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Alita: Anjo de Combate

Alita: Anjo de Combate

Um anjo cai. Uma guerreira se levanta.Jan. 31, 2019USA122 Min.PG-13
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Sinopse

Alita: Anjo de Combate

Quando Alita desperta sem mem√≥ria de quem √©, em um mundo futur√≠stico que n√£o reconhece, ela √© levada por Ido, um m√©dico compassivo que percebe que em algum lugar nesta casca de ciborgue abandonada est√° o cora√ß√£o e alma de uma jovem mulher com um passado extraordin√°rio. Enquanto Alita aprende a navegar sua nova vida e as ruas trai√ßoeiras da Cidade de Ferro, Ido tenta proteg√™-la de sua misteriosa hist√≥ria, enquanto seu novo amigo de rua Hugo oferece ajuda para recuperar suas mem√≥rias. Mas √© somente quando as for√ßas mortais e corruptas que controlam a cidade v√™m atr√°s de Alita que ela descobre uma pista de seu passado, ela tem habilidades √ļnicas de combate que os que est√£o no poder n√£o conseguem controlar. Se ela puder ficar fora de seu alcance, pode ser a chave para salvar seus amigos, sua fam√≠lia e o mundo que ela est√° amando.

Crítica

Ela usa uma leve blusa roxa, cal√ßas jeans, normais, como outra adolescente qualquer usaria, e seus enormes e sonhadores olhos brilham como nunca antes quando a jovem experimenta seu primeiro peda√ßo de chocolate: n√£o h√° nada de extraordin√°rio, aparentemente, em Alita (Rosa Salazar). Mas bastam apenas alguns minutos para que ela assuma outra express√£o, transmitindo uma f√ļria insuspeita ao decepar o bra√ßo de um androide maligno com uma violenta pernada para proteger o cientista que a salvou do ferro-velho, o m√©dico Dyson Ido (Christoph Waltz). Se h√° uma li√ß√£o que fica evidente antes de mais nada √© que subestimar a personagem principal de¬†Alita: Anjo de Combate, uma esp√©cie de leve drama adolescente de amadurecimento que esconde em seu cerne uma aventura de a√ß√£o e fic√ß√£o cient√≠fica, √© um erro fatal.

Ambientado no ano de 2563, este mais recente projeto do cineasta¬†Robert Rodriguez¬†(Sin City), baseado na s√©rie de mang√°s hom√īnima de Yukito Kishiro e produzida pelo badalado¬†James Cameron¬†(Avatar), finalmente sai do papel e ganha as telonas com um objetivo muito claro: impressionar com seu verdadeiro espet√°culo computadorizado, a come√ßar pelo design de sua protagonista. Completamente integrada ao mundo live-action ao seu redor, a ciborgue-titular encanta tanto por sua constru√ß√£o digital minuciosa, que borra por completo as fronteiras entre os efeitos especiais e o que √© capturado diretamente pela c√Ęmera de Rodriguez, quanto pela comprometida performance de Salazar, que √© cativante e empolgante o bastante para colocar a atriz na rota do estrelato¬†sci-fi¬†e desviar a aten√ß√£o das fragilidades do roteiro.

Afinal de contas, toda a quest√£o pol√≠tica, social e dram√°tica tra√ßada pelo material original¬†‚ÄĒ¬†lan√ßado no in√≠cio dos anos 1990 no Jap√£o, durante o boom do cyberpunk nip√īnico, que concedeu ao mundo obras como¬†Akira¬†e¬†Ghost in the Shell¬†‚ÄĒ, √© dilu√≠da por Rodriguez e Cameron para servir como mera plataforma de sustenta√ß√£o √†s sequ√™ncias de combate. S√£o atropelados, assim, alguns dos mais interessantes e cr√≠ticos coment√°rios tecidos originalmente por Kishiro, particularmente no que se refere √† rela√ß√£o entre as diferen√ßas de vida na avan√ßada sociedade de Zalem, a √ļnica cidade voadora remanescente ap√≥s A Queda, guerra intergal√°tica esta que levou os cidad√£os menos abastados √† sobreviv√™ncia na Cidade de Ferro, um gueto multicultural marginalizado, empobrecido e dominado por Nova, comandante onisciente de Zalem.

Em tempos onde a crise de refugiados global vem fazendo renascer todo tipo de autoritarismo e nacionalismo e em um contexto onde os recursos naturais encaminham-se para um esgotamento perante ao iminente desastre ecol√≥gico universal,¬†Alita: Anjo de Combate¬†prefere a via mais confort√°vel e apraz√≠vel, apesar de tangenciar, quase que inconscientemente, ambas as problem√°ticas citadas. Por outro lado, tamb√©m √© fato que produ√ß√£o nenhuma tem a obriga√ß√£o de se debru√ßar sobre o e/ou inserir-se diretamente no fluxo de eventos externos que orbitam a pr√≥pria narrativa do filme em si: o entretenimento hollywoodiano √© escapista por defini√ß√£o¬†‚ÄĒ e esta obra cumpre o seu prop√≥sito de maneira clara, direta e objetiva, entregando algumas muito bem desenhadas sequ√™ncias de pura porradaria tecnol√≥gica.

Da estrutura de Zalem e dos sub√ļrbios labir√≠nticos da Cidade de Ferro √† concep√ß√£o visual dos mais √≠nfimos detalhes de cada cen√°rio e cada cena de combate, esta fic√ß√£o-cient√≠fica √© certamente um deleite, sobretudo para os aficcionados pelo mang√° original e/ou pelo g√™nero narrativo em si. Transpondo competente e minuciosamente a imagina√ß√£o de Yukito das p√°ginas da HQ japonesa para as telonas, Rodriguez e Cameron entregam uma bem-sucedida adapta√ß√£o, que concretiza em cinema a originalidade que constitui¬†Alita: Anjo de Combate, potencializando as vit√≥rias e derrotas da protagonista atrav√©s das mais b√°sicas e infal√≠veis conven√ß√Ķes narrativas. Da reviravolta inicial ao doloroso cl√≠max, o filme percorre uma estrada segura, etapa ap√≥s etapa, executando com folga a “receita de bolo” que √© seu roteiro.

Entre o espetacular e o comum, esta √© uma s√≥lida hist√≥ria de origem que abre alas, sobretudo, para um amadurecimento tem√°tico do universo apresentado em tela¬†‚ÄĒ o jogo do Motorball, que pode ser mais explorado no futuro, √© uma sacada muito inteligente e tra√ßa outro paralelo interessante com o nosso pr√≥prio mundo. E tamb√©m, √© claro, para uma potencial franquia que pode continuar atraindo os talentos de atores como Waltz,¬†Mahershala Ali¬†e¬†Jennifer Connelly, especialmente se apostar mais no drama, considerando esta veia narrativa como algo maior do que uma mera base de apoio¬†‚ÄĒ uma das melhores sequ√™ncias do longa, a briga do bar/no subterr√Ęneo entre Alita e Grewishka (Jackie Earle Haley) jamais funcionaria sem a h√°bil mescla entre o peso dos poss√≠veis resultados do embate para a jovem e os incr√≠veis efeitos especiais.

Alita: Anjo de Combate

Caso a saga ganhe a oportunidade de ter uma sequ√™ncia, ser√° interessante ver, por exemplo, como Rodriguez e Cameron tratar√£o o desenvolvimento psicol√≥gico da ciborgue frente √†s rela√ß√Ķes que ela estabelece tanto com Ido, quanto com seu namorado, Hugo (Keean Johnson). Existem pontos focais te√≥ricos a serem tratados que podem ajudar a adapta√ß√£o cinematogr√°fica a alcan√ßar a obra de Yukito, eminentemente acerca da duplicidade existencial de Alita, permanentemente fragmentada entre suas dimens√Ķes humanas e suas dimens√Ķes cibern√©ticas. Por enquanto, resta aguardar.¬†Alita: Anjo de Combate¬†pode n√£o ser um primor e pode mesmo at√© ser esquecido por alguns ao fim de suas duas horas, mas certamente √© um bom ve√≠culo de entretenimento. O que, √†s vezes, √© o suficiente.

Alita: Anjo de Combate
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Título original Alita: Battle Angel
IMDb Rating 7.3 232,393 votes
TMDb Rating 7 4,723 votes
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