What's happening?

Vídeo 309 Views Report Error

  • Watch trailer
  • DUBLADO
Anos 90

Anos 90

Se você cair, levante-se e comece de novoOct. 19, 2018USA84 Min.R
Your rating: 0
5 1 vote

Sinopse

Anos 90

Aos 13 anos, Stevie é um garoto de Los Angeles tentando curtir o início da adolescência enquanto tenta relevar o relacionamento abusivo com o irmão mais velho. Em plena década de 90, ele descobre o skate e aprende lições de vida com o seu novo grupo de amigos.

Crítica

Para retratar a juventude que cresceu durante o fim do século XX, o diretor Jonah Hill decidiu criar um projeto que parece ter saído diretamente daquela época – em outras palavras, um filme que não seria sobre os anos 1990, mas dos anos 1990. O formato da imagem, de 1×1:33, evoca diretamente a proporção televisiva, mais quadrada do que a maioria das projeções de cinema, enquanto a textura granulada do 16mm remete à época pré-digital. A edição fragmentada e o uso estridente de música são herdeiros da geração videoclipe e MTV.

 

O público na faixa dos 30 anos de idade deve encontrar elementos de sobra para um mergulho nostálgico. A trama retrata o valor dos CDs, Nintendo 64, skates, gibis, pôsteres de banda nas paredes do quarto, aluguel de filmes na locadora do bairro, canções como “Kiss From a Rose”, de Seal. Estes elementos se inserem de forma orgânica na trama, por ocuparem a rotina do pré-adolescente Stevie (Sunny Suljic), acolhido pela primeira vez por uma “gangue” de skatistas enquanto busca impressioná-los da melhor forma possível. Boa parte da trama se dedica à construção da masculinidade e do amadurecimento relacionada às drogas, ao álcool, ao sexo e à rebeldia contra a autoridade (no caso, a mãe interpretada por Katherine Waterston).

No contato com garotos mais velhos, Stevie aprende quais comportamentos são aceitáveis dentro do grupo e quais são considerados coisas “de criança”, “de menina” ou “de gay”. É curioso relembrar esses códigos décadas mais tarde, em pleno 2019, quando os ativismos minoritários passaram a desconstruir a ideia de que a virilidade seria oposta – e superior – à feminilidade, ou a heterossexualidade à homossexualidade, por exemplo. Felizmente, Hill desenha personalidades muito distintas dentro do grupo de skatistas, que vão da inconsequência total, representada por Fuckshit (Olan Prenatt) à liderança madura e paterna de Ray (Na-kel Smith). Este último, aliás, tem uma atuação excelente, com direito a um monólogo brutal sobre a sua infância e sobre a situação familiar dos colegas.

 

Anos 90 funciona como um comovente filme de amizade, no qual os erros cometidos pelos colegas não minimizam o afeto real entre esses garotos e a importância que terão na constituição alheia enquanto indivíduos adultos. O projeto não julga as atitudes de Stevie, nem mesmo da mãe, pouco presente em momentos importantes da vida dele, ou ainda do irmão mais velho (Lucas Hedges), que começa a perceber sua influência decrescente sobre o irmão pequeno. Hill alterna cenas afetuosas com outras hilárias, como se esperaria de um ator tão desenvolvo tanto no drama quanto no humor. Lucas Hedges e Katherine Waterston, duas escolhas inesperadas para o registro cômico, se saem bem em seus papéis, funcionando como contraponto de realidade aos delírios escapistas dos meninos.

Anos 90

Além disso, Jonah Hill se revela um diretor ambicioso e criativo no uso de recursos cinematográficos. Enquanto muitos atores que se arriscam na direção optam por um caminho mais seguro e acadêmico, Hill investe num belo plano-sequência de Stevie e o irmão Ian se perseguindo dentro de casa, ou então os adolescentes mudando de posição numa festa, durante a duração de uma música. O cineasta encontra uma maneira interessante de representar um acidente de carro, reforçando o papel do som ao invés da imagem. Por trás da aparência de pequena produção (com duração curta, poucos personagens em cena, cenários e ações limitadas), Anos 90 consegue resgatar as cores, cheiros, texturas e marcas de uma geração muito particular em sua busca rebelde por autoafirmação.

Anos 90
Anos 90
Anos 90
Anos 90
Anos 90
Anos 90
Anos 90
Anos 90
Título original mid90s
IMDb Rating 7.4 50,964 votes
TMDb Rating 7.4 602 votes
Compartilhamento0

Títulos Similares

Seis Vezes Confusão
Odd Man Rush
Women of Mafia 2
Adú
Mulan 2020
A Vida Secreta das Abelhas
Zumbis na Neve
O Recuo das Ondas
Guru-Guru Gokil – Uma Tarefa Maluca
Dirt Music
Meu Namorado é um Zumbi
Tropa de Elite

Deixe um comentário

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published