What's happening?

Vídeo 895 Views Report Error

  • Watch trailer
  • DUBLADO
Adoráveis Mulheres

Adoráveis Mulheres

Dec. 25, 2019USA134 Min.PG
Your rating: 0
10 1 vote

Sinopse

Adoráveis Mulheres

As irmãs Jo (Saoirse Ronan), Beth (Eliza Scanlen), Meg (Emma Watson) e Amy (Florence Pugh) amadurecem na virada da adolescência para a vida adulta enquanto os Estados Unidos atravessam a Guerra Civil. Com personalidades completamente diferentes, elas enfrentam os desafios de crescer unidas pelo amor que nutrem umas pelas outras.

Crítica

“Moral não vende, hoje em dia”, diz um personagem em certo momento de Adoráveis Mulheres, enquanto provoca uma discussão sobre as exigências e necessidades do mercado editorial nos anos 1860. É curioso pensar como esta frase tenta se manter atual ainda nos dias de hoje, e como a história da mulher na sociedade está atrelada ao moralismo de diferentes épocas. Até que ponto a mulher pode ousar sem ofender os “bons costumes”, ou ser inteligente sem se tornar ameaça? Mais do que sobre os anseios de quatro irmãs, esta nova adaptação para o cinema costura a história de três grandes mulheres com muito em comum: a protagonista Jo March (Saoirse Ronan), a autora da obra original Louisa May Alcott e a diretora Greta Gerwig.

Para transitar entre esses universos, épocas e personalidades, Gerwig explora o que talvez seja o aspecto mais marcante de sua produção: a montagem. A fluidez com que se movimenta entre diferentes linhas temporais, emprega elipses narrativas e ressignifica os espaços ocupados pela família March impressionam pelo nível de consciência e controle sobre o que se espera alcançar. O exemplo mais marcante nesse sentido é a cena da morte de Beth (Eliza Scanlen). Em um primeiro momento, a câmera acompanha Jo acordando, dando fortes passadas sobre o assoalho e chegando à cozinha para descobrir que sua irmã está recuperada. Logo em seguida, Gerwig apresenta a personagem em uma situação similar, a partir de leves alterações nos planos empregados, mas com um tom diferenciado que anuncia o que está por vir. Não apenas a fotografia se torna mais azulada e sombria, mas a cautela de Jo ao descer as escadas revela o medo da personagem de confrontar o que estava por vir.

Adoráveis Mulheres

O design de produção, inclusive, é um grande aliado da montagem. Sem a necessidade de incluir letreiros ou qualquer outro recurso didático, Adoráveis Mulheres se apoia no figurino, na fotografia e na direção de arte para demarcar os diversos períodos da vida de seus personagens, sem precisar diminuir o ritmo acelerado entre as cenas para melhor compreensão do espectador. Note como, embora todo o visual do filme seja marcado por sombras, o preto se torna muito mais azulado e sem vida no presente, enquanto no passado os raios de luz amarelados mantêm a casa da família March quente e acolhedora. As vestimentas, sempre com um detalhe em vermelho em um primeiro momento, dão espaço para tons dessaturados em outro, ilustrando o estado de espírito que assola a família.

No que diz respeito ao tempo dedicado aos personagens, Gerwig se arrisca ao tomar uma decisão que poderia ter causado estranheza. Das quatro irmãs, Beth certamente tem o menor tempo de tela, mas é interessante observar como ela permeia toda a trama mesmo em sua ausência. Afinal, é Beth quem mantém a família unida, promove a paz entre as irmãs e tem o status de “a melhor das March” frequentemente propagado pelos demais membros da família. Nesse sentido, embora a função da personagem esteja clara, teria sido válido explorar as nuances de uma jovem que é tratada como uma santa, incapaz de fazer o mal ou cometer erros. Até mesmo sua relação com o Sr. Laurence (Chris Cooper) vem no sentido de reforçar essa imagem. E o mesmo acontece com a “mãezinha” de Laura Dern, que está sempre de prontidão para propagar uma mensagem de paz e união, mas sem de fato revelar a fundo suas tristezas e inquietações.

Adoráveis Mulheres
Adoráveis Mulheres
Adoráveis Mulheres
Adoráveis Mulheres
Adoráveis Mulheres
Adoráveis Mulheres
Adoráveis Mulheres
Adoráveis Mulheres
Adoráveis Mulheres
Adoráveis Mulheres
Título original Little Women
IMDb Rating 7.8 151,081 votes
TMDb Rating 7.9 1,748 votes

Director

Greta Gerwig
Director

Elenco

Saoirse Ronan isJosephine
Josephine "Jo" March
Emma Watson isMargaret
Margaret "Meg" March
Florence Pugh isAmy March
Amy March
Eliza Scanlen isElizabeth
Elizabeth "Beth" March
Laura Dern isMargaret
Margaret "Marmee" March
Timothée Chalamet isTheodore
Theodore "Laurie" Laurence
Tracy Letts isMr. Dashwood
Mr. Dashwood
Bob Odenkirk isMr. March
Mr. March
James Norton isJohn Brooke
John Brooke
Louis Garrel isFriedrich Bhaer
Friedrich Bhaer
Compartilhamento0

Títulos Similares

A Mula
5 è il numero perfetto
Sedutora e Diabólica
Victoria e Mistério
Segredos Oficiais
Awake
Fit for a Prince
Adverse
The Mustang
Lealdade à Prova
Pai
Corações de Ferro

Deixe um comentário

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published