Título original El Camino: A Breaking Bad Movie
IMDb Rating 7.3 190,273 votes
TMDb Rating 6.9 2,280 votes

Director

Elenco

Compartilhamento1

Títulos Similares

Coach Carter – Treino para a Vida
Depois do Apocalipse
A História do Amor
Coriolanus
A Sentinela
The Big Ugly
O Menino que Descobriu o Vento
Mortal Kombat 2021
Tainted
The Glorias
Mentira nada inocente
Above Suspicion

Deixe um coment√°rio

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published